Como desativar a atualização automática do Windows 7

Saiba desativar a atualização automática do Windows 7 e assuma o controle; a Microsoft recomenda, porém, manter automático

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Windows 7 (imagem por: Sean MacEntee/Flickr)

Desativar atualização automática do Windows 7 pode ser necessário em alguns casos de uso bem específicos. A Microsoft, porém, recomenda deixar os updates no automático. Há riscos de expor o seu computador a vulnerabilidades, caso o usuário não atualize o sistema se deixar para fazer manualmente e não cumprir o combinado.

Como desativar atualização automática do Windows 7

A atualização automática do Windows 7, bem como de qualquer versão do sistema operacional, é útil para permitir que o computador esteja sempre protegido contra vulnerabilidades. No entanto, em alguns casos, pode não ser uma boa ideia manter o recurso ligado, se você possui uma conexão de dados limitada, por exemplo.

Desligar a atualização automática transfere a responsabilidade de manter o Windows 7 atualizado para o próprio usuário, que deverá realizar o processo manualmente.

Como desativar o update automático no Windows 7

Windows 7 / Windows Update / Como desativar atualização automática do Windows 7
  1. Clique no Menu Iniciar;
  2. No campo de busca, digite “Windows Update” e clique na opção correspondente;
  3. Clique em “Alterar configurações”;
  4. Em “Atualizações importantes”, clique no menu e selecione “Nunca verificar se há atualizações (não recomendado)”;
  5. Clique em “OK”.

E pronto.

Como instalar atualizações do Windows 7 manualmente

Feito isso, o Windows 7 não mais buscará nenhum tipo de atualização de sistema automaticamente. Para instala-las, você terá que abrir o Windows Update e buscá-las.

Windows 7 / Windows Update / Como desativar atualização automática do Windows 7
  1. Clique no Menu Iniciar;
  2. No campo de busca, digite “Windows Update” e clique na opção correspondente;
  3. Clique em “Verificar se há instalações”;
  4. Espere até o Windows buscar e instalar as atualizações;
  5. Reinicie o Windows caso seja necessário.

E pronto.

É importante lembrar que a Microsoft não recomenda desativar atualização automática do Windows 7. As chances do sistema ficar vulnerável se tornam maiores. Como o usuário passará a ser responsável pelos updates, que deverão ser instalados manualmente, em caso de negligência ou esquecimento, o computador deixará de receber correções de vulnerabilidades ou patches de segurança para o software.

Por isso, pense muito bem antes de desativar a atualização automática; caso seja isso mesmo que você deseja (e precisa) fazer, proceda por sua conta e risco.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados