Como saber se minha TV ou celular tem Miracast?

Descubra como saber se sua TV ou telefone celular tem compatibilidade com o padrão Miracast, para transmissão de vídeos e fotos

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Microsoft / Miracast / o que é miracast

Saber se sua TV tem Miracast, bem como seu celular, é muito simples. O padrão que permite espelhar a tela e transmitir fotos, vídeos e apresentações não é suportado por todos os dispositivos no mercado, mas você pode facilmente testa-los e descobrir se pode usa-lo não. Veja como.

Como saber se minha TV tem Miracast?

A maioria das TVs modernas possuem suporte ao Miracast, com muito poucas exceções. A melhor forma de ter certeza é conectar tanto a TV quanto um computador Windows 10 na mesma rede Wi-Fi e, com isso, testar se o PC consegue reconhecer o dispositivo.

Windows 10 / como saber se minha tv tem miracast
  1. Clique no ícone de notificações do Windows 10, no canto inferior direito da Barra de Tarefas;
  2. Clique no ícone “Conectar”;
  3. Verifique se a sua TV, identificada pelo modelo, aparecerá na lista de dispositivos disponíveis.

O método de testar sua TV com o Windows 10 é o mais garantido de dar certo, porque o sistema operacional da Microsoft possui total compatibilidade com o protocolo Miracast. Assim, caso sua TV não apareça na lista, é porque ela não possui o recurso.

Como saber se meu celular é compatível?

Detectar a compatibilidade de celulares com o Miracast é um pouquinho mais complicado, mas de cara podemos dizer o seguinte: iPhones não suportam o protocolo, por usarem o proprietário AirPlay.

Assim, resta o Android. O Google havia incluído o suporte oficial ao protocolo na versão 4.2 Jelly Bean, mas o removeu no 6.0 Marshmallow. Algumas fabricantes, como a Samsung, o implementam por conta em seus aparelhos, enquanto outras, como a Motorola não o fazem.

O método mais seguro de testar se um celular possui ou não Miracast é testando com uma TV que suporte o padrão.

  1. Conecte a TV e o celular Android na mesma rede Wi-Fi;
  2. Procure no celular (geralmente nas configurações de rede, ou no menu rápido) a opção de conexão à tela.
    Dependendo do fabricante, ele pode ter nomes como “Screen Share”, Screen Mirroring”, “Espelhamento de tela” e etc.;
  3. Toque na opção e selecione o modelo de sua TV;
  4. A tela de seu celular será espelhada na TV.

E pronto.

Lembre-se que sua TV deve ser identificada pelo modelo ao tentar conectar seu celular a ela. Caso apareça outro tipo de dispositivo, é possível que haja um dongle (como o Chromecast) ou set-top box ligado ao aparelho.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Miracast na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados