Início » Aplicativos e Software » Windows 10: Microsoft investiga bug na Cortana que causa alto uso de CPU

Windows 10: Microsoft investiga bug na Cortana que causa alto uso de CPU

Windows 10 recebeu atualização da Microsoft com falha; componente SearchUI.exe da Cortana tem alto consumo do processador

Felipe Ventura Por

O Windows 10 recebeu uma atualização na semana passada que está causando problemas em alguns PCs: o componente SearchUI.exe da Cortana apresenta um alto uso do processador sem motivo aparente. A Microsoft está investigando este bug, que surgiu após os usuários instalarem o update cumulativo KB4512941.

Cortana no Windows 10

“Estamos investigando um problema no qual os usuários relatam alto uso da CPU vinculado ao SeachUI.EXE após instalar a atualização opcional de 30 de agosto (KB4512941)”, diz a conta oficial do Windows Update no Twitter. “Teremos uma atualização em uma próxima versão.”

Como explica o Bleeping Computer, a Cortana apresenta falhas quando o usuário desabilita a capacidade de enviar pesquisas locais para o Bing, seja por meio do Registro ou via política de grupo. Com esse recurso desativado, a assistente usa muito a CPU, e a Pesquisa do Windows mostra resultados vazios.

O Windows Central acredita que, como a atualização KB4512941 é opcional, provavelmente a Microsoft vai corrigir o bug da Cortana em 10 de setembro. Trata-se da Patch Tuesday: a empresa libera correções para o Windows 10 toda segunda terça-feira do mês.

Windows 10

Imagem via Reddit

Como resolver o consumo alto de CPU no Windows 10

Se você estiver tendo problemas, há duas alternativas. A primeira é remover a atualização KB4512941 do Windows 10. Isso não deve ser um problema: a Microsoft nota que este não é um patch de segurança e traz apenas “melhorias de qualidade”.

Para desinstalar a atualização, siga o caminho Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Exibir histórico de atualização e clique em Desinstalar atualizações.

Na janela que aparece, selecione o item Atualizar para Microsoft Windows (KB4512941) e clique em Desinstalar na parte superior.

Windows 10

Se você não quiser remover a atualização, alguns usuários relatam que uma mudança no registro pode ajudar. Como esse é um procedimento mais arriscado, recomendamos fazer backup do seu PC.

Abra o menu Iniciar, digite regedit e tecle Enter para abrir o Editor de Registro. No campo superior, insira o seguinte texto:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Search

Procure o item BingSearchEnabled e mude o valor para 0. Clique em OK e reinicie seu computador.

Windows 10

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos

Se a malta acredita que isto são bugs são muito ingénuos, se fosse um bug a Microsoft fazia um patch com o simples pseudo código "If WEBSearch=disabled then Cortana OFF", afinal o bug só acontece a quem desactivou a pesquisa na web. Mas como a Microsoft quer forçar o uso da Cortana e vender os dados dos seus utilizadores a quem der mais: Agências de Publicidade,Farnaceuticas, Governos, Máfias... não interessa desde que paguem. Somos obrigados a ser espiados e os Governos nada fazem, já um simples cidadão não pode gravar as suas próprias chamadas telefónicas, não ha processos em tribunal sobre isto nada, parece-me que a Justiça anda a dormir e os Governos coniventes!

Luís Felipe

Por aqui está tranquilo nas 4 máquinas que tenho... (1 Desktop, 1 Notebook e 2 híbridos).

mc

Tem um com interface grafica https://github.com/Sycnex/W...

mc

Tem uns script bem facil que desistanlar essas merdas.
https://github.com/Sycnex/W...

ochateador

Só esqueceram das empresas que querem barra o acesso a internet.

Baidu feat MC Brinquedo

Ahhhhhhhh se fosse "fácil".

Só dá pra desativar desse jeito que você disse na versão PRO.

Na versão comum, presente na maioria esmagadora dos PCs pessoais, você precisa fazer uma quest, um mestrado e um doutorado. Até dá pra desativar, mas muitas vezes o preço disso é um menu iniciar quebrado depois.

SmokingSnake

Quanto ódio

P. Herrera

Eu entendi. Mas nessas versões ela é ''morta'' msm. Claro, uma é para empresas e a outra para escolas, cenários improváveis para uso da Cortana.

Veritas

Não é desabilitar o serviço.

Estou falando de tirar esta porcaria do Windows 10.
Infelizmente, a Microsoft integrou esta bagaça no sistema de tal forma que só ela consegue tirar totalmente a Cortana

Veritas

Não adianta

Luiz Fernando

É so desativar nas configurações tudo que for relacionado a cortana desativa tudo e seja feliz

P. Herrera

Kkkkkkk
Até tem, mas só na versão Enterprise e Education(nessa ela já vem desativada por padrão). 🤷‍♂️

Baidu feat MC Brinquedo

^^Destaque

Baidu feat MC Brinquedo

Só vim expressar, mais uma vez, meu ódio por esse "assistente" virtual.

Veritas

Tem que dar a opção do usuário simplesmente exterminar esta porcaria da Cortana do Windows 10!

Puta treco inútil!

Exibir mais comentários