Claro fica sem sinal nesta sexta-feira (6) em diversas cidades

Claro tem instabilidade e fica fora do ar; clientes não conseguem fazer ou receber ligações, nem acessar a internet móvel via 4G

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Claro

A Claro sofreu uma instabilidade em sua rede móvel que afetou usuários de todo o Brasil: vários clientes ficaram sem sinal nesta sexta-feira (6), não conseguiam fazer ou receber chamadas, nem acessar a internet 4G através do celular. A operadora confirma que ocorreu uma “oscilação na rede móvel”, mas diz que tudo voltou ao normal.

O DownDetector registrou mais de 5.500 reclamações ao longo de uma hora, começando por volta das 15h (horário de Brasília). “Não consigo fazer ligações, fala que está sem rede”, disse um usuário de São Paulo. “Empresa parada no RJ, zona norte, porque trabalhamos com celular e todos são da operadora Claro”, relatou outro.

As queixas se acumularam: “sem sinal de internet em BH”; “Guarulhos para mim tá tudo fora, ligação e 4G”; “sem sinal e sem internet em Recife-PE”; “sem conseguir ligar, sem sinal em Mossoró – RN”.

Segundo o DownDetector, estas são as cidades com mais relatos de problemas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasilia, Campinas, Fortaleza, Curitiba, Pelotas e Recife.

Alguns clientes relatam que os serviços de voz e internet estão voltando aos poucos em determinadas cidades. No entanto, em certos casos, apenas a rede 3G está disponível para dados, não o 4G.

A conta oficial da Claro no Twitter diz a alguns usuários: “verifiquei em meu sistema que já temos uma equipe tratando a falha na localidade para regularizar a situação o quanto antes”. No atendimento por chat, a operadora diz que a previsão de normalidade é hoje às 21h.

Em abril deste ano, a Claro sofreu um apagão semelhante, afetando principalmente o estado de São Paulo. Na época, ela explicou que houve “uma falha em um equipamento”; os serviços só foram restabelecidos à noite.

Claro diz que ocorreu uma “oscilação na rede móvel”

O Tecnoblog entrou em contato com a Claro para obter mais informações. A operadora diz que houve uma “oscilação na rede móvel”, e que “seus serviços operam dentro da normalidade”.

A Claro informa que seus serviços operam dentro da normalidade. Na tarde desta sexta-feira (06), por volta das 15h, alguns clientes podem ter percebido instabilidades devido a uma oscilação na rede móvel da operadora. As equipes técnicas da companhia atuaram rapidamente no caso e os serviços foram reestabelecidos no menor tempo possível.

Mapa do DownDetector mostra falha da Claro em nível nacional:

No Twitter, clientes da Claro se queixam da falta de sinal:

https://twitter.com/LigiaMatos/status/1170042166154027010

Atualizado às 17h40 com posicionamento da Claro

Receba mais sobre Claro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados