Início » Gadgets » Aumentar volume no máximo pode estragar uma caixa de som?

Aumentar volume no máximo pode estragar uma caixa de som?

Descubra se é verdade que aumentar o volume no máximo pode danificar sua caixa de som, além de aprender a como evitar esse problema

Por
27/08/2019 às 16h43

Aumentar o volume no máximo pode trazer uma série de problemas para você: uma caixa de som ou saíde de áudio pode acabar seriamente danificada, perdendo a nitidez do som e resultando em gastos desnecessários. Saiba como isso ocorre.

InspiredImages / alto-falante / Pixabay / aumentar volume no máximo

Aumentar o volume no máximo pode estragar uma caixa de som?

Todo aparelho de som possui uma potência determinada pela capacidade de saída das caixas de som, que possuem limites físicos. As caixas transformam sinais elétricos em ondas sonoras e usam um diafragma, a peça que vibra (o cone frontal) e um eletroímã no centro dele, que chamamos de bobina. Atrás da bobina há um ímã permanente, que mantém o conjunto neutro.

O eletroímã muda de polaridade conforme a carga elétrica e entra em reação com o ímã permanente, que possui duas polaridades fixas (norte e sul). Essa mudança permite que o ímã puxe e empurre o diafragma, permitindo que ele emita sons.

O grande problema para a maioria das caixas é o limite de potência, que nem sempre é implementado. Quando isso acontece, o usuário pode regular o som em níveis muito altos, que fazem mal não só aos seus ouvidos, mas também ao conjunto sonoro: quando o volume é mais alto do que o diafragma consegue suportar, ele tende a rasgar.

Não obstante, pode acontecer também da carga sonora exagerada acabar queimando componentes da caixa de som ou do próprio aparelho, tudo porque o usuário decidiu que seu micro-system ou computador dava conta de sonorizar uma rave.

Republica / caixa de som / aumentar volume no máximo

Como saber se o volume alto danificou as caixas de som?

O primeiro indício é o som perder nitidez (ficar com ruído) quanto mais alto; isso vale para aparelhos de som tradicionais, caixas de som de computador, alto-falantes do notebook ou celular, caixa Bluetooth, Soundbar ou fone de ouvido.

Em geral, aumentar o volume no máximo nunca é uma boa ideia, pois pode causar danos à sua saúde, ao seu equipamento e por fim, ao seu bolso.

Como proteger as caixas de som

Nunca aumentar o volume até o máximo, independente de que tipo de aparelho sonoro você esteja usando é essencial. Deixe o volume de seu gadget em até 2/3 do limite, embora isso varie de um dispositivo para outro.

Para manter a nitidez e executar graves com qualidade sem ter que aumentar o volume, use conjuntos de som com subwoofer, que costumam ser acessíveis.

Mais sobre: ,