Chromecast de primeira geração deixa de receber novos recursos

Lançado em 2013, primeiro Chromecast só terá atualizações de segurança e correções de bugs

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chromecast (2013)

A primeira geração do Chromecast foi apresentada pelo Google em 2013 e chegou ao Brasil no ano seguinte por R$ 199, mudando nossa forma de consumir conteúdo na TV — e deixando para trás as plataformas terríveis de Smart TVs que tínhamos na época. O pequeno dongle já ganhou duas gerações novas e, finalmente, chegou a hora de aposentá-lo: ele não receberá mais atualizações de recursos.

Quem notou a defasagem do Chromecast de 1ª geração foi o 9to5Google. Os modelos de 2ª e 3ª gerações, além do Chromecast Ultra (que não foi lançado no Brasil) e do Chromecast Audio, estão rodando a versão 1.40.156414. Quem participa do programa de testes já possui o firmware 1.42.168007. Enquanto isso, o modelo de 2013 permanece na antiga versão 1.36.157768.

Como o Chromecast é basicamente um receptor de comandos de aplicativos com suporte ao protocolo Google Cast, quem tem a primeira geração do gadget não deve se preocupar tanto: os serviços de streaming vão continuar funcionando normalmente e, de qualquer forma, os aplicativos de terceiros são atualizados no seu smartphone, não no Chromecast.

Ainda assim, funções novas podem ficar de fora do Chromecast de 2013. Cada atualização principal representa uma versão diferente do navegador Chrome: o firmware 1.36 tem o Chrome 70; o 1.40 tem o Chrome 74; o 1.42 tem o Chrome 76 e assim por diante. Se a Netflix ou o Prime Video lançarem um recurso que use uma nova API, por exemplo, talvez não seja possível portá-lo para o primeiro Chromecast.

O Google diz que continuará oferecendo atualizações de segurança e correções de bugs para o Chromecast original.

E, em meio a várias discussões sobre obsolescência programada, é interessante ver como um produto tecnológico de seis anos atrás ainda funciona normalmente — eu tenho um aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados