As publicações feitas por amigos em redes sociais e as mensagens recebidas no WhatsApp podem servir de justificativa para autoridades impedirem pessoas de entrarem nos Estados Unidos. É o que ocorreu com dois homens que tiveram seus vistos cancelados após seus celulares serem analisados por policiais.
- Facebook pode ocultar contagem de likes em breve
- Justiça proíbe demissão de funcionários do setor de TI em SP por 90 dias
O caso mais recente aconteceu na terça-feira (27) e envolve um estudante palestino de 17 anos que mora no Líbano. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Boston com um visto estudantil para iniciar seus estudos na Universidade de Harvard.
No entanto, o documento foi cancelado no Serviço de Alfândegas e Proteção de Fronteiras dos EUA. Os oficiais tomaram a decisão após analisarem o smartphone do estudante e supostamente encontrarem problemas em publicações de amigos nas redes sociais.
O jovem afirmou que “não deveria ser responsabilizado” pelo que outros publicam, mas seu apelo não foi levado em consideração. Com o visto cancelado, o jovem foi deportado ao Líbano um dia antes de suas aulas começarem.
Turista foi deportado por conta de mensagens recebidas
Infelizmente, situações como essas não são novas. Há nove meses, um homem paquistanês com visto temporário para visitar os EUA foi deportado após oficiais da Alfândega analisarem seu smartphone e seu notebook.
Ele havia desembarcado no Aeroporto Intercontinental George Bush, em Houston, mas uma imagem recebida no WhatsApp em setembro de 2018 o impediu de sair do local. A foto mostrava uma criança assassinada e mutilada.
O turista afirmou que um conhecido enviou a imagem em um grupo para alertar os pais sobre casos de sequestros de crianças em sua cidade-natal. O material foi usado pelos oficiais para cancelar o visto do homem, que relatou ter permanecido 15 horas no aeroporto até receber uma resposta.
Ele tentou explicar que a imagem poderia ser facilmente encontrada na internet, mas não foi autorizado a entrar nos EUA com a justificativa de que o material era de sua responsabilidade. “Encontramos isso no seu celular”, disse um policiais, que chegou a questionar se ele tinha relação com tráfico de órgãos.
O homem buscou mais informações sobre o caso na embaixada dos EUA em Karachi, no Paquistão, mas não teve sucesso. Com isso, ele decidiu pagar centenas de dólares para receber seus registros por meio da lei americana de acesso à informação.
Os documentos apontam que o turista não recebeu autorização para entrar no país devido a “imagens depreciativas encontradas em seu celular” e por ter afirmado que pretendia trabalhar no país, o que foi negado pelo próprio.
A Alfândega cancelou o visto apesar de ter admitido que o homem negou ter tirado a foto e que não acreditava que o remetente era seu autor. Ainda assim, ele está proibido de retornar aos EUA nos próximos cinco anos.
Com informações: TechCrunch.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Nem leve celular.... Compre um lá e e traga, sai mais barato que comprar aqui mesmo! kkkk
Na verdade é o contrário, qualquer ideologia divergente da esquerda é taxada de "extrema direita". Chegue para um militante vermelho e diga que você discorda da ideologia política dele, e ele vai te chamar de "fascista", que já virou clichê de tão batido que virou o termo.
E a culpa é do Trump? PQP!
A América é o País decente mais livre do mundo.
E quem foi que causou tudo isto?
Sim, os muçulmanos filhos da puta! Uma raça escrota que se infiltra nos países, como um vírus, e vai detonando tudo.
E os esquerdomerdas vagabundos liberam para estes escórias, como se fossem aliados.
Só que eles no poder acabam com a raça toda.
Os chineses sabem disso e proibiram o islã....
Neste caso concordo 1000% com Donald Trump.
E esta pocilga de merda, com 90% de povo lixo, que adora bandidos e bolsa capim, é uma sucursal do inferno.
https://uploads.disquscdn.c...
Eu acho que um Estado, só deveria ter permissão para acessar o conteúdo do seu celular, se você for investigado por um crime e tiver autorização judicial para tal.
Não um mero policial alfandegário poder fazer isso, na hora, do nada.
É muita invasão de privacidade.
Né? Kkkkkkkkk
Nunca fiz questão de ir conhecer os EUA, depois de ñ conseguir o visto, ter pago muitas doletas e a mulher nem olhar pra minha cara e duvidar do meu salario, só fico puto que nunca vou poder conhecer a cidade de Nova Iorque. Depois desse comentário, nunca mais entrarei nesse país.
Estudar uma proposta para aumento, para incentivar a produção local com custo menor e trazer mais benefício a nação isto é ruim? Bem na mente doentia de quem defende imigração e todas as pautas de ativismo deve ser.
Perceba q eu nem falei da china, muito menos sobre ideologia comunista
Me refiro à outros aumentos de impostos, segue exemplo: https://motor1.uol.com.br/n...
Mas claro q como defensor da Dilma americana (pq ele é tão protecionista quanto ela) vc viria falar da china mesmo...
Credo... não quero nem imaginar onde vc trabalha....
E vice-versa para os comunistas...tudo que não é esquerda revoltada é fascista, não se pode ter ou emitir opinião diferente...
Acho tão divertido como, para os fascistas, tudo o que não é fascista é..."comunista".
Você deve estar preocupado se este aumento vai afetar seu bolso como todo individualista.
Os Eua está contendo uma coisa chamada mercado seguro, aonde a China é sua ideologia maluca pra lá de comunista quer negociações cada vez mais ideológicas e afasta investimentos locais, algo que se você analisar e deixar já ocorre no Brasil graças a gestões passadas, exemplo nosso povo aqui deveria ter feito que Trump faz, pois hoje o que se vê ao menos em SP os chineses andando com tudo de grife em shoppings famosos como center norte, bourbon shopping e a grande massa brasileira trabalhando por qualquer troco nos stands dos chinas e levando chicotada, entendeu ou quer um desenho, a China vem aos países não pra negociar e sim colocar seu lado ideológico e se você não aceitar começam a chorar mundo a fora, bem você deveria ir morar lá quem sabe vai se sentir bem com as restrições que o próprio governo comunista já faz com a população, porém como digo pra todo esquerda caviar vai como morador e não turista ok.
O mais engraçado é que, além das demais questões, há brasileiros reclamando que, muito provavelmente, não tem condições nem de ir pro estado vizinho, ou mesmo odeia os EUA e fala mal pra caramba do país... ^^
Conte-me mais sobre o livre mercado americano que aumenta impostos de produtos importados...
Pois é, agora não pode mais ter nude no celular que os bonsões vão querer vigiar, oshe.
Fácil, só fazer backup e restaurar o cel com 10 ou 15 apps, mas que é uma dor de cabeça... E ineficaz, uma vez que a terroristada (inventei a palavra) pegar a manhã e criar perfil falso pra entrar, kkk!
Paquistaneses, Libaneses.... claro que nem são os mais visados por lá. Oriente Médio é bonzinho aos olhos da 'Muricah.
Mas é CLARO que ia ter gente defendendo os absudos dos americanos.
GADO DEMAIS a caixa de comentários do Tecnoblog.
Pior que é assim mesmo desde a época do Orkut ,grupos de filosofia são infestados de fakes.
Muuuuuuuuuuuu!
A maioria dos comunistas caviar usam perfil fake nas redes sociais pois tem medo exatamente disto, entrar num país capitalista pra viver o luxo que este propaga o contrário na sua terra natal.
Muitas vezes nem é isto quando eu não tinha o green card toda vez era a mesma coisa, sua entrevista deve bater idêntica a feita no consulado com a estando na alfândega do país e claro respeitar o agente de imigração fato que muitos acham que ele é um qualquer e começam a xingar e perder a linha.
Fazendo isto creio que não terá problemas maiores.
Que comparação hein, um país como Eua que deixa seu povo se defender e tem livre mercado pra China comunista que controla acessos e a vida das pessoas por meio de diversos mecanismo não tem como comparar um país liberalista com outro comunista disfarçado por muitos que diz ah mais a China é um capitalismo Keysiano, ah tá.
Que Trump chato!!! O sonho americano acabou para muitos!! Quando faltar imigrantes ao mercado de trabalho vão sentir peso na consciência!! Bem-vindos ao mundo cão ditadorial estatal!!!
Se é por isso que a galera tava puta com o governo e tal. Pois aqui eles tem livre acesso porém nós irmos pra lá é maior frescura.
land of the free
Caras, entendo que parece ridículo as ações dos americanos mas, sempre tem aquele mas, né. Vou te dar um exemplo: Estava indo para o almoço na fabrica onde trabalho, quando chega uma mensagem do whatsApp. Saco o telefono do bolso, abro e, pasme, uma cabeça decapitada de um traficando local, próximo onde moro repousando no ponto de ônibus. Perdi a fome na hora. Por essas e outras coisas, mantenho daquele dia em diante desabilitado download automático e, nem participo de grupos. E vou te dizer mais, algumas mulheres onde trabalho são viciadas em Gore. Imagine que uma pessoa com tal gosto, por mais inteligente que seja, por mais instruído que seja, o simples fato de gostar desse tipo de material já o coloca naquele lugar de pessoas estranhas, ainda mais se você mantiver tais arquivos por dias.
Esses vídeos de mutilação, sexo em local proibido ou qualquer outro são muito disseminados via WhatsApp, principalmente entre a população mais pobre e mais velha (não somente deles), eu geralmente apago de tempos em tempos imagens e vídeos na galeria e me surpreendo com alguns (tenho ate que desabilitar o download automático). Sobre essa investida dos EUA é mais um caso de impedir determinados grupos de adentrar ao pais.
Às vezes ele nem tinha visto que recebeu aquela imagem
se vai tirar visto ou entrar no EUA: delete tudo. TUDO.
Daria minhas redes sociais tranquilamente para eles analisarem, mas logado na minha conta para tal? não, obrigado.
querem entrar na casa dos outros e ainda querem mandar e "ter direitos"
Mudaram as regras.
Ao solicitar seu visto, você é obrigado a informar todas as redes sociais que você tem conta, além de permitir uma devassa nas redes.
Se "esquecer de informar alguma" ou não autorizar a devassa, você volta no primeiro voô.
Eu não sei muito bem como funciona essa lei antiterrorismo nos EUA, mas não teria quer ter um mandado pra isso?
Também não entendi porque esse turista iria manter imagem de uma criança sendo assassinada e mutilada no celular, em vez de deletar logo. Mesmo que não tivesse nada a ver, bem ou mal ele acabou se incriminando.
Entendo que é necessário tentar evitar a entrada de potenciais terroristas, embora não concorde com essa inspeção no WhatsApp, pois vigilância estatal nunca é boa, independente de vir da China ou EUA, mas eu teria deletado na hora essa imagem da criança sendo assassinada, assim como deletaria instantaneamente alguma imagem de pornografia infantil que tenha recebido no meu celular ou em rede social.
Não podemos controlar o conteúdo que os outros nos enviam, mas o turista paquistanês foi muito ingênuo em manter esse tipo de imagem no celular dele, eu teria deletado no mesmo instante. Na verdade, se alguém revelasse antes de enviar o conteúdo que é material de violência ou pornografia infantil, eu nem baixaria.