O que é spam de calendário? Saiba como se proteger
Sim, o spam de eventos no calendário já existe. Saiba como se proteger para não ficar com a agenda (e a cabeça) cheia
TB Responde
Não bastasse no e-mail, agora temos que ficar alertas ao spam que pode chegar no nosso calendário, golpes determinados a roubar informações pessoais como cartão de crédito. Por isso, saiba como se proteger e evitar de receber spam pelo calendário do Google, Apple e Microsoft.
O spam no calendário é um convite para um evento falso contendo um link em algum dos campos de informação. Esse link pode levar o usuário para uma página que tentará roubar as informações pessoais dele, em troca de um prêmio inexistente.
A fraude é semelhante ao phishing e spoofing que chega por e-mail, mas que ao invés de ir para o spam, vai para a caixa de entrada, ganhando atenção do usuário e, com sorte, uma nova vítima.
No spam de calendário, o e-mail bem elaborado com um link malicioso é trocado por um convite na agenda do usuário, que pode até enviar alertas para a pessoa, como por exemplo a data final para resgate do prêmio.
Spam no calendário (Imagem: The Next Web)
As configurações padrões do Google Calendar, do calendário da Apple e do Outlook podem permitir que os convites apareçam automaticamente no calendário, mesmo que estejam pendentes. Veja como mudar isso.
Ainda não. A melhor opção para quem usa o calendário da Apple é ir até o iCloud e reportar o evento malicioso como spam.
Atenção: não clique em nenhuma opção de “Aceitar”, “Recusar” ou “Talvez”, pois isso sinalizará ao fraudador que o endereço de e-mail pertence a alguém real e está ativo.
Com informações: The Next Web.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
valeus muito bom
Nessa semana, na minha agenda, apareceu ao menos duas vezes isso. Eu marquei como spam e tal. Mas achei muito bizarro.
Cria uma regra no e-mail pra jogar tudo direto na lixeira.
Aqui na minha empresa alguém inscreveu meu e-mail em uma lista de span cabulosa.
Tive que criar uma whitelist e uma regra pra jogar todo o resto pro limbo. Hoje nem vejo esses spam chegando.
Pior que na minha agenda também apareceu algo do tipo, e fiquei "mas.. como?".
Já havia ajustado por causa de uma matéria no The Verge, mas aqui foi o primeiro conteúdo BR que vi sobre.
Comigo ainda não aconteceu. Mas eu acho justo o evento já ir pro calendário, no meu trabalho todas as reuniões são por Google calendar e alguns eu esqueço de dar accept, indo pro calendário já me salvou muitas vezes hehe
O pior é que parece que se o convite for enviado para a pasta SPAM no gmail, mesmo assim adiciona no seu calendário.
Aconteceu comigo na semana passada. Eu fiquei uns bons segundos pensando o que diabos tinha acontecido com o meu calendário, mesmo colocando minha conta do Google sob todas as seguranças possíveis.
Outra coisa que está um saco é o Cartstack. Peço para sair da lista, mas não adianta. Muitas vezes nem coloco nada no carrinho, mas recebo um email logo depois "sentindo a minha falta". Não sei o que fazer.
Essa semana eu recebi também, o título era algo de iPhone X. Deletei, mas apareceram mais.
Pô, isso tá uma merda mesmo. Começou semana passada. 🙄
Curiosamente esta semana recebi meu primeiro spam de calendário, há alguns dias (estão monitorando meus e-mails?!? hahaha).
Maldita hora que cadastrei meu e-mail principal no Aliexpress; caiu na mão dos chinas o spam come solto.
Fiquei pasmo sobre como o Google permite que simplesmente um evento qualquer, sem qualquer resposta ou intervenção sua, já seja adicionado por padrão na sua agenda. Que piada.
Obrigado pela dica, alterei imediatamente essa configuração.