Início » Telecomunicações » TIM permite ativar linhas no eSIM de celulares como iPhone XS e XR

TIM permite ativar linhas no eSIM de celulares como iPhone XS e XR

TIM permite ativar eSIM no pós-pago e controle (breve no pré-pago); Vivo e Claro também oferecem suporte ao chip digital

Felipe Ventura Por

A TIM está se juntando à Vivo e Claro ao oferecer suporte para eSIM, chip não-removível que permite ativar linhas sem trocar de SIM card. A tecnologia pode ser usada por clientes do pós-pago e controle; planos pré-pagos serão contemplados em breve. A operadora menciona que o iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max estão entre os celulares compatíveis.

TIM e eSIM no iPhone

O processo de ativação do eSIM é diferente de um chip tradicional. Você não precisa abrir a bandeja do celular: em vez disso, é necessário adicionar um plano celular através das configurações e escanear um QR code com a câmera.

No iOS, o usuário deve seguir o caminho Ajustes > Celular > Adicionar Plano Celular e escanear o QR code fornecido pela TIM, Vivo, Claro ou uma operadora no exterior. É necessário ter uma conexão Wi-Fi ativa para a verificação do código.

Isso deverá ser feito em uma das 130 lojas próprias da TIM; confira aqui a lista completa (PDF). O eSIM está disponível atualmente para planos pós-pagos e controle; clientes pré-pago e pessoas jurídicas (PJ) poderão ativar o chip digital "em breve".

A operadora afirma que todo iPhone XR, XS e XS Max é compatível, mesmo se tiver sido comprado no exterior. Além disso, a TIM confirma ao Tecnoblog que "todos os aparelhos que possuem a tecnologia eSIM podem ser ativados". Isso inclui smartphones Android como o Google Pixel 2, Pixel 3 e Pixel 3a.

TIM e eSIM no iPhone

eSIM é mais seguro que chip tradicional

Como lembra a TIM, a ativação por QR code oferece mais segurança ao proteger a linha de possíveis invasões. O código possui uma chave exclusiva "que faz a verificação em um servidor toda vez que uma substituição de perfil é solicitada", explica a operadora em comunicado.

Além disso, como o eSIM não pode ser removido, o celular permanecerá conectado à internet em caso de perda ou roubo, permitindo localizá-lo e (talvez) recuperá-lo.

O eSIM permite armazenar até 8 perfis diferentes. Ou seja, se você for viajar e ativar outra linha no chip digital, não precisará remover a linha da TIM. No entanto, somente um perfil poderá ser usado por vez.

O iPhone XR e XS têm algo que a Apple chama de DSDS (Dual SIM Dual Standby): você pode usar, simultaneamente, uma linha no chip tradicional e outra no eSIM.

Atualizado às 18h04

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

uB.
comprar esim é sacanagem, viu! Operadora gosta de lucrar em tudo quer canto.Mas vou acabar trocando, é mais seguro, já q um suposto ladrão não poderá tirar o chip.
JOSÉ AUGUSTO
você tem que ir até a loja da operadora munido de RG. Compra um "chip" virtual já que você leva o QR code consigo e pode instalar em outros e futuros aparelhos. paguei 10 reais na loja da claro e instalei no meu XR. Sinceramente o gerenciamento do dual sim no iOS é bem ruim, mas dá pra quebrar o galho.
Vinicius Porto
Eu quero é ativar online, sem precisar ir em loja. A primeira que fizer isso eu mudo.
Mr. Poopybutthole
Eu imaginava que não tinha 4G na região aonde moro, até que um belo dia resolvi buscar o sinal de forma manual e apareceu na lista CLARO 4G.... Liguei no call center e na mesma hora ativou.
uB.
Eu tinha TimBeta, é um plano pré-pago. Aí fui na loja pedir um chip 4G, só q antes de falar meu plano, perguntei se tinha chip 4G, recebi resposta afirmativa e falei q queria.Eles n queriam me vender de jeito nenhum, na última, eles alegaram que n iria funcionar. Então eu disse, n tem problema, basta me vender o chip 4G e ativá-lo, se n funcionar, fico com o 3G mesmo.Delícia q naquela época o 4G era ilimitado e bem rapidão, ôhhh saudades
uB.
Onde adquire este QR code pra scanear? Posso entrar no site da operadora, escolher um plano e imprimir/visualizar o QRCode ou tenho que, obrigatoriamente, ir uma loja física pra adquirir?
Marina C Silva
E se eu precisar trocar celular por um que não tenha a tecnologia e-sim? Posso manter o simcard antigo?
Kaíque Sávio
Sim, e no iPad também, qualquer um que tenha eSIM
RODRIGO
Faltou a OI, Sercomtel, Algar e Nextel!!! A nova tecnologia vai evitar a clonagem para meter golpes no zap-zap e telegram!! Quero ver se conseguem, tá!? Todos os smartphones, do básico ao premium, poderiam implementá-lo!! Não custa tentar, mesmo sendo caro!!! eSIM JÁ!!!!
RM Beta
Tenho a mesma dúvida. É possível reutilizar o QR Code ou é necessário adquirir um novo?
Anderson Silva
Que eu saiba, até hoje quando vc adquire uma nova linha na Claro, o 4G vem desativado - vc tem q ligar no Call Center e reclamar que não funciona 🤦🏻‍♂️
Anderson Silva
Era pra Vivo, essa
Filipe Espósito
Só guardar o QR Code e você pode ativar em quantos iPhones quiser — só não ao mesmo tempo, claro.
Victor Hugo
Indireta pra Claro detectada kkkkkkk
Victor Hugo
Talvez não tenham atualizado ainda, tem que ser homologado por eles antes.
Andre Bilha
Sim, vc vai la comprar o E-sim e ativar na seu aparelho via QR Code que vem no chip.
Andre Bilha
Entao senta e espera bastante porque eles ja confirmaram que nao tem interesse na Oi.
Internet
Engraçado que na página de suporte da Apple só mostra a Claro sendo compatível com eSIM.
Stvrgs
Funciona com o apple watch tambem?
MagicCarpetDriver
isso é legal demais!
Carlos Eduardo
Isso me lembra quando precisei trocar pra nanochip na Claro em 2014. Mesmo com plano controle e sendo cliente há anos, eles se negavam...Mandei um, "Blz fera, a troca é paga mas vcs se negam. Cancela meu numero então", isso pq era loja oficial (não era franqueada).Pq não mandei cortar o chip? Chip era só 3G, tinha acabado de sair da AT com aparelho novo e a loja da claro era mais perto que esses locais que cortavam chip.Quando chegou o 4g, foram dias ligando pra eles ativarem.
Anderson Silva
Em teoria, os dados de cada eSIM seriam sincronizados com o backup do teu aparelho via iTunes ou iCloud - mas, como vivemos no Brasil, "Pra que facilitar?"
Mr. Poopybutthole
Lembro dessa época precisei bajular a moça da TIM para ela liberar o 4G no beta, ter um chip no 4G no pré era uma luta. Depois de um bom tempo tinha até carro da TIM fazendo substituição de chips por 4G rodando em algumas cidades distribuindo chip.
RichardG867
Isso mesmo, eu lembro que quando liberaram o 4G no pré-pago ninguém queria trocar meu chip, rodei várias lojas.
Wendel Schelhan
Parece que sim, pois a ativação do eSIM ficaria atrelada ao aparelho.
Saulo Benigno
Dúvida, e se eu comprar um iPhone novo, como faço? Preciso ir na operadora de novo?
Anderson Silva
Parabéns, TIM... fazendo o certinho e ativando pra todo mundo, sem distinção de plano ou de amizade com ngm. influente de dentro da empresa :P