Início » Telecomunicações » TIM permite ativar linhas no eSIM de celulares como iPhone XS e XR

TIM permite ativar linhas no eSIM de celulares como iPhone XS e XR

TIM permite ativar eSIM no pós-pago e controle (breve no pré-pago); Vivo e Claro também oferecem suporte ao chip digital

Felipe Ventura Por
02/09/2019 às 13h28

A TIM está se juntando à Vivo e Claro ao oferecer suporte para eSIM, chip não-removível que permite ativar linhas sem trocar de SIM card. A tecnologia pode ser usada por clientes do pós-pago e controle; planos pré-pagos serão contemplados em breve. A operadora menciona que o iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max estão entre os celulares compatíveis.

TIM e eSIM no iPhone

O processo de ativação do eSIM é diferente de um chip tradicional. Você não precisa abrir a bandeja do celular: em vez disso, é necessário adicionar um plano celular através das configurações e escanear um QR code com a câmera.

No iOS, o usuário deve seguir o caminho Ajustes > Celular > Adicionar Plano Celular e escanear o QR code fornecido pela TIM, Vivo, Claro ou uma operadora no exterior. É necessário ter uma conexão Wi-Fi ativa para a verificação do código.

Isso deverá ser feito em uma das 130 lojas próprias da TIM; confira aqui a lista completa (PDF). O eSIM está disponível atualmente para planos pós-pagos e controle; clientes pré-pago e pessoas jurídicas (PJ) poderão ativar o chip digital "em breve".

A operadora afirma que todo iPhone XR, XS e XS Max é compatível, mesmo se tiver sido comprado no exterior. Além disso, a TIM confirma ao Tecnoblog que "todos os aparelhos que possuem a tecnologia eSIM podem ser ativados". Isso inclui smartphones Android como o Google Pixel 2, Pixel 3 e Pixel 3a.

TIM e eSIM no iPhone

eSIM é mais seguro que chip tradicional

Como lembra a TIM, a ativação por QR code oferece mais segurança ao proteger a linha de possíveis invasões. O código possui uma chave exclusiva "que faz a verificação em um servidor toda vez que uma substituição de perfil é solicitada", explica a operadora em comunicado.

Além disso, como o eSIM não pode ser removido, o celular permanecerá conectado à internet em caso de perda ou roubo, permitindo localizá-lo e (talvez) recuperá-lo.

O eSIM permite armazenar até 8 perfis diferentes. Ou seja, se você for viajar e ativar outra linha no chip digital, não precisará remover a linha da TIM. No entanto, somente um perfil poderá ser usado por vez.

O iPhone XR e XS têm algo que a Apple chama de DSDS (Dual SIM Dual Standby): você pode usar, simultaneamente, uma linha no chip tradicional e outra no eSIM.

Atualizado às 18h04

Mais sobre: , ,