Início » Aplicativos e Software » Gmail permite bloquear imagens de e-mails no app para iPhone e iPad

Gmail permite bloquear imagens de e-mails no app para iPhone e iPad

A opção de bloquear imagens no Gmail para iOS impede o uso de rastreadores e ajuda usuários em conexões lentas

Por
04/09/2019 às 11h13

O Google finalmente permitirá bloquear o carregamento automático de imagens no Gmail para iPhone e iPad. Com a nova opção em seu aplicativo para iOS, o serviço consegue impedir que remetentes utilizem fotos para rastrear informações sobre os destinatários.

O recurso, que já está disponível há mais tempo no app para Android e na versão web do Gmail, pode ser habilitado na área de configurações. Após selecionar a conta, busque o item “Imagens” e escolha entre “Sempre exibir imagens externas” e “Perguntar antes de exibir imagens externas”.

A segunda opção fará com que todas as fotos presentes nas mensagens recebidas sejam bloqueadas. A medida impede rastreadores escondidos no e-mail de identificarem, por exemplo, quando e onde você abriu o e-mail.

Com a atualização, o Gmail também ajuda usuários que estão acessando a caixa de entrada por meio de uma conexão lenta. Sem imagens para mostrar, o dispositivo consome menos dados, exibe mensagens mais rapidamente e ainda economiza bateria.

Ocultar imagens não é a única medida que o Google toma para impedir o rastreamento em e-mails. O serviço adota uma solução que não encaminha a mensagem diretamente ao destinatário. Em vez disso, ela é enviada a um servidor intermediário que, então, encaminha ao endereço correto.

O objetivo é impedir que os autores do e-mail usem o endereço de IP do momento em que a mensagem foi aberta para identificar a localização do usuário. O bloqueio de imagens no app para iOS foi liberado para contas individuais, mas, aparentemente, ainda não está disponível para usuários do G Suite.

Com informações: The Verge, Engadget.

Mais sobre: ,