O Google Assistente permite há bastante tempo criar mensagens de texto no WhatsApp. Em agosto, ele ganhou a opção de ler mensagens depois de um comando de voz. E, agora, ele também consegue iniciar chamadas de áudio e de vídeo no aplicativo.
- Google supera Apple e Amazon em teste de assistentes virtuais
- Como impedir que Amazon, Apple e Google ouçam conversa com assistentes
Até então, o mais próximo que o Google Assistente conseguia fazer era gravar mensagens de voz pelo WhatsApp. Quem tentasse fazer chamadas usando comandos de voz, veria o celular fazer uma ligação convencional ou uma chamada de vídeo pelo Hangouts.
De acordo com o Google, a nova opção está disponível para todos. Em inglês, é possível começar uma chamada de vídeo com comandos como “Hey Google, WhatsApp video John”. Em nossos testes com frases parecidas em português, o assistente não começou a ligação pelo mensageiro.
O novo recurso foi anunciado no blog da companhia junto com outros dispositivos que também usam o Google Assistente. O texto indica que a opção de fazer chamadas de áudio e de vídeo no WhatsApp já foi liberada, mas não oferece mais detalhes.
O Google não explica, por exemplo, se todos os aparelhos com Google Assistente terão o novo recurso. Como o WhatsApp não está disponível no Google Home, por exemplo, a opção de começar chamadas por comandos de voz deverá ficar limitada aos celulares.
Com informações: Google, Android Police, XDA Developers.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Eu nunca consegui fazer o google ler nenhuma notificação. Alias, de qualquer app, sempre que mando um "Ok google, tem notificações, notificações, nova notificações" ou qualquer coisa parecida ele envia pra web. 😔😔
É triste que as assistentes no geral tenham se desenvolvido tão lentamente. Isso já devia ser possível desde o início! Eu uso muito a assistente, ela atende muitas funções, mas tem coisas básicas como essa que são negligenciadas.
Siri é pior ainda.