Como diminuir o uso da CPU? Entenda por que ela chega a 100%

Veja maneiras de como diminuir o uso da CPU para evitar que o computador trabalhe em 100% da capacidade por longos períodos

Ronaldo Gogoni André Leonardo
Por e
• Atualizado há 9 meses
Os chips Intel Core de 13ª geração mais avançados têm Turbo Boost (imagem: divulgação/Intel)
Chip Intel Core de 13ª geração (imagem: divulgação/Intel)

Diminuir o uso da CPU é importante para que o computador não trabalhe por muito tempo em sua capacidade total. No longo prazo, isso pode causar lentidão e até danos mais sérios ao hardware. Confira como reduzir o uso da CPU com alguns ajustes simples.

1. Reinicie o computador

Reiniciar o computador pode parecer básico, porém, em tempos que muitas pessoas perderam o hábito de desligar seus notebooks, as máquinas acumulam arquivos temporários e processos em segundo plano.

Ao reiniciar o computador, os arquivos temporários são limpos e os processos em segundo plano param de ser executados, diminuindo o consumo de recursos e eliminando possíveis causas de lentidão ou problemas de performance.

2. Atualize o Windows

Se você possui um desktop e recentemente instalou novos componentes (placa de vídeo, placas acessórias, etc.), é essencial atualizar o Windows 10 ou Windows 11 para que o sistema reconheça as novas peças e, caso precise, baixe novos drivers. Você pode também instalar os drivers fornecidos pelo fabricante, geralmente disponíveis no site oficial.

3. Encerre processos desnecessários

Este passo vale tanto para programas que não foram encerrados corretamente, quanto para eliminar programas desnecessários que iniciam com o Windows:

  1. Aperte as teclas “Ctrl + Alt + Del” e clique em “Gerenciador de Tarefas”;
  2. Na aba “Processos”, clique em um processo que deseja forçar o encerramento e depois, no botão “Finalizar tarefa”.
  3. Clique na aba “Inicializar”;
Windows 10 / Gerenciador de Tarefas / como diminuir o uso da cpu
Como encerrar processos e diminuir o uso da CPU (Imagem: Ronaldo Gogoni / Reprodução)
  1. Clique no programa que deseja impedir que inicie com o Windows;
  2. Clique no botão “Desabilitar”.

Você pode desativar de modo seguro todos os programas que iniciam com o sistema, com exceção do Windows Security, importante para monitorar a segurança do Windows. Também não desligue programas de antivírus e firewalls, caso você os use.

4. Feche programas e abas do Chrome que não estiver usando

Se você não estiver usando um programa, feche-o; isso evita o consumo de recursos de forma desnecessária e diminui o uso da CPU.

Isso vale também para abas do Google Chrome abertas que você não estiver usando, já que cada uma é tratada pelo sistema como um processo em separado, levando a um alto consumo de processamento e memória RAM.

Windows 10 / Gerenciador de Tarefas / como diminuir o uso da cpu
Exemplo de uso da CPU em atividades normais diárias (Imagem: Ronaldo Gogoni / Reprodução )

5. Mantenha antivírus e firewalls em dia

Vírus, malwares e outras pragas podem aumentar o uso da CPU; por isso, é recomendável manter o sistema protegido com programas antivírus e firewalls, além de usar ferramentas para limpeza de registro junto a eles.

Alguns malwares se disfarçam com nomes parecidos aos de processos executados pelo sistema como “Cortana.exe” com objetivo de passarem despercebidos por usuários e executarem outras atividades que consumem recursos da máquina, portanto mantenha o antivírus e o anti-malware atualizados e realize escaneamentos periódicos. 

Além disso, evite navegar por sites suspeitos, não clique em links estranhos enviados por e-mail ou redes sociais e não instale programas desconhecidos no computador.

6. Reinstale o Windows

Caso não tenha conseguido identificar um programa ou razão para que a CPU esteja em 100%, uma solução é instalar o Windows novamente. Você pode restaurar o sistema, apagar todos os programas instalados e manter seus arquivos pessoais ou apagar tudo.

Para restaurar o sistema, veja o tutorial detalhado de como restaurar o Windows. Agora, se a escolha for realizar uma nova instalação, saiba como fazer uma instalação limpa de Windows 11.

Como criar um pen drive bootável para instalar o Windows 11

Já que CDs e DVDs são cada vezes menos utilizados, uma solução é utilizar dispositivos de armazenamento preparados com uma versão do Windows  para que você possa realizar uma instalação em qualquer lugar. Saiba como criar um pen drive bootável para instalar o Windows 11.

Como instalar o Windows 11 sem TPM 2.0 no PC

O Windows 11 exige que o computador tenha um chip TPM 2.0 para poder ser instalado. Essa tecnologia de chips integrados à placa-mãe oferece mais segurança. É possível burlar essa exigência e instalar o Windows 11 sem TPM 2.0.

7. Atualize o hardware

É possível que o hardware do seu computador (processador, placa-mãe, memória RAM ou placa de vídeo) esteja defasado, com uma das peças ou todas não mais dando conta de suas tarefas diárias. Assim, qualquer programa que você tentar rodar irá forçar a CPU.

Neste caso, só resta atualizar os componentes de seu desktop ou notebook (neste caso, provavelmente apenas a RAM) ou comprar um novo computador.

Por que o uso da CPU chega em 100%?

A CPU trabalha na maior parte do tempo em baixa capacidade. Programas simples, como navegadores, editores de texto e processos do sistema operacional em segundo plano, não forçam o processador. No entanto, em alguns casos o uso da CPU pode disparar, chegando a 100%:

  • Ocorreu um erro em um programa, desde ficar em “loop” a executar uma ação que ativou um processo que não foi encerrado;
  • Você está rodando muitos programas de uma vez, alguns bem pesados;
  • O computador foi infectado por vírus e/ou malwares;
  • Componentes novos estão em conflito com o hardware (mais comum em desktops);
  • Programas desnecessários estão sendo inicializados com o sistema;
  • O processador, memória RAM e placa de vídeo estão defasados em relação aos programas e jogos que você usa.

Programas pesados, como editores de áudio e vídeo ou jogos, exigem mais poder de processamento, fazendo com que a CPU tenha que trabalhar mais, atingindo índices bastante altos em algumas ocasiões. No entanto, ao encerrar tais processos a carga volta a patamares normais. Em repouso, o computador não chega a exigir 1% da CPU.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre CPU na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados