O que é podcast?

"Podcast é como se fosse um programa de rádio na internet”; entenda melhor de onde veio o formato que virou uma febre

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
daniel-mccullough-jKBosHIQXMs-unsplash

Se você não para de ouvir a palavra podcast e tem dúvidas de como funciona, acompanhe o artigo. A ideia é jogar luz sobre o formato de mídia que vem ganhando espaço na internet e nos veículos de comunicação de todo o Brasil. Seja porque cada vez menos temos tempo livre e nos dedicamos à leitura ou porque o formato “emplacou” de vez, ouvir um podcast pode ser uma experiência útil e adorável. 

Eu recomendo!

juja-han-podcast-unsplash

 

O que é podcast?

Você pode ter ouvido que “podcast é como se fosse um programa de rádio na internet”. É quase isso, com a diferença de que o podcast não é ao vivo, mas uma gravação, como um episódio, de um conteúdo em áudio, para ser ouvido quando você quiser. Por isso, vem se tornando uma ótima alternativa para quem não tem tempo livre e pode consumir/ouvir um programa inteiro trabalhando, fazendo exercícios e até no trânsito.

O que vem agradando aos antigos e novos adeptos é a ideia de aproveitar o tempo gasto enquanto você se locomove, frequenta a academia ou espera o seu dentista, para aprender coisas novas, se informar sobre assuntos diversos e também dar uma risadas, em vez de ficar rolando a timeline do Instagram ou lendo chats do seu WhatsApp.

Para quem consome Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e outros tipos de streaming de vídeo online, a comparação fica ainda mais simples. O podcast pode ser entendido como o episódio, que você baixa ou consome online, por streaming, onde e quando quiser, só que no formato de áudio. E, em sua imensa maioria, gratuitos. 

Tecnicamente falando, o que é podcast?

Um podcast é uma mídia digital no formato de áudio gravado, transmitido online e sob demanda por feeds RSS. O podcast, dependendo da plataforma, também permite ao seu ouvinte acompanhar um programa/episódio enquanto ele está carregando, sem que seja preciso fazer download. Spotify, Deezer e outros apps populares já embarcaram na onda e oferecem vários deles, de jornalismo ao humor, todos de graça. 

Mesmo sem ser ao vivo, se assemelha ao rádio na forma de cativar o público usando uma linguagem direta, vinhetas outros apelos sonoros, conservando a figura do apresentador que controla uma mesa de debates ou dá o norte sobre o tema do dia.

A principal diferença entre podcast e programa de rádio é que o primeiro se trata de um sistema on demand (o usuário pode ouví-lo quando e onde quiser), enquanto o segundo conserva o conceito de tempo real (seja na ondas da radiodifusão ou na Web).

Os episódios de podcasts, geralmente, são publicados em plataformas específicas, que oferecem aplicativos ou interfaces Web em que você pode segui-los e ouvi-los online.

austin-distel-podcast-unsplash

Como nasceu o podcast?

A formação da palavra podcast conta um pouco da sua origem. Trata-se da junção de Pod (supostamente de “Personal On Demand”, mais tarde explicado que veio de iPod) e broadcast (transmissão). O uso do termo pela primeira vez é creditado a um artigo do The Guardian, chamado “Audible revolution”, publicado em 12 de fevereiro de 2004, por Ben Hammersley, como sinônimo de audioblogging e do novo boom no rádio amador. 

De primeira, criadores de podcasts compartilhavam playlists de músicas ou discutiam opiniões sobre diversos assuntos. Como citou o The Guardian, é possível pensar o podcast como um áudio blog. O termo ainda não se referia a transmissão usando RSS.

Mas, em setembro de 2004, Hammersley passou a dividir os créditos com mais alguém.

cowomen-podcast-unsplash

O uso do termo podcast na vanguarda também é atribuído ao ex-VJ da MTV, Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts no mesmo ano e liberou o código na Internet para que outros programadores pudessem aperfeiçoar e criar as suas versões. 

Junto ao desenvolvedor Dave Winer, Curry escreveu um programa, chamado iPodder, que lhe permitia baixar automaticamente transmissões da Internet para um iPod. A Wired publicou: “O iPodder é o filho bastardo do blog e do MP3 player da Apple“.

mohammad-metri-wallcast-unsplash

Há quem defenda que o crédito real pela invenção do modelo de podcasting deva ser de Winer, que ajudou a criar o Really Simple Syndication (RSS) e usou o RSS para entregar seu programa, The Morning Coffee Notes, um dia antes da estréia do programa de Curry. Vários desenvolvedores aprimoraram a ideia e o podcast decolou.

Curry, agora, apresenta o The Daily Source Code (link no TuneIn), um dos podcasts de tecnologia e música mais populares da Internet em que se define como ninguém menos que o pioneiro: podfather. Seja lá quem mereça os louros, agradecemos pela iniciativa!

Já são 15 anos de podcast.

Tecnocast — o podcast do Tecnoblog

Não poderia terminar este artigo sem antes sugerir o nosso querido Tecnocast. É o podcast do Tecnoblog, que já passou dos cem episódios e segue firme e forte falando de tecnologia e reunindo a equipe do blog, além de convidados, em torno dos temas mais quentes do setor. Selecione um dos aplicativos da lista e ouça o nosso programa. 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Podcasts na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados