Início » Antivírus e Segurança » Usuários do Facebook têm números de telefones expostos na internet

Usuários do Facebook têm números de telefones expostos na internet

Segundo o TechCrunch, servidor sem senha contava com cerca de 419 milhões de registros

Victor Hugo Silva Por

Uma falha do Facebook fez com que os números de telefone de milhões de usuários fossem expostos na internet. Os dados estavam armazenados em diversos bancos de dados presentes em um servidor sem senha e podiam ser acessados por qualquer pessoa.

Facebook (Foto: Max Pixel)

A existência do servidor foi revelada pelo TechCrunch, que recebeu a informação do pesquisador de segurança Sanyam Jain. Segundo o site, o servidor tinha 419 milhões de registros com o número de telefone e um código de identificação, que pode ser usado para descobrir o nome dos usuários.

Do total, 133 milhões de registros eram de usuários dos Estados Unidos. Outros 18 milhões vinham do Reino Unido e 50 milhões, do Vietnã. Em alguns casos, além do número do telefone, o servidor tinha nome, gênero e país do usuário.

TechCrunch afirma que confirmou vários registros a partir de números de telefone conhecidos e que os dados parecem ter sido enviados ao servidor em agosto. Isso não significa, porém, que eles tenham sido coletados recentemente. As informações saíram do ar após o site entrar em contato com os responsáveis pelo servidor.

O Facebook afirma que os registros foram coletados antes que seu método de recuperação de contas por e-mail ou número de telefone fosse descontinuado. Com ele, qualquer pessoa com um desses dados tinha acesso ao nome de outro usuário. A solução foi encerrada após o caso Cambridge Analytica.

"Esse conjunto de dados é antigo e parece ter informações obtidas antes de fazermos alterações no ano passado para remover a capacidade de pessoas encontrarem outras usando seus números de telefone", afirma o Facebook, ao CNET.

"O conjunto de dados foi retirado do ar e não vimos nenhuma evidência de que as contas do Facebook foram comprometidas", completou. A empresa diz que está analisando os registros e que o número total cai para 200 milhões de usuários sem as duplicatas.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce
Mais um motivo pra você deletar sua conta e se libertar...
José Vieira
rs... Tenho uns bons vinte e poucos anos (x2), rs... Te garanto, quem quer privacidade jamais deve usar a internet, rs... pelo menos não utilizando dados reais... Mas, agora a pergunta: Que tipo mentira eu seria se assim procedesse? rs
José Vieira
E mesmo assim ninguém me ligou? Ò vida, Ó azar, Ó tristeza... #LippeandHardyFeelings
Ramon
As notícias sobre a falta de segurança e privacidade do Facebook não chocam mais ninguém. Banalizar o questionável é a nova técnica pras pessoas cansarem do assunto e se conformarem com tudo. O público que sobrou lá, 80% das tias das mensagens brilhantes de bom dia e radicais que tem o trabalho diário de tentar justificar as me**das que saem da boca de um maluco autoritário estão100% nem aí pra privacidade, só querem que ele funcione pra compartilharem bobagens, o resto se divide entre os mais jovens que ainda usam Facebook esporadicamente se preocupam com a privacidade mas não se importam.
Giovani Sousa
Infelizmente tenho que usar essa b0st4 por causa do trabalho também, passei um tempo sem, nas mudei de trabalho e não tem outro jeito, lamentável ...
Credulos
Lamentavelmente realizo negócios e a grande massa brasileira usa Whatsapp, pois por mim mesmo não usaria, me sinto mais confortável no Telegram (sim eu sei que nada é seguro na web e bla bla bla)
J' A.
E choca um total de 0 pessoas.
Baidu feat MC Brinquedo
...Do Zuk só me mantenho no Instagram e Whatsapp por em quanto.Só, né? HAHAHA
Credulos
Meu perfil atual do Facebook ja não tinha nada pessoal meu, a não ser uma foto de perfil, mas Facebook ja deu esta na hora de detetar de uma vez por todas e seguir a vida. Do Zuk só me mantenho no Instagram e Whatsapp por em quanto.
Pedro do Caminhão
Facebook. Você pode confiar.