Início » Antivírus e Segurança » O que é spam de calendário? Saiba como se proteger

O que é spam de calendário? Saiba como se proteger

Sim, o spam de eventos no calendário já existe. Saiba como se proteger para não ficar com a agenda (e a cabeça) cheia

Lucas Lima Por
TB Responde

Não bastasse no e-mail, agora temos que ficar alertas ao spam que pode chegar no nosso calendário, golpes determinados a roubar informações pessoais como cartão de crédito. Por isso, saiba como se proteger e evitar de receber spam pelo calendário do Google, Apple e Microsoft.

google calendar agenda novo design

O que é o spam de calendário?

O spam no calendário é um convite para um evento falso contendo um link em algum dos campos de informação. Esse link pode levar o usuário para uma página que tentará roubar as informações pessoais dele, em troca de um prêmio inexistente.

A fraude é semelhante ao phishing e spoofing que chega por e-mail, mas que ao invés de ir para o spam, vai para a caixa de entrada, ganhando atenção do usuário e, com sorte, uma nova vítima.

No spam de calendário, o e-mail bem elaborado com um link malicioso é trocado por um convite na agenda do usuário, que pode até enviar alertas para a pessoa, como por exemplo a data final para resgate do prêmio.

spam no calendário

Spam no calendário (Imagem: The Next Web)

As configurações padrões do Google Calendar, do calendário da Apple e do Outlook podem permitir que os convites apareçam automaticamente no calendário, mesmo que estejam pendentes. Veja como mudar isso.

Como não adicionar convites no calendário do Google

  1. Acesse calendar.google.com e faça login com sua conta do Google;
  2. Clique na engrenagem para acessar as Configurações (canto superior direito);
  3. Role a página até encontrar as configurações de eventos;
  4. Altere o campo “Adicionar eventos automaticamente” para “Não, mostrar somente os convites a que respondi”.

Tem como bloquear no calendário da Apple?

Ainda não. A melhor opção para quem usa o calendário da Apple é ir até o iCloud e reportar o evento malicioso como spam.

Atenção: não clique em nenhuma opção de “Aceitar”, “Recusar” ou “Talvez”, pois isso sinalizará ao fraudador que o endereço de e-mail pertence a alguém real e está ativo.

  1. Acesse icloud.com;
  2. Acesse o calendário;
  3. Sinalize o evento como Lixo Eletrônico (se ele estiver somente como convite no e-mail, faça a mesma coisa).

E se eu uso calendário da Microsoft?

  1. Acesse outlook.com/calendar;
  2. Clique na engrenagem para acessar as configurações, no canto superior direito;
  3. Depois, clique “Exibir todas as configurações do Outlook”;
  4. Em eventos de e-mail, altere o item “Configurações de reservas para eventos” para “Não mostrar resumos de eventos do e-mail no meu calendário”;
  5. Clique em Salvar.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Gonçalves

valeus muito bom

danielnbl

Nessa semana, na minha agenda, apareceu ao menos duas vezes isso. Eu marquei como spam e tal. Mas achei muito bizarro.

Rafael F. Silva

Cria uma regra no e-mail pra jogar tudo direto na lixeira.

Aqui na minha empresa alguém inscreveu meu e-mail em uma lista de span cabulosa.

Tive que criar uma whitelist e uma regra pra jogar todo o resto pro limbo. Hoje nem vejo esses spam chegando.

doorspaulo

Pior que na minha agenda também apareceu algo do tipo, e fiquei "mas.. como?".

Já havia ajustado por causa de uma matéria no The Verge, mas aqui foi o primeiro conteúdo BR que vi sobre.

Douglas B

Comigo ainda não aconteceu. Mas eu acho justo o evento já ir pro calendário, no meu trabalho todas as reuniões são por Google calendar e alguns eu esqueço de dar accept, indo pro calendário já me salvou muitas vezes hehe

Abraão Caldas

O pior é que parece que se o convite for enviado para a pasta SPAM no gmail, mesmo assim adiciona no seu calendário.

Adriano Garcez

Aconteceu comigo na semana passada. Eu fiquei uns bons segundos pensando o que diabos tinha acontecido com o meu calendário, mesmo colocando minha conta do Google sob todas as seguranças possíveis.

Outra coisa que está um saco é o Cartstack. Peço para sair da lista, mas não adianta. Muitas vezes nem coloco nada no carrinho, mas recebo um email logo depois "sentindo a minha falta". Não sei o que fazer.

Buldego

Essa semana eu recebi também, o título era algo de iPhone X. Deletei, mas apareceram mais.

Augusto M. Garrucho

Pô, isso tá uma merda mesmo. Começou semana passada. 🙄

John Smith

Curiosamente esta semana recebi meu primeiro spam de calendário, há alguns dias (estão monitorando meus e-mails?!? hahaha).
Maldita hora que cadastrei meu e-mail principal no Aliexpress; caiu na mão dos chinas o spam come solto.

Fiquei pasmo sobre como o Google permite que simplesmente um evento qualquer, sem qualquer resposta ou intervenção sua, já seja adicionado por padrão na sua agenda. Que piada.

Obrigado pela dica, alterei imediatamente essa configuração.