Cade aprova compra da Nextel pela Claro

Mas conselho diz que redução para três operadoras poderia "aumentar atuação coordenada"

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 7 meses
Loja Nextel

A Superintendência Geral do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta segunda-feira (9) a compra da Nextel pela Claro. O negócio avaliado em US$ 905 milhões foi anunciado em março de 2019. A aprovação ocorreu sem restrições.

Nas considerações, o Cade destaca que a Nextel é uma operadora “eminentemente regional”, tendo baixa participação de mercado quando comparada com as demais. Além disso, o órgão destaca que as concorrentes “têm capacidade de absorver uma eventual demanda desviada em virtude de qualquer tentativa de poder de mercado”.

Isso porque em julho de 2019 a Nextel tinha market share nacional de 1,53%, enquanto a Claro possuía 24,71%, sendo a segunda maior operadora em número de clientes. Com a compra da Nextel, a Claro continua no segundo lugar, perdendo para a Vivo, com 32,33% do mercado, além de se distanciar da TIM na disputa do 2° lugar, com 24%.

A superintendência também afirma que concorrentes como Vivo, TIM e, em certa medida, Oi, possuem condições de rivalizar por preços e qualidade em quaisquer mercados geográficos. O estudo do Cade demonstra inclusive ofertas de plano controle das quatro maiores operadoras, todas com valores e franquias de internet similares.

E justamente por isso o parecer aponta que, somado à facilidade da troca de operadora por meio de portabilidade, o mercado de telefonia móvel possui “relativa homogeneidade de preços e tipos de pacotes, havendo uma alta substituibilidade entre produtos de uma operadora para outra”.

Por fim, o Cade conclui que “não há risco de qualquer tipo de fechamento de mercado decorrente da integração vertical analisada”. Dessa forma, a Nextel pode respirar com calma: a operadora corria risco de ficar sem dinheiro caso a fusão não fosse aprovada.

Redução para três operadoras preocuparia

Muito se diz sobre consolidação no mercado de telefonia móvel, e o Cade já deu seu recado: a redução no número de grandes players (de quatro para três), independentemente do arranjo “resultaria em uma clara preocupação quanto ao aumento da possibilidade de atuação coordenada entre eles”, como a formação de um “cartel” entre as empresas atuantes.

Essa notícia chega em uma hora complicada, uma vez que a situação financeira da Oi não é saudável: a operadora passa por um complicado processo de recuperação judicial com dívidas bilionárias. A operadora tenta levantar R$ 2,5 bi em caixa para não ficar sem dinheiro no ano de 2020, e a própria diretoria não descarta um possível desmembramento que permita a venda do negócio móvel.

A operadora tem focado na expansão da sua rede de fibra óptica para aumentar a presença no mercado de banda larga através do formato FTTH. O plano estratégico da operadora nem fala muito da Oi Móvel.

Com informações: TeleSíntese, Cade

Receba mais sobre Cade na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados