Início » Internet » Google Play Store terá vídeos que tocam sozinhos

Google Play Store terá vídeos que tocam sozinhos

Reprodução automática exige que o desenvolvedor remova anúncios e desmonetize o vídeo no YouTube, onde fica hospedado

André Fogaça Por
14 semanas atrás

O Google vai permitir que vídeos da Play Store iniciem a reprodução sem a ação direta do usuário. A informação apareceu dentro da própria loja de apps, filmes, músicas, livros, jogos e começa a valer já a partir de setembro deste ano.

Google Play Store

“No começo de setembro de 2019, o Google Play começará a reprodução de vídeos automaticamente para ajudar que mais usuários descubram seu conteúdo mais rapidamente,” diz a nota. Se por um lado a reprodução automática é uma das práticas mais irritantes da internet, por outro o Google exige que os desenvolvedores removam publicidade de seus vídeos ou a monetização deles.

Este segundo ponto é importante, pois os vídeos que aparecem na Play Store ficam hospedados no YouTube e se o desenvolvedor ativou a monetização, a propaganda automática aparece e ela servirá mais como forma de confundir quem busca o app do que para ajudar.

O prazo para remoção desses anúncios acaba no dia primeiro de novembro e se o desenvolvedor não remover, não poderá utilizar o recurso de reprodução automática dentro da Play Store. Ainda não há informações se os vídeos que tocam sozinhos serão acompanhados de áudio, o que não acontece em outras plataformas que já utilizam algo semelhante, como o Twitter e Facebook.

Outro detalhe comum onde o autoplay está em vigor é que existe uma forma de impedir que ele aconteça quando o aparelho está utilizando redes móveis.

Com informações: Google e Android Police.