Início » Brasil » Mercado Livre abre armazém e faz acordo com Azul para agilizar entregas

Mercado Livre abre armazém e faz acordo com Azul para agilizar entregas

Mercado Livre terá opção de retirada em agência dos Correios; Azul fará entrega via avião em até um dia para 16 capitais

Felipe Ventura Por

O Mercado Livre está tentando agilizar a entrega das compras feitas pelo site: a empresa tem uma nova parceria com a Azul em 16 capitais para transporte aéreo em até um dia; testa um programa em São Paulo para vendedores de marketplace; e oferece a opção de retirada em uma agência dos Correios.

Mercado Livre/Divulgação

A Azul Cargo Express será a responsável pelas entregas aéreas das compras feitas pelo Mercado Livre. O serviço será oferecido inicialmente em 16 capitais (que não foram especificadas) para levar encomendas em um dia — este modelo é chamado de "Next Day".

"A gente começa a democratizar cada vez mais os serviços de entrega em um dia, que são muito concentrados em São Paulo e Rio de Janeiro", diz Stelleo Tolda, cofundador do Mercado Livre, em comunicado. "O futuro é a entrega Next Day."

Em entrevista à Reuters, Tolda afirma que o Mercado Livre planeja realizar ao menos metade das entregas em até 48 horas; para isso, a empresa está fazendo investimentos de R$ 3 bilhões no Brasil ao longo de 2019.

Um desses investimentos é o novo centro de distribuição em Cajamar (SP), mesma cidade onde a Amazon Brasil abriu um armazém. "Estamos avançando no porcentual de entregas em até dois dias; atualmente, 60% das entregas feitas por fulfillment ocorrem neste prazo", afirma Leandro Bassoi, vice-presidente de Mercado Envios para a América Latina.

Mercado Livre expande opções de entrega no marketplace

O Mercado Livre anunciou o programa Places, que vem sendo testado na cidade de São Paulo: ele habilita locais específicos para receber encomendas de vendedores do marketplace.

Basicamente, o vendedor leva todos os produtos para um só lugar, e uma equipe do Mercado Livre "dá seguimento ao envio ao consumidor de forma mais rápida". Esse modelo de logística é conhecido como cross-docking: as mercadorias chegam até um centro de distribuição para serem enviadas a cada cliente o mais rápido possível.

Haverá também a possibilidade de envio para retirada nos Correios. Em um e-mail publicado pelo Tudo Celular, o Mercado Livre explica que o vendedor poderá dar essa opção ao cliente; caso aceite, ele deverá se dirigir até uma das 6 mil agências da estatal para pegar a mercadoria.

Com informações: Estadão, Reuters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Brites
Pois é, ficou muito pior que com os Correios. Além de demorar MUITO mais que o SEDEX, o rastreamento é da pior qualidade possível. Nem sequer o horário em que os eventos ocorreram é mostrado...
Keaton
É quase certeza, tenho de ver quem e quando trabalhou com a Azul... se foi a Kabum, Cissa, Balão, Americanas/Submarino/Shoptime, ou alguma outra que eu costumava comprar.
Erick de Abreu Gomes
Tem coisa errada nessa reportagem. O armazém do Mercado Livre fica no bairro Vila Guilherme, Zona Norte de SP. A não ser que abriram 2 armazéns.
Bráulio Pinto de Carvalho
Tem certeza ou não? Ou só a impressão mesmo?
Corvo
Quer conhecer o ML de verdade? Vende alguma coisa lá.
Vitor Hugo
por falta de investimento e de interesse (na real é interesse no desmonte mesmo pra criar argumentos pró-privatização). a qualidade flutua bastante hoje me dia, mas em comparação com o que era antigamente piorou muito. já foi modelo mundial de entregas e teve tecnologia de ponta.
Vitor Hugo
ue, entregador dos Correios também já me ligou pra avisar que tava indo entregar (achei até meio desnecessário, mas ok) e pra perguntar sobre o endereço, pq eu tinha colocado errado
Marcvs Antonivs
Adoro o Mercado Livre. Nunca me deu problema!!
Felipe
No meu caso vai ser bom porque já é normal ter que ir retirada em agência dos Correios já que o carteiro frequente mente falando que ou a numeração estava errada ou que ele não foi atendido, como tem uma agência dos Correios praticamente do lado de casa vou lá bem rápido, o problema mesmo é que alem dos caras mentirem que não tinha ninguém em casa tenho que esperar 3 vezes de “tentativas mal sucedidas de entrega“ para só depois poder ir buscar, poderia levar para a agência logo na primeira para polpar tempo
Andrew Kohzito
Uma coisa boa é quem mora sozinho ou a casa fica vazia. Ai a pessoa pode pegar na agencia em um horario especifico
Andrew Kohzito
A experiencia que tive com a Azul foi boa, porém foi mais demorado que os Correios. Porém moro em São Paulo e creio que a Azul vai ser uma maravilha fora do SP/RJ
Leumas Ninguem
Tipo aqui comigo é a mesma coisaJá tive encomendas estragadas por transportadora, mas nunca tive 1 bo com os CorreiosNo estado, quando compro no ML, Sedex chega em 1 dia
Leumas Ninguem
Limeira, não Campinas
Vinícius
Mas tem a questão de disponibilidade também. De repente é mais cômodo eu ir aos correios pegar no meu tempo do que ter que ficar esperando entregar "na porta". Pelo menos na minha cidade, na minha região, o objeto "sai pra entrega" onze, meio dia, e só é entregue cinco e tanta da tarde. É praticamente o dia todo esperando. Isso quando não surgem com o papo de "carteiro não atendido", "endereço incompleto" e por aí vai. Nesse caso, prefiro economizar 1 real e pegar na hora que eu quiser. Agência perto, vou a pé e ainda faço uma caminhada.
João
Aqui todas fazem isso, já os Correios se ele não achar a casa ou for novo só com o rastreamento pra saber (e tem vezes q nem atualizam o rastreio).
Daniele
Correio baiano é o mais lento do Brasil, não sei pq. Sem piadas babacas, também sou soteropolitana
FastSloth87
Isso foi muito legal, quando comprei umas coisas na KaBuM tbm veio via Azul, falava em que avião tava e aí eu buscava no FlightRadar24 pra seguir, muito legal, parece iFood com tracking de entregador!!
Jorge Bevilacqua
Tem transportadora que até me liga pra saber se estou em casa pra receber a encomenda.
Jorge Bevilacqua
Aqui onde moro (DF) é padrão entrega na 3ª tentativa. Mas há vezes que é preciso ir na porcaria da agência dos Correios pegar uma fila de 40 minutos pra resgatar a encomenda (que nunca deixam numa agência próxima da minha casa, diga-se de passagem).
Swordfish
Vida a longa à Azul, sou fã desta empresa!
Cazalbé
Eu fiz uma compra no ML no domingo a tarde e no domingo a noite recebi a notificação de que o produto já estava com a transportadora. Chegou na 4ª - feira pela Azul. Fiquei surpreso, foi rápido. Saiu de SP para o DF.Hoje percebi que tem a opção de retirar nas agências de correios e achei isso simplesmente fantástico, porque em minha região há um grave problema de "carteiro não atendido", "destinatário ausente". Certa fez até aluguel uma caixa postal nos correios para receber minhas encomendas quando o ML enviava exclusivamente pelos correios. Depois que passou a enviar por transportadoras eu cancelei minha caixa postal. Há 100 metros do meu trabalho tem uma agência dos correios, então, pra mim vai compensar bastante.
João
Eu sou o inverso, nunca tive problemas com transportadoras.
Hemerson Silva
Não mesmo, vcs ficam no hype de falar mal dos Correios, mas até hoje nunca vi uma transportadora ser mais rápida que ela. A que mais chega perto é a DHL, mas ainda assim os Correios foram mais rápidos. Fora que transportadora vive dando b.o., quando se pode escolher, sempre escolho Correios, a não ser que o objeto não possa ser transportado por eles (tvs grandes, por exemplo).
João
É tipo falar que o Hitler era bonzinho com cachorros, então os Judeus só tiveram azar mesmo. Já tive encomenda extraviada em greves, atrasos em importações, milhares de "endereço incorreto" (desculpa clássica para "sem tempo irmão") etc etc
Diogo
Aqui é Next Day também, em praticamente qualquer compra
Caio
Amigo em todo o lugar a n ser que more do lado de uma distribuidora, quer dizer nem assim ...
Keaton
Tenho impressão que já usei o serviço da Azul e não fiquei muito satisfeito com o prazo da entrega. Levou umas três semanas e por 10 reais a mais e tinha recebido em 3~5 dias pelo Sedex...
Ramon Almeida
Basicamente a melhor transportadora da minha cidade é a Azul, compro minhas coisas na KaBuM e de Vitoria ou SP para o interior da Bahia é de apenas um dia. Consigo até saber em qual avião está a encomenda e rastrear o avião kkkkkk.Fui comprar na C&A e os Correios roubaram a encomenda, um mês para resolver o problema.
Daniel
aqui aparece (carteiro não recebido) (entrega não pode ser efetuada) ou qualquer coisa do gênero uma a duas vezes por entrega, já até acostumei eles entregarem na terceira, não falha, mas também não chega na primeira.
Fabio Santos
Se isto te ajuda parabéns, pois aqui na minha região bateu na agência sai pra entrega no mesmo dia, e os prazos da agência ou entrega porta sao a mesma, cada caso é cada caso.
Daniel
Já aqui a diferença é que entregar na porta pode ser na segunda, na quarta ou na sexta, (dependendo da vontade do carteiro de passar na rua) na agência eu acabo tendo que ir todo dia por conta do trabalho, fora que chega mais rapido lá. Logo se der diferença de valores é um incentivo a mais.
Fabio Santos
Aqui o entregar na minha porta e retirar na agência da uma diferença de 1 real, bem nem preciso falar que opto por entregar na porta kkkk.
Hemerson Silva
Pau no seu cu, tô comentando minha experiência
ばか
Se for possivel optar 100% pela azul eu volto a comprar no ML.
ばか
Esse comentario é tipo:"Comigo funciona, então dane-se o resto"
Porto Velho
Algumas coisas vem de Viana, outras de Campinas.
Jacques
Frete de uma placa mãe relativamente cara pro interior de SP.Já usei muito o jadlog expresso e costuma chegar no dia seguinte da postagem, coisa que sedex jamais conseguiu fazer, sempre mais de 2 dias, e atualmente tá demorando mais de 1 dia até pra dentro do estado, sem contar os valores.https://uploads.disquscdn.c...
Jacques
Tem coisas que só os correios fazem pra vocêhttps://uploads.disquscdn.c...
avinicius
O CD do Kabum é em Viana - ES
Porto Velho
Kabum.. Campinas se não me engano.
Hemerson Silva
de onde é o remetente? que site é esse?
Porto Velho
Frete de um SSD pro interior de Rondônia. https://uploads.disquscdn.c...
Hemerson Silva
vamos ver se cobrará menos
Porto Velho
Pagando um preço absurdo pelo serviço sim. Negócio é que a Azul ai cobra menos que o PAC e entrega mais rápido que Sedex.
Bil
Na Bahia os Correios são um lixo!
Hemerson Silva
Ja morei em Petrolina, comprando via sedex, 1 dia util e chegava.
Leandro Alves
Logo começa a briga nos comentários sobre privatizar ou não os correios hehehe.
Bil
Sou de Salvador e compro peças pra meu carro antigo pela internet. Os Correios perderam os elevadores dos vidros do meu Puma. Depois de 20 dias.Comprei peças e por causa dessa experiência usei a Jadlog e a Total Express. As duas foram MAIS BARATAS que os Correios e chegaram em 5 dias.
Hemerson Silva
Minhas compras via Correios, sempre usando Sedex, também são Next Day, compro hoje, postado hoje, chega amanhã. Já faz uns 5 anos que é assim. Comprando em SP ou comprando no nordeste, Sedex voa. Correios ainda é a melhor opção, querendo ou não.