Início » Computador » O USB4 vem aí com velocidade de 40 Gb/s e suporte ao Thunderbolt 3

O USB4 vem aí com velocidade de 40 Gb/s e suporte ao Thunderbolt 3

As especificações finais do USB4 estão prontas, mas a tecnologia não deve chegar antes de 2020

Emerson Alecrim Por

Os primeiros detalhes sobre o USB4 foram divulgados em março, mas só nesta semana que a USB Implementers Forum (USB-IF) liberou as especificações finais da nova versão (PDF). Um dos atributos mais chamativos foi confirmado: a tecnologia vai mesmo atingir até 40 Gb/s (gigabits por segundo) na transferência de dados.

USB-C (imagem: Pixabay)

A nova velocidade é uma das três principais características do USB4. O limite de 40 Gb/s corresponde ao dobro da taxa de transferência que o USB 3.2, a versão mais recente da tecnologia até então, é capaz de atingir:

  • USB 3.0: 5 Gb/s
  • USB 3.1: 10 Gb/s
  • USB 3.2: 20 Gb/s
  • USB4: 40 Gb/s

Os 40 Gb/s nos levam à segunda característica notável do USB4: a compatibilidade universal com o Thunderbolt 3. Essa compatibilidade existe porque, na verdade, a nova versão do USB é baseada nessa tecnologia, daí o alcance de uma velocidade tão alta.

Talvez você se lembre que, em 2017, a Intel anunciou a decisão de deixar de cobrar royalties sobre o Thunderbolt 3 em uma tentativa de popularizar a adoção da tecnologia. Mas a companhia também percebeu que não fazia sentido manter separados dois padrões de transmissão de dados que têm propósitos semelhantes.

Veja, o Thunderbolt 3 trabalha com taxas de até 40 Gb/s e tem como padrão de conexão a porta USB-C, razão pela qual a Intel simplesmente reaproveitou essas características no USB4 (até porque seria loucura criar outro conector). O efeito disso é que, se você tiver um HD externo baseado em Thunderbolt 3, por exemplo, ele deverá funcionar em conexões USB4.

Que fique claro: além do Thunderbolt 3, o USB4 é retrocompatível com as versões anteriores do USB.

A terceira característica notável da nova versão é a otimização do fluxo de dados para evitar que transmissões de vídeo sofram gargalos. Além disso, o USB4 mantém o suporte ao USB Power Delivery, especificação introduzida com o USB 3.1 que trabalha com até 100 W para alimentação elétrica de dispositivos conectados.

Porta USB-C no Samsung S51 Pro

Só que nada disso é para agora. Entre a liberação das especificações finais e a adoção da tecnologia pela indústria há um longo caminho. Os primeiros dispositivos baseados no USB4 só devem chegar ao mercado em 2020 — e olha lá.

Se você tiver estranhado, saiba que, sim, USB4 se escreve assim mesmo, tudo junto. Trata-se de uma tentativa de corrigir a bagunça de nomes que surgiu com as versões anteriores da tecnologia.

Bagunça mesmo. Quando o USB 3.2 foi anunciado, a USB-IF passou a promover as versões 3.0 e 3.1 como USB 3.2 Gen 1 e USB 3.2 Gen 2, respectivamente. Olha só:

  • USB 3.0: USB 3.2 Gen 1
  • USB 3.1: USB 3.2 Gen 2
  • USB 3.2 : USB 3.2 Gen 2×2

A partir de agora, não devemos esperar que novas versões adotem nomes como USB 4.1 ou Gen isso, Gen aquilo. As futuras especificações devem ser nomeadas como USB5, USB6 e assim por diante. Amém.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

biscoitao

USB 1.1 é praticamente um SERIAL/UART
USB 2.0 já depende de PHY, oscilador e várias outras coisas
USB 3 e adiante já é nível jedi

Ou seja, sua USB 2 é complicada

biscoitao

oremos

Marcos Antonio

"A partir de agora, não devemos esperar que novas versões adotem nomes como USB 4.1 ou Gen isso, Gen aquilo. As futuras especificações devem ser nomeadas como USB5, USB6 e assim por diante. Amém."

­­­­­­­­­­­­­­­

USB2 ainda quebra um galho.

ochateador

Vai ter um nome fácil de explicar para usuário leigo ou será a baianagem do USB 3 ?

uB.

Será que vão colocar cor na ponta do conector pra diferenciar das outras versões? Como fizeram com azul no USB3.

Eduardo Braga

O Thunderbolt 3 ainda não é obrigatório, então quem quiser fazer sem, pode ficar a vontade 🙃

somos dois. mas uso tao pouco usb que nem faz aquela falta. normalmente só pra jogar algum filme que eu baixei mesmo.

raphael_silva

Se tirar a máscara do USB 4.0 vai ver que na verdade é o TB3. Mesma coisa.

Adriano Garcez

Ainda não desbloqueei a habilidade Got Money.

DeadPull

Então vende e compra um novo mais moderno.

Adriano Garcez

Enquanto isso, estou preso ao USB2 do meu notebook...

Cazalbé

Neeeeeeeeeeeeeeeeiva do céu!