Início » Internet » Como comprar no eBay?

Como comprar no eBay?

Confira algumas dicas de como comprar no eBay, um dos maiores serviços de comércio eletrônico do mundo, sem ter dores de cabeça

Ronaldo Gogoni Por

Comprar no eBay não é difícil, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes. O maior site de comércio eletrônico do mundo trabalha com vendas diretas e leilões. E, dependendo da ocasião, os lances podem ser uma opção mais vantajosa que a compra imediata. Veja as dicas e saiba como comprar no eBay de uma maneira segura e simples.

27707 / eBay e monitor / Pixabay / Como comprar no eBay

Como comprar no eBay

O eBay oferece duas modalidades de compra e venda: a direta, em que você paga um valor fixo, e o leilão, em que os interessados dão lances e leva o produto (usado ou novo) quem oferecer o maior valor.

Muitos vendedores costumam oferecer produtos que podem ser adquiridos tanto com lances, para quem está disposto a tentar a sorte e pagar um valor menor, ou pelo valor fixo, se você não tiver paciência para leilões. Há também os donos de itens raros usam apenas o modelo de leilão.

Para encontrar um produto, faça buscas e refine-as usando os controles na parte superior para exibir todas as ofertas, apenas as de venda direta ("Buy it Now") ou somente os leilões ("Auction"). Você pode também escolher se deseja ver apenas produtos novos, usados ou recondicionados ("Refusbished").

Ferramenta de busca do eBay / Como comprar no eBay

Como o eBay é um site norte-americano, ele conta com ofertas de produtos de praticamente todos os cantos do mundo, sendo que alguns vendedores, individuais ou empresas não enviam para o Brasil, por causa de nosso sistema tributário e problemas com os Correios. Por isso, sempre fique de olho nas opções de entrega.

Como comprar como visitante (sem conta no eBay)

O eBay permite compras como visitante, sem a necessidade de cadastro no site, mas com algumas condições:

  1. O preço de venda não pode exceder US$ 2 mil;
  2. O produto deve estar disponível através da compra direta;
  3. O vendedor precisa ter feedback igual ou maior que 50 e avaliação positiva de 98% ou mais;
  4. O pagamento deve ser feito pelo PayPal, cartão de crédito ou de débito.

Como dar lances no eBay

Leilão no eBay

Para dar um lance em um produto à venda na modalidade de leilão, você deve clicar em "Dar lance" ("Place bid"). Este valor deve ser maior que o preço de reserva, o valor mínimo secreto que o vendedor está disposto a aceitar pela venda. Se um pregão terminar sem que ninguém tenha dado lances que superem o preço de reserva, o vendedor pode optar por não vender.

Caso você dê um lance e outra pessoa cubra sua oferta, você será notificado pelo eBay e instruído a dar um novo lance, caso queira. Se ninguém cobrir sua proposta ao fim do pregão, você levará o produto e pagará o valor do lance mais o frete conforme informado no anúncio.

Oferta Direta (Best Offer)

Alguns produtos à venda contarão com uma outra opção, chamada "Oferta Diteta" ("Best Offer"). Ao clicar neste botão, você terá a opção de fazer uma oferta do valor que você está disposto a pagar. O vendedor terá a opção de aceitar, rejeitar ou fazer uma contra-proposta em outro valor. Basicamente, é o modo "pechincha" do eBay.

Como pagar as compras do eBay

eBay

O eBay incentiva o usuário a fazer seus pagamentos através de sua conta do PayPal, opção disponível na página de pagamento. No entanto, você pode pagar de outras formas.

Se você possui um cartão de crédito ou débito internacional, pode cadastra-los apontando o mouse para seu nome no canto superior esquerdo e clicar em "Account settings", "Payment Options" e marcar a opção "Credit ou Debit card", preenchendo a seguir os campos com os dado de seu cartão.

A outra opção é usar cupons de desconto ou cartões de presente do eBay, vendidos pela própria loja. Com eles, basta digitar o código no campo "Enter code" no ato do pagamento.

Fique atento

  1. Cuidado com o câmbio: Como o eBay trabalha com usuários do mundo inteiro, boa parte das ofertas estarão em dólares, enquanto outros produtos podem ser vendidos em euros, libras, ienes e outras moedas. Por isso, fique sempre atento à taxa de câmbio antes de fechar uma compra;
  2. Observe as opções de envio: Muitos vendedores, especialmente americanos só despacham produtos via courier, como FedEx, que além de ser mais cara, recolhe impostos na saída. Assim, você terá que pagar o valor do produto, o frete e o ICMS logo de cara;
  3. Reserve dinheiro para impostos: Mesmo que você compre um item enviado através de um método mais barato, são grandes as chances de que o produto seja tributado ao chegar no Brasil. Por isso, calcule o valor dos impostos antes de fechar uma compra e reserve o dinheiro extra necessário, para evitar surpresas.
Mais sobre: , ,