Android ainda terá nomes de sobremesa, mas só dentro do Google

Google continuará usando nomes de sobremesa para o Android; vice-presidente sugeriu "Queen Cake" para nova versão do sistema

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android

O Google decidiu abandonar o nome de sobremesas para o lançamento do Android 10, mas seus engenheiros de software continuarão usando essa convenção: eles chamam a versão mais recente de Quince Tart (torta de marmelo) e prometem manter a tradição internamente no futuro.

Dan Sandler, engenheiro de software do Google, diz ao canal All About Android do YouTube que a versão mais recente do sistema é conhecida internamente como “Quince Tart” ou “Qt”. Ele acrescenta que essa tradição não vai acabar: ou seja, o Android 11 provavelmente terá um nome de sobremesa começando com a letra R, e assim por diante.

Não é de hoje que os Googlers usam nomes internos diferentes para o Android: por exemplo, o Marshmallow era chamado de “Macadamia Nut Cookie” durante seu desenvolvido.

O Google mudou a nomenclatura do Android porque as sobremesas nem sempre eram conhecidas ao redor do mundo; e porque dificultavam saber qual era a versão mais recente.

Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android, promete ao All About Android que o campus do Google em Mountain View continuará a receber estátuas do robozinho. Lá, é possível encontrar o boneco acompanhado por jujubas (Jelly Bean), frozen yogurt (Froyo), uma barra de KitKat, entre outros doces. Enquanto isso, o Android 10 ganhará uma estátua de número.

Android

Campus do Google no início de 2015 (Foto por Chao-Wei Juan/Flickr)

Android Q poderia ter se chamado “Queen Cake”

Burke diz que, se os nomes de doce continuassem, ele chamaria o Android Q de Queen Cake: trata-se de um bolo comum no Canadá com cobertura feita de coco. A sobremesa também é conhecida como Gâteau Reine Elizabeth.

Além disso, o vice-presidente de produto Sameer Samat disse ao 9to5Google que sua equipe considerou usar o nome “quindim”, doce bastante conhecido no Brasil; no entanto, a empresa decidiu adotar números de versão.

Na entrevista, Sandler afirma que o nome “Android 10” poderia ter sido revelado durante a conferência Google I/O em maio. Repare que a letra Q usada no antigo logotipo é uma combinação dos algarismos 1 e 0:

Android Q

No entanto, o Google decidiu esperar para divulgar o nome Android 10. Esta versão será lançada muito em breve com um sistema melhorado de navegação por gestos; Burke acredita que isso será usado pela maioria das pessoas, em vez dos tradicionais botões Voltar / Home / Multitarefa.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados