Início » Internet » EUA vetam turistas devido a mensagens e amizades em redes sociais

EUA vetam turistas devido a mensagens e amizades em redes sociais

Dois homens foram deportados após atividade de amigos na internet ser questionada pela Alfândega dos EUA

Victor Hugo Silva Por

As publicações feitas por amigos em redes sociais e as mensagens recebidas no WhatsApp podem servir de justificativa para autoridades impedirem pessoas de entrarem nos Estados Unidos. É o que ocorreu com dois homens que tiveram seus vistos cancelados após seus celulares serem analisados por policiais.

O caso mais recente aconteceu na terça-feira (27) e envolve um estudante palestino de 17 anos que mora no Líbano. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Boston com um visto estudantil para iniciar seus estudos na Universidade de Harvard.

No entanto, o documento foi cancelado no Serviço de Alfândegas e Proteção de Fronteiras dos EUA. Os oficiais tomaram a decisão após analisarem o smartphone do estudante e supostamente encontrarem problemas em publicações de amigos nas redes sociais.

O jovem afirmou que “não deveria ser responsabilizado” pelo que outros publicam, mas seu apelo não foi levado em consideração. Com o visto cancelado, o jovem foi deportado ao Líbano um dia antes de suas aulas começarem.

Turista foi deportado por conta de mensagens recebidas

Infelizmente, situações como essas não são novas. Há nove meses, um homem paquistanês com visto temporário para visitar os EUA foi deportado após oficiais da Alfândega analisarem seu smartphone e seu notebook.

Ele havia desembarcado no Aeroporto Intercontinental George Bush, em Houston, mas uma imagem recebida no WhatsApp em setembro de 2018 o impediu de sair do local. A foto mostrava uma criança assassinada e mutilada.

WhatsApp / Facebook / Pixabay

O turista afirmou que um conhecido enviou a imagem em um grupo para alertar os pais sobre casos de sequestros de crianças em sua cidade-natal. O material foi usado pelos oficiais para cancelar o visto do homem, que relatou ter permanecido 15 horas no aeroporto até receber uma resposta.

Ele tentou explicar que a imagem poderia ser facilmente encontrada na internet, mas não foi autorizado a entrar nos EUA com a justificativa de que o material era de sua responsabilidade. “Encontramos isso no seu celular”, disse um policiais, que chegou a questionar se ele tinha relação com tráfico de órgãos.

O homem buscou mais informações sobre o caso na embaixada dos EUA em Karachi, no Paquistão, mas não teve sucesso. Com isso, ele decidiu pagar centenas de dólares para receber seus registros por meio da lei americana de acesso à informação.

Os documentos apontam que o turista não recebeu autorização para entrar no país devido a “imagens depreciativas encontradas em seu celular” e por ter afirmado que pretendia trabalhar no país, o que foi negado pelo próprio.

A Alfândega cancelou o visto apesar de ter admitido que o homem negou ter tirado a foto e que não acreditava que o remetente era seu autor. Ainda assim, ele está proibido de retornar aos EUA nos próximos cinco anos.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Andre Souza

Nem leve celular.... Compre um lá e e traga, sai mais barato que comprar aqui mesmo! kkkk

johndoe1981

Na verdade é o contrário, qualquer ideologia divergente da esquerda é taxada de "extrema direita". Chegue para um militante vermelho e diga que você discorda da ideologia política dele, e ele vai te chamar de "fascista", que já virou clichê de tão batido que virou o termo.

Artepan Panfleteria

E a culpa é do Trump? PQP!
A América é o País decente mais livre do mundo.
E quem foi que causou tudo isto?
Sim, os muçulmanos filhos da puta! Uma raça escrota que se infiltra nos países, como um vírus, e vai detonando tudo.
E os esquerdomerdas vagabundos liberam para estes escórias, como se fossem aliados.
Só que eles no poder acabam com a raça toda.

Os chineses sabem disso e proibiram o islã....

Artepan Panfleteria

Exatamente! É tipo aquele "amigo" que você convida para ir na sua casa e o infeliz já chega abrindo as panelas, a geladeira e reclama que só tem cerveja de um tipo que ele não gosta. No mínimo, um mal educado.
Mas na verdade um filho da puta.

Vide os "refugiados muçulmanos" na Europa. São um tipo de vírus que estão detonando a França, por exemplo.
Ainda bem que os Poloneses são inteligentes e evitaram este cavalo de Tróia....

Artepan Panfleteria

Neste caso concordo 1000% com Donald Trump.
E esta pocilga de merda, com 90% de povo lixo, que adora bandidos e bolsa capim, é uma sucursal do inferno.
https://uploads.disquscdn.c...

Artepan Panfleteria

Um estúpido, não ingênuo. Mas a verdade, um imenso filho da puta!
Deixar estes tipos de imagens (pornografia infantil, assassinato de crianças) no celular é no mínimo coisa de verme escroto!
De esquerdomerdas vagabundos, que tentam relativizar estas aberrações... PQP! Foda!

Os agentes Americanos são bonzinhos demais. Só deportaram o vagabundo.
Deveriam ter metido uma bala na caixa de merda, do nojento.

Eu também participo de grupos no whatsapp, mas não aceito este tipo de escrotidão...
Tenho filhos e netos. E este tipo de verme só tem um remédio:

https://uploads.disquscdn.c...

Lui Spin

Eu acho que um Estado, só deveria ter permissão para acessar o conteúdo do seu celular, se você for investigado por um crime e tiver autorização judicial para tal.

Não um mero policial alfandegário poder fazer isso, na hora, do nada.

É muita invasão de privacidade.

Frederico Martins

Né? Kkkkkkkkk

Tiago Celestino

Nunca fiz questão de ir conhecer os EUA, depois de ñ conseguir o visto, ter pago muitas doletas e a mulher nem olhar pra minha cara e duvidar do meu salario, só fico puto que nunca vou poder conhecer a cidade de Nova Iorque. Depois desse comentário, nunca mais entrarei nesse país.

Fabio Santos

Estudar uma proposta para aumento, para incentivar a produção local com custo menor e trazer mais benefício a nação isto é ruim? Bem na mente doentia de quem defende imigração e todas as pautas de ativismo deve ser.

Vegeta humilde

Perceba q eu nem falei da china, muito menos sobre ideologia comunista

Me refiro à outros aumentos de impostos, segue exemplo: https://motor1.uol.com.br/n...

Mas claro q como defensor da Dilma americana (pq ele é tão protecionista quanto ela) vc viria falar da china mesmo...

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Credo... não quero nem imaginar onde vc trabalha....

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

E vice-versa para os comunistas...tudo que não é esquerda revoltada é fascista, não se pode ter ou emitir opinião diferente...

Marcvs Antonivs

Acho tão divertido como, para os fascistas, tudo o que não é fascista é..."comunista".

Fabio Santos

Você deve estar preocupado se este aumento vai afetar seu bolso como todo individualista.
Os Eua está contendo uma coisa chamada mercado seguro, aonde a China é sua ideologia maluca pra lá de comunista quer negociações cada vez mais ideológicas e afasta investimentos locais, algo que se você analisar e deixar já ocorre no Brasil graças a gestões passadas, exemplo nosso povo aqui deveria ter feito que Trump faz, pois hoje o que se vê ao menos em SP os chineses andando com tudo de grife em shoppings famosos como center norte, bourbon shopping e a grande massa brasileira trabalhando por qualquer troco nos stands dos chinas e levando chicotada, entendeu ou quer um desenho, a China vem aos países não pra negociar e sim colocar seu lado ideológico e se você não aceitar começam a chorar mundo a fora, bem você deveria ir morar lá quem sabe vai se sentir bem com as restrições que o próprio governo comunista já faz com a população, porém como digo pra todo esquerda caviar vai como morador e não turista ok.

Exibir mais comentários