Início » Telecomunicações » TIM permite ativar linhas no eSIM de celulares como iPhone XS e XR

TIM permite ativar linhas no eSIM de celulares como iPhone XS e XR

TIM permite ativar eSIM no pós-pago e controle (breve no pré-pago); Vivo e Claro também oferecem suporte ao chip digital

Felipe Ventura Por

A TIM está se juntando à Vivo e Claro ao oferecer suporte para eSIM, chip não-removível que permite ativar linhas sem trocar de SIM card. A tecnologia pode ser usada por clientes do pós-pago e controle; planos pré-pagos serão contemplados em breve. A operadora menciona que o iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max estão entre os celulares compatíveis.

TIM e eSIM no iPhone

O processo de ativação do eSIM é diferente de um chip tradicional. Você não precisa abrir a bandeja do celular: em vez disso, é necessário adicionar um plano celular através das configurações e escanear um QR code com a câmera.

No iOS, o usuário deve seguir o caminho Ajustes > Celular > Adicionar Plano Celular e escanear o QR code fornecido pela TIM, Vivo, Claro ou uma operadora no exterior. É necessário ter uma conexão Wi-Fi ativa para a verificação do código.

Isso deverá ser feito em uma das 130 lojas próprias da TIM; confira aqui a lista completa (PDF). O eSIM está disponível atualmente para planos pós-pagos e controle; clientes pré-pago e pessoas jurídicas (PJ) poderão ativar o chip digital “em breve”.

A operadora afirma que todo iPhone XR, XS e XS Max é compatível, mesmo se tiver sido comprado no exterior. Além disso, a TIM confirma ao Tecnoblog que “todos os aparelhos que possuem a tecnologia eSIM podem ser ativados”. Isso inclui smartphones Android como o Google Pixel 2, Pixel 3 e Pixel 3a.

TIM e eSIM no iPhone

eSIM é mais seguro que chip tradicional

Como lembra a TIM, a ativação por QR code oferece mais segurança ao proteger a linha de possíveis invasões. O código possui uma chave exclusiva “que faz a verificação em um servidor toda vez que uma substituição de perfil é solicitada”, explica a operadora em comunicado.

Além disso, como o eSIM não pode ser removido, o celular permanecerá conectado à internet em caso de perda ou roubo, permitindo localizá-lo e (talvez) recuperá-lo.

O eSIM permite armazenar até 8 perfis diferentes. Ou seja, se você for viajar e ativar outra linha no chip digital, não precisará remover a linha da TIM. No entanto, somente um perfil poderá ser usado por vez.

O iPhone XR e XS têm algo que a Apple chama de DSDS (Dual SIM Dual Standby): você pode usar, simultaneamente, uma linha no chip tradicional e outra no eSIM.

Atualizado às 18h04

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

uB.

comprar esim é sacanagem, viu! Operadora gosta de lucrar em tudo quer canto.

Mas vou acabar trocando, é mais seguro, já q um suposto ladrão não poderá tirar o chip.

JOSÉ AUGUSTO

você tem que ir até a loja da operadora munido de RG. Compra um "chip" virtual já que você leva o QR code consigo e pode instalar em outros e futuros aparelhos. paguei 10 reais na loja da claro e instalei no meu XR. Sinceramente o gerenciamento do dual sim no iOS é bem ruim, mas dá pra quebrar o galho.

Vinicius Porto

Eu quero é ativar online, sem precisar ir em loja. A primeira que fizer isso eu mudo.

Mr. Poopybutthole

Eu imaginava que não tinha 4G na região aonde moro, até que um belo dia resolvi buscar o sinal de forma manual e apareceu na lista CLARO 4G.... Liguei no call center e na mesma hora ativou.

uB.

Eu tinha TimBeta, é um plano pré-pago. Aí fui na loja pedir um chip 4G, só q antes de falar meu plano, perguntei se tinha chip 4G, recebi resposta afirmativa e falei q queria.

Eles n queriam me vender de jeito nenhum, na última, eles alegaram que n iria funcionar. Então eu disse, n tem problema, basta me vender o chip 4G e ativá-lo, se n funcionar, fico com o 3G mesmo.

Delícia q naquela época o 4G era ilimitado e bem rapidão, ôhhh saudades

uB.

Onde adquire este QR code pra scanear? Posso entrar no site da operadora, escolher um plano e imprimir/visualizar o QRCode ou tenho que, obrigatoriamente, ir uma loja física pra adquirir?

Marina C Silva

E se eu precisar trocar celular por um que não tenha a tecnologia e-sim? Posso manter o simcard antigo?

Kaíque Sávio

Sim, e no iPad também, qualquer um que tenha eSIM

RODRIGO

Faltou a OI, Sercomtel, Algar e Nextel!!! A nova tecnologia vai evitar a clonagem para meter golpes no zap-zap e telegram!! Quero ver se conseguem, tá!? Todos os smartphones, do básico ao premium, poderiam implementá-lo!! Não custa tentar, mesmo sendo caro!!! eSIM JÁ!!!!

RM Beta

Tenho a mesma dúvida. É possível reutilizar o QR Code ou é necessário adquirir um novo?

Anderson Silva

Que eu saiba, até hoje quando vc adquire uma nova linha na Claro, o 4G vem desativado - vc tem q ligar no Call Center e reclamar que não funciona 🤦🏻‍♂️

Anderson Silva

Era pra Vivo, essa

Filipe Espósito

Só guardar o QR Code e você pode ativar em quantos iPhones quiser — só não ao mesmo tempo, claro.

Victor Hugo

Indireta pra Claro detectada kkkkkkk

Victor Hugo

Talvez não tenham atualizado ainda, tem que ser homologado por eles antes.

Exibir mais comentários