Google anuncia oficialmente o Android 10; estas são as principais novidades

Sem nome de sobremesa, Android 10 traz novo controle por gestos e foco em privacidade

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 6 meses
Android 10

O Google escolheu esta terça-feira (3) para fazer o anúncio oficial do Android 10 (até então, Android Q). A nova versão do sistema operacional abandona a tradição dos nomes de sobremesa (embora os engenheiros da companhia a chamem internamente de Quince Tart), por outro lado, promete funcionalidades interessantes, como o Smart Reply e o Focus Mode.

De acordo com o Google, o Android 10 traz cerca de 50 novos recursos, incluindo aí suporte às redes 5G, compatibilidade com telas dobráveis e alterações para reforçar a segurança e privacidade do usuário. Mas os destaques vão mesmo para as funcionalidades que facilitam o uso do smartphone no dia a dia.

O Smart Reply, por exemplo, usa aprendizagem de máquina para se antecipar a uma ação em praticamente qualquer aplicativo de mensagens. Com ele, se você receber um link para o YouTube, por exemplo, o Android perguntará imediatamente se você quer abrir o vídeo no aplicativo do serviço.

De igual forma, o Smart Reply irá pressupor que você deseja visualizar no Google Maps um endereço recebido por mensagem instantânea e te perguntará sobre isso. Como o nome indica, o recurso também sugerirá respostas para as mensagens que chegarem a você.

É claro que o Google também deu atenção ao Dark Mode. no Android 10, o modo escuro pode ser ativado para o sistema operacional inteiro ou apenas em aplicativos específicos, como Chrome, Google Fotos e Agenda.

Android 10 - modo escuro

Um novo controle por gestos promete melhorar a experiência de uso, embora possa causar alguma estranheza no início. A ideia principal é permitir que o usuário use gestos rápidos para alternar entre aplicativos, retroceder ou abrir a tela inicial, tudo isso sem depender dos clássicos botões virtuais do Android — a barra com esses botões está lá, de todo modo.

Android 10 - gestos

Já o Focus Mode permite que o usuário decida rapidamente quando e como receber notificações. É possível, por exemplo, desativar os avisos de e-mails novos em determinado intervalo de horas. Trata-se de uma maneira de “domar” os aplicativos que mais tomam o seu tempo. Esse recurso ainda está em beta (para testá-lo, é necessário se inscrever aqui).

No quesito segurança e privacidade, um dos avanços do Android 10 está no agrupamento em uma única tela das configurações referentes a esse parâmetro. Além disso, correções importantes para o sistema operacional poderão ser obtidas diretamente da Google Play Store.

Também merecem menção o Family Link, que possibilita ao usuário controlar o que os filhos acessam no dispositivo e por quanto tempo, e a função corporativa que permite que você use teclados diferentes para perfis pessoais e profissionais.

Outra função que promete ser muito útil é a Live Caption. Com ela, é possível exibir na tela transcrições em tempo real de vídeos ou áudios que estão sendo reproduzidos no aparelho. Esse recurso é particularmente útil para usuários com algum tipo de limitação auditiva.

Android 10: disponibilidade

Como de hábito, é preciso um pouco de paciência para ter acesso ao Android 10. O Google diz que já está trabalhando com fabricantes para disponibilizar a nova versão do sistema globalmente. Os primeiros smartphones baseados na novidade devem ser lançados até o fim de 2019.

Para donos de smartphones Google Pixel, a atualização para o Android 10 será liberada a partir de hoje.

Mais informações na página oficial do Android 10.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados