Início » Telecomunicações » TIM, Claro, Vivo e Oi fazem recadastro de celular pré-pago em todo o Brasil

TIM, Claro, Vivo e Oi fazem recadastro de celular pré-pago em todo o Brasil

Recadastramento de linhas pré-pagas vale em todos os estados para clientes da Claro, TIM, Vivo, Oi, Algar e Sercomtel

Felipe Ventura Por

O recadastramento de celulares pré-pagos vale para todo o Brasil a partir desta segunda-feira (2): clientes da Claro, TIM, Vivo, Oi, Algar e Sercomtel que tiverem cadastro incompleto na operadora deverão fornecer dados adicionais para que sua linha não seja bloqueada. Esta medida exigida pela Anatel quer evitar fraudes com CPF de terceiros.

Smartphone na mão (Foto por Bryan Santos/Pixabay)

A atualização cadastral do pré-pagos começou em abril para o DDD 62 (Goiás). Em julho, foi a vez de nove estados — Acre, Goiás (DDDs 61 e 64), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina — além do Distrito Federal.

Agora, a partir de 2 de setembro, a medida será aplicada nos estados restantes: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe.

Será necessário informar nome completo, número de CPF (no caso de pessoa física) e endereço completo com CEP. "Quem não fizer o recadastramento no prazo estipulado pela operadora terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado", avisa o SindiTelebrasil, sindicato que representa as operadoras brasileiras, em comunicado.

Operadoras avisam clientes via SMS ou ligação

Aviso de recadastramento

As operadoras vão alertar clientes com pendências cadastrais através de diversos meios: via SMS, voicer (chamada de voz gravada), ligações com atendente humano, pop-ups na tela do celular, entre outros.

No caso do SMS, a mensagem pode variar um pouco: a TIM dirá "seu cadastro está incompleto e vc precisa atualizar em até 15 dias". A Claro pedirá que você "ligue 1052 e atualize seus dados para não perder seu número".

A partir de março de 2020, as operadoras adotarão um novo modelo de cadastro para futuras ativações de pré-pago. Atualmente, para ativar uma linha pré, basta comprar um chip, inseri-lo no aparelho e digitar o CPF — às vezes até um número inválido é aceito. O objetivo é evitar fraudes: alguns CPFs aparecem com mais de 50 números contratados, mesmo sem que o titular saiba.

Para saber mais informações, consulte os sites de cada operadora ou entre em contato com a central de atendimento:

Operadora Site Central de atendimento
Claro https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre 1052
TIM https://www.tim.com.br/para-voce/projeto-cadastro-pre *144
Vivo https://www.vivo.com.br/para-voce/comunicados/regulatorios/cadastramento-de-pre-pago/recadastro-de-pre-pago *8486
Oi https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro *144
Algar https://www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0 1055
Sercomtel https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/ 1051

Com informações: SindiTelebrasil, Anatel.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leni Alves
Liguei pra Tim e pasmem,,fui informado que para cadastro imcompleto na Anatel tem de transferir o numero pra outra pessoa,,e se nao passar pra outra pessoa perderei meu numero,,,acredite é isso mesmo, tenho de passar meu numero pra outra pessoa para que eu continue com o telefone,,coisas de Brasil. isso é incrivel.
RenanRCV
Tim sendo Tim: o link está fora do ar.
brunocabral
Estranhamente nada sobre Nextel.
Ian Carlos ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Se fosse a Tim pela falha ridícula de segurança dela, daria pra dar um jeito. Pois entrar no app/site só precisa do número e senha única, e lá diz os dados do titular, e da pra solicitar alteração com duas pessoas, uma se passando pelo titular atual e o novo. Não sei se na Oi dá.Ps.: Falando nisso, vou dar um feedback pra essa empresa bosta. Já prevejo q não vai resolver. 🤷🏻‍♂️
Ian Carlos ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Esse problema existe faz tempo, inclusive no site ocorre o mesmo erro. Única forma q obtive de atualizar meu cadastro (há um tempo atrás) foi efetuando reclamação no app da Anatel. Simplesmente pelo motivo de eu ter ligado para a atendente efetuar a atualização, e a mesma disse que não iria. Como você disse: Tim sendo Tim.
mbmelo
No Cell da minha tia que eh Tim enviaram uma mensagem da VivoDesregularizafacil.com. hj em dia tá difícil clicar em qq link que a gente recebe. Falei pra ela nem passar perto nem de curiosidade.
Eduardo Braga
"Se"?
Daniel
As vezes tenho dó as vezes não, algumas pessoas realmente não há o que fazer, outras é falta de interesse em se informar, em aprender ou ler sobre. Do segundo tipo não tenho pena.
Mickão
Tentei atualizar meu endereço, que está incorreto dentro do app Meu Tim. Só tentei mesmo, porque o app está bugado e o endereço incorreto volta a aparecer quando clico em salvar. Tim sendo Tim.
Jefferson Rodrigues
Vai, sim. A minha mãe tem um chip da oi, que foi cadastrado em meados de 2003 e que está em nome de uma outra pessoa. Se ela receber o SMS (acho que vai), ela vai comprar outro chip.
Baidu feat MC Brinquedo
O problema não sou eu, mas sim os tiozões e tiazonas que não sabem se defender.
Rafael Moreira
Pelo menos na Claro quando é inserido o chip no aparelho é solicitado todos os documentos informados na matéria. Abre um pop-up do próprio SIM solicitando as informações. Depois ao acessar o app Minha Claro os dados já estão todos preenchidos.
Highlander
É só se antecipar e completar o cadastro com a operadora.
Baidu feat MC Brinquedo
Pensei o mesmo.Pior que abre margem para os "manos" inventarem mais um tipo de golpe.
Crock, o Dillo
Cara, dificil vai ser alguém ainda ler SMS no app de mensagens. Eu mesmo, dificilemente leio as que tem lá.
paulo yan
Difícil vai ser convencer os clientes com esses SMS que parecem tentativas de golpe.
Alisson Santos
Conheço gente que tem um número há anos e não tem a mínima ideia de quem seja o titular, tipo quem comprou chip 31 anos da Oi de terceiros. Acho que estas pessoas vão precisar providenciar um novo número.