Início » Celular » O que é um Virtual SIM [emulador de chip SIM para Android]?

O que é um Virtual SIM [emulador de chip SIM para Android]?

O que é um Virtual SIM? Aplicativo para Android cria um número de celular virtual para viagens ou uso em separado do pessoal

Ronaldo Gogoni Por
10/09/2019 às 12h12

Um aplicativo de Virtual SIM é um aplicativo para Android (existem outros para iOS) que emula um cartão SIM virtual, oferecendo um número de celular virtual. Tal recurso é bastante útil para quem viaja ou para aqueles que desejam separar a vida pessoal da profissional. Veja como um Virtual SIM funciona na prática e saiba como instalar.

Niekverlaan / homem com smartphone na mão (detalhe) / Pixabay / Virtual SIM

O que é um app de Virtual SIM?

O aplicativo de Virtual SIM funciona de forma similar a um eSIM, tecnologia até o momento restrita ao iPhone. No Android, ele cria um número de celular secundário virtual (ou mais de um, dependendo do app), que pode ser usado para diversos fins.

A justificativa de um aplicativo de Virtual SIM geralmente leva em conta um cenário em que o dono do celular precisa separar a vida privada da profissional, mas não deseja carregar mais de um celular para cada número. Embora hoje hajam muitos celulares com Dual-SIM, nem todo mundo está disposto a ter dois planos de telefonia pela conveniência.

A maioria desses aplicativos não funciona com números e/ou operadoras brasileiras, mas podem ser opções interessantes para quem viaja constantemente para o exterior.

Com um aplicativo de Virtual Sim, você cria um número dispensável temporário ou uma linha alternativa para assuntos triviais como redes sociais, por exemplo.

Dessa forma, seu número privado fica reservado exclusivamente para suas atividades pessoais, sem que outras pessoas ou serviços tenham acesso ao seu contato real.

Android / Cloud SIM / Virtual SIM

Cloud SIM: um dos poucos que é gratuito

Esses apps para Android são gratuitos?

A maioria não.

Na essência, o serviço de virtualizar um chip SIM e um número de celular é uma VPN, um serviço de rede privado individual entre o usuário e a internet, com camadas de segurança extras, como criptografia.

O app de Virtual SIM irá ocultar o seu número e habilitar um segundo, que você poderá usar para se registrar em serviços ou até mesmo fazer ligações e enviar SMS, pagando as tarifas referentes à do país de origiem da sua linha virtual.

Aplicativos como GoDaddy Smartline, Burner e Hushed oferecem um período de testes gratuito, mas o serviço em si é pago. Já o Cloud SIM é grátis mas opera com linhas virtuais de apenas quatro países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Polônia. Sua vantagem é que ele oferece até quatro números virtuais. Convém verificar cada um para conferir quais apps funcionam com linhas brasileiras e quais são as tarifas.

Mais sobre: , , ,