Início » Aplicativos e Software » Como criar uma máquina virtual na nuvem

Como criar uma máquina virtual na nuvem

Saiba como criar uma máquina virtual na nuvem, usando serviços corporativos Amazon EC2, Windows Azure ou Google Cloud

Ronaldo Gogoni Por
14 semanas atrás

Você pode criar uma máquina virtual na nuvem, emulando diversos sistemas operacionais para várias finalidades. Empresas como Google, Amazon e Microsoft oferecem serviços específicos para virtualização. No entanto, nenhum deles é gratuito.

iStock / cérebro virtual / Como criar uma máquina virtual na nuvem

Como criar uma máquina virtual na nuvem

Para criar uma máquina virtual na nuvem, é preciso contratar um serviço de virtualização, que servirá como o hipervisor (a camada de virtualização).

Em geral, nenhum desses programas é gratuito, além do fato de que você paga pela demanda, um valor que é proporcional aos recursos consumidos.

Os serviços mais populares são os fornecidos por Amazon, Microsoft e Google; todos são pagos e os valores são altos, sendo opções mais indicadas para clientes corporativos de médio e grande porte. No entanto, você pode usar cada um deles por um período gratuito, usando uma franquia de dados também gratuitos como "crédito".

1. Amazon EC2

Amazon EC2 / Como criar uma máquina virtual na nuvem

O Amazon EC2 (ec2.amazon.com) é um serviço na nuvem indicado para empresas, mas que usuários finais também podem acessar. Suporta um grande número de sistemas operacionais, que podem ser usados livremente pelo cliente, desde versões do Windows a distribuições Linux, livres ou pagas, como SUSE Linux e Enterprise Server.

O Amazon EC2 permite que o usuário use gratuitamente 750 horas mensais em instâncias (o nome que se dá às máquinas virtuais) por um ano; findo o prazo e/ou os créditos mensais, o sistema passa a pagar conforme o uso.

2. Microsoft Azure

Microsoft Azure / Como criar uma máquina virtual na nuvem

O Azure (azure.microsoft.com) é o serviço da Microsoft para computação na nuvem para clientes corporativos e parceiros comerciais, mas que também conta com ferramentas para desenvolvedores e usuários. Há a possibilidade de virtualizar serviços, ferramentas e sistemas operacionais inteiros, desde Windows (lógico) e Linux, a outros menos óbvios.

O Microsoft Azure oferece 12 meses de testes e 750 GB de créditos mensais; você pode virtualizar até 14 sistemas operacionais diferentes dentro do período. Ao fim do prazo, é preciso pagar conforme o uso.

3. Google Cloud Platform

Google Cloud Platform / Como criar uma máquina virtual na nuvem

O Google Cloud (cloud.google.com) é outro serviço de virtualização na nuvem, que suporta ferramentas de desenvolvimento e sistemas operacionais, como Windows e Linux. É possível usar qualquer instância suportada pela plataforma, em conjunto com serviços diversos, como WordPress.

O Google Cloud oferece 12 meses gratuitos e um crédito de US$ 300 para todo o período de testes; findo o prazo ou o crédito, é preciso pagar conforme o uso.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.