O que é um display Triluminos, presente em TVs da Sony

Saiba o que é a tecnologia Triluminos, usada pela Sony em TVs (e alguns celulares) com pontos quânticos, como o QLED da Samsung

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Sony / Triluminos

A tecnologia display Triluminos, propriedade da Sony, é o nome que a gigante japonesa usa para as telas que usam a tecnologia de pontos quânticos, popularizada pela Samsung e suas TVs QLED. Descubra neste guia se há alguma diferença entre as duas TVs.

O que é display Triluminos?

A tecnologia Triluminos, proprietária da Sony, foi a primeira do mercado a usar pontos quânticos, tendo surgido em 2013, um ano antes do padrão QLED da Samsung. Devido suas características, ela entrega uma qualidade maior de cor do que uma TV de LED, além de trazer algumas vantagens em relação às TVs OLED, principal concorrente.

O que são pontos quânticos?

Um ponto quântico é uma escala microscópica, com largura entre 1 vez e 5 vezes, a de um filamento de DNA, e formado por semicondutores cristalinos, com suas definições ajustadas em sua produção. Um ponto quântico se comporta como um átomo isolado (daí também serem chamados de “átomos artificiais”), absorvendo energia na forma de fótons ou elétrons.

Nesse processo, o ponto quântico fica excitado (calma!) e emite de volta um fóton ou elétron, em uma quantidade de energia também definida na produção do ponto. A frequência de retorno também é ajustada pelo fabricante e cores não são nada além disso: frequências diferentes dentro do espectro de luz visível.

Samsung / soluções de pontos quânticos / triluminos
Soluções coloidais de pontos quânticos excitados por radiação ultravioleta (Créditos: Samsung)

Assim, os pontos quânticos são excelentes para criar cores muito próximas das reais, já que a tecnologia envolvida é ajustada a nível atômico e obedece os princípios básicos da Física.

Qual a diferença entre Triluminos, QLED e OLED?

Entre QLED e Triluminos, nenhuma. Os nomes são apenas as marcas que respectivamente Samsung e Sony usam para vender a mesma tecnologia. A gigante japonesa usa o recurso em TVs e equipou alguns de seus celulares com Triluminos, como o Xperia XZ Premium, enquanto os sul-coreanos reservam o QLED para telas maiores.

As diferenças aparecem quando comparamos ambas com o OLED, tecnologia adotada principalmente pela LG, eterna rival da Samsung. Enquanto as duas primeiras oferecem uma reprodução de cor superior aos LEDs orgânicos, a última consegue exibir tons escuros com uma qualidade altíssima, o chamado “preto perfeito”.

Xperia XZ Premium / Triluminos
O Xperia XZ Premium usava uma tela 4K com tecnologia Triluminos

O preto de uma tela QLED ou Triluminos ainda não chega na qualidade de definição de uma OLED, mas tais telas possuem uma vantagem importante: são teoricamente imunes a burn in, quando imagens estáticas ficam marcadas na tela, gerando os detestáveis “fantasmas”. A Samsung inclusive oferece garantia de 10 anos para isso.

Quem possui celulares com telas OLED, como alguns modelos de ponta da Motorola, já deve ter notado o burn in na tela, principalmente nas bordas superior e inferior, onde ficam os menus e botões de navegação quase sempre exibidos de forma fixa.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados