Uber testa em São Paulo programa que avalia qualidade dos veículos

Primeira fase do programa piloto de qualidade do Uber faz vistoria virtual dos carros da plataforma

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber

O programa de fidelidade Uber Rewards não é a única novidade recente da Uber no Brasil. Nesta quinta-feira (5), a companhia anunciou o piloto de um programa de qualidade que, na primeira fase, visa assegurar que os carros da plataforma atendam a critérios de manutenção, conforto e segurança.

Chamada de Programa Qualidade em Movimento, a iniciativa deverá ser expandida para várias partes do país, mas, por ora, será testada apenas na cidade de São Paulo. 500 motoristas parceiros foram selecionados para esta etapa.

Por meio de um aplicativo que coletará imagens, os motoristas submeterão os seus veículos a uma espécie de check-up virtual que analisará diversos aspectos para classificação do padrão de qualidade de cada um deles.

Entre esses aspectos estão itens de segurança, situação dos bancos frontais e traseiros, estado dos vidros e retrovisores, condições do painel de direção e do exterior dos veículos (laterais, frente e traseira, por exemplo), entre outros.

Esses aspectos serão relacionados a fatores como idade do veículo, número de viagens realizadas por ele dentro da plataforma e avaliações de usuários para que cada carro possa ser classificado.

Inicialmente, apenas o veículo será avaliado, mas a ideia é combinar a vistoria veicular com a avaliação do motorista em etapas futuras para que ele tenha uma visão geral da qualidade do seu serviço e possa avançar para o próximo nível. Em etapa posterior, essa informação poderá ser disponibilizada para usuários nas solicitações de corridas.

Como já informado, a companhia tem planos de levar o programa para outras cidades além de São Paulo, mas ainda não definiu quando, tampouco para quais.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados