Início » Celular » O que é DC dimming?

O que é DC dimming?

Saiba o que é DC Dimming, presente em celulares chineses que é outro modo de controlar o brilho da tela e não agredir os olhos

Ronaldo Gogoni Por
10/09/2019 às 13h00

O DC Dimming, um recurso presente em muitos celulares chineses, promete proteger os olhos dos usuários. Ao usar um método diferente para controlar o brilho que reduz a cintilação, reduz a emissão de luz prejudicial aos usuários. Entenda como funciona.

Huawei P30 Pro

O Huawei P30 Pro conta com DC Dimming

O que é DC Dimming?

O DC Dimming (ou Escurecimento por Corrente Contínua) é um recurso criado para reduzir ou eliminar a cintilação de telas, usando uma redução na corrente elétrica para reduzir o brilho do display. É uma técnica alternativa à PWM Dimming (ou Escurecimento via Modulação por Largura de Pulso), menos saudável ao olho humano.

Funciona assim: no PWM Dimming, o dispositivo reduz o brilho de uma tela diminuindo a largura do pulso de luz, de modo a controlar o brilho final. Assim, o brilho leva mais tempo para percorrer uma tela inteira, como se ela tivesse se tornado maior.

A frequência dos intervalos de pulso é muito pequena, imperceptível a olho nu, mas nesses intervalos a tela é desligada, para ser religada depois, e assim continuamente.

Quanto menor o brilho, mais estreita será largura da luz, o que cria "vãos" de tela desligada. Isso é o que chamamos de cintilação, a tela "pisca" muito rapidamente.

PWM Dimming / dc dimming

Exemplo de PWM Dimming, com brilho de uma tela em 100%, 50% e 25%

A cintilação é prejudicial aos olhos humanos, ainda mais à noite, quando a visão está naturalmente mais cansada e os sensores do celular se ajustam para reduzir o brilho automaticamente, o que acaba por nos fazer forçar ainda mais a visão no escuro.

O DC Dimming controla o brilho da tela reduzindo a tensão elétrica, eliminando ou reduzindo em muito o efeito nocivo que causa aos nossos olhos. Confira no vídeo abaixo como um celular da Oppo se comporta quando o usuário liga e desliga o recurso. A lente da câmera, diferente do olho humano, é capaz de registrar a cintilação:

No passado, o DC Dimming era um recurso usado principalmente em telas LCD, mas que não foi muito implementado em displays OLED de primeira geração por causar efeitos negativos, como perda de cor.

No entanto, com a melhoria das telas OLED e os problemas com o DC Dimming corrigidos, fabricantes chinesas como Xiaomi, Oppo, Huawei, OnePlus e outras apostam no recurso como um diferencial. Por isso você vê a informação em destaque no celular.

Xiaomi Mi 8

O Xiaomi Mi 8 também traz o recurso

Como o DC Dimming representa melhor qualidade de vida, espera-se que mais fabricantes adotem o recurso no futuro. Nossos olhos vão agradecer o investimento.

Mais sobre: