Início » Internet » Facebook pode ocultar contagem de likes em breve

Facebook pode ocultar contagem de likes em breve

Instagram já oculta número de curtidas; Facebook cogita fazer teste semelhante

Emerson Alecrim Por

A decisão de esconder o número de likes do Instagram no Brasil e outros países deixou muitos influenciadores digitais em pânico, mas talvez esse seja só o começo: em breve, o Facebook também poderá ocultar a contagem de curtidas em seu feed de notícias.

Facebook (Foto: Max Pixel)

Mais uma vez, a descoberta foi feita por Jane Manchun Wong, desenvolvedora que é conhecida por antecipar novidades de várias redes sociais. Ela liberou capturas de tela de uma versão experimental do app do Facebook para Android que mostram dizeres como “Fulana e outros” curtiram determinada postagem, mas sem que a quantidade de likes seja informada.

Procurado pelo TechCrunch, o Facebook confirmou que considera testar a remoção da contagem de curtidas, mas não deu detalhes sobre esse plano. É provável, no entanto, que a decisão tenha como base a ocultação da quantidade de likes no Instagram que está em vigor em países como Canadá, Austrália, Japão e, como você já sabe, Brasil.

Quando os testes no Instagram começaram, o Facebook argumentou que a mudança visa fazer o usuário deixar de se preocupar com a quantidade de likes e se focar apenas em publicar seu conteúdo.

Mas é possível que essa também seja uma forma de aumentar o engajamento: muitos usuários apagam postagens quando recebem poucos comentários ou likes e, não raramente, diminuem o ritmo de publicações por conta disso; com a ocultação do número de curtidas, esses usuários podem se sentir mais motivados para postar.

Facebook sem contagem de likes (Capturas: Jane Manchun Wong)

Facebook sem contagem de likes (Capturas: Jane Manchun Wong)

O Facebook também sofre desse “desengajamento”. Entre os vários motivos que levam usuários a deixarem de publicar na rede social está a impressão de que, por receber poucos likes, seu conteúdo não é interessante. Um teste do tipo faria sentido aqui, portanto.

Se a companhia decidir levar o plano adiante, deve seguir o exemplo do Instagram e iniciar os testes em apenas alguns países. Quais deles? Esse é um dos vários detalhes que continuam sob sigilo.

Vale relembrar que o YouTube tomou uma decisão parecida: a partir deste mês, o serviço deixará de exibir o número exato de inscritos nos canais. A medida visa diminuir a pressão por números sobre os produtores de conteúdo.

Tecnocast 122 – Instagram sem likes: o que muda?

Como já informado, o Instagram deixou de exibir o número de likes no Brasil. A despeito da justificativa de reduzir a pressão por números, a decisão acabou se mostrando bastante controversa. Mas será que há motivo para tanto alarde? Discutimos o assunto no Tecnocast 122. Aperte o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Feelckins

twitter, não se misture com essa gentalha

clica na foto moço.

Rod

Ilegível

Tiago Celestino

Esses comunistas, estão demais!!! Censurando diversos seres que usam essas redes sociais comunistas /s

Isac Amaral

Empresas de fact checking , lei contra fake news , ocultar reações e campanhas nas redes social . Kkk establishment, cada vez colhendo mais a liberdade de expressão. Não vai demorar até nós só podermos assistir o que eles colocam na rede .

johndoe1981

Esse "influenciadores digitais" se dependerem de mim vão todos morrer de fome, rede social é futilidade demais. No Youtube ainda desabilito o adblock pra um outro canal que posta conteúdo útil e educativo, mas está cada vez mais difícil encontrar algo que preste.

RODRIGO

Os mauricinhos e as patricinhas ''influencers'' choram e tremem na base!!! O facebook poderia realizar duas melhorias: integrar o messenger sem precisar baixar este app para smartphones(ridículo isso!!) e implementar criptografia ponta a ponta com dupla verificação de acesso para evitar recolher dados involuntariamente e espionagens em geral!!!!

Buldego

hahah
Mas esse merecia um like mesmo.

me lembrou desse post hahah:

https://uploads.disquscdn.c...

Josisclelson

prostitua-se e seja feliz!

pare de se prostituir

Jefferson Rodrigues

Kkkkk Quem não gosta de um like? É meio viciante!

Mais um dia triste para os prostitutos de likes.