Início » Gadgets » Bluetooth aptX ou A2DP? Entenda a diferença que faz para ouvir música

Bluetooth aptX ou A2DP? Entenda a diferença que faz para ouvir música

Descubra qual é a diferença entre os padrões Bluetooth A2DP e aptX, as duas tecnologias usadas por fones de ouvido sem fio

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

Bluetooth A2DP ou aptX? Muita gente já deve ter visto esses nomes em fones de ouvido ou caixas de som sem fio, indicando um padrão compatível de áudio. De modo resumido, o primeiro é o formato mais antigo e extensamente suportado por dispositivos eletrônicos, enquanto o segundo oferece mais qualidade, mas há menos aparelhos com suporte.

stevepb / fones Bluetooth / Pixabay / Bluetooth aptx

O que é A2DP?

A2DP é a sigla de Advanced Audio Distribution Profile (Padrão Avançado de Distribuição de Áudio, em português), a tecnologia padrão para transmissão de áudio via Bluetooth. O formato foi o primeiro estabelecido com os primeiros fones de ouvido e caixas de som sem fio.

O padrão A2DP está presente em qualquer dispositivo que use Bluetooth para transmitir sons, desde dispositivos de saída ao seu computador ou seu celular Android (mais sobre dispositivos Apple a seguir).

No entanto, por ser um formato mais antigo, ele possui limitações de largura de banda, suportando uma conexão de no máximo 786 kb/s.

O que é aptX?

O aptX é um algoritmo de compressão criado para contornar os problemas de largura de banda do A2DP. Desenvolvido pela Qualcomm, ele compacta o fluxo de áudio na banda reduzida e preserva o espectro de áudio, de modo que ele possa ser executado com mais qualidade.

O codec também oferece maior velocidade de transmissão, diminuindo o lag entre uma tela e uma caixa de som, por exemplo.

Infelizmente, nem todos os dispositivos de áudio sem fio suportam o padrão aptX e, para funcionar, tanto o transmissor quanto o dispositivo de saída precisam ser compatíveis com o codec da Qualcomm.

Apple AirPods (2019) / Bluetooth aptX

E a Apple?

A Apple é um caso completamente diferente. Embora o iPhone e o Mac suporte aptX, os AirPods usam um protocolo W1 proprietário, melhor que o A2DP mas suportado apenas pelo iOS 10.2, macOS Sierra e versões posteriores.

Assim, caso você adquira um AirPod e deseje conecta-lo a um computador Windows ou a um celular Android, só poderá usar o padrão A2DP presente nos fones, já que eles não suportam aptX.

Qual a diferença entre aptX e A2DP?

Falando de um modo bastante simples, todos os fones Bluetooth ou caixas de som sem fio, soundbars, computadores e celulares suportam o padrão A2DP, de qualidade de transmissão de som inferior.

Já o codec aptX, que oferece mais qualidade sonora, só é suportado por alguns dispositivos e não está presente nos AirPods da Apple, que usam um padrão próprio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação