Início » Gadgets » Como e por que amaciar um alto falante novo?

Como e por que amaciar um alto falante novo?

Entenda se é necessário amaciar um alto falante novo e como fazer isso; descubra também se método se aplica a fones de ouvido

Ronaldo Gogoni Por
10/09/2019 às 12h44

Amaciar um alto falante ou fone de ouvido novo é um processo que alguns defendem como essencial para extrair a máxima performance de um dispositivo de som recém saído da caixa. No entanto, faltam evidências de que a prática faça alguma diferença relevante, tanto que a maioria dos fabricantes não aborda esse assunto.

Saiba do que se trata e como fazer.

Republica / caixa de som / como amaciar alto falante novo

Como assim, amaciar um alto falante?

A ideia por trás de "amaciar" um alto falante, prática chamada de "break in" ou "burn in" parte do princípio de que, ao sair de fábrica, os componentes de uma caixa de som, incluindo as membranas dos alto-falantes, estão mais rígidos do que um já em uso.

Com o tempo, o movimento de puxar e empurrar, causado pelo eletroímã, amolece a membrana e a qualidade de áudio melhora. E, como o princípio é basicamente o mesmo para qualquer dispositivo de som, o mesmo poderia ser feito com fones de ouvido.

O grande problema do "break in" é que não há um consenso sobre ele. Existem diversas fontes que defendem a prática, enquanto outras dizem que ela não faz diferença.

amplifier-audio-bass-pixabay / como amaciar alto falante novo

As evidências (e o que dizem os fabricantes)

Em 2011, o site Inner Fidelity conduziu um experimento para testar o break in. O teste, que consumiu 90 horas e usou o fone de ouvido Quincy Jones Q701, da AKG, teve resultados inconclusivos.

Embora tenha sido notada uma melhoria no som, era pequena demais para ser considerada significante; concluiu-se que o amaciamento dizia mais sobre o usuário se acostumar com os fones ou alto falantes do que fazer o equipamento a soar melhor.

Da mesma forma, a maioria dos fabricantes não leva o amaciamento a sério, tendo realizado os mesmos testes em seus equipamentos e não notado alterações relevantes.

StockSnap / mulher segurando fones de ouvido (detalhe) Pixabay / converter vídeo em áudio

Como amaciar um alto falante novo (ou fone de ouvido)

Se ainda assim, você acredita que amaciar um alto falante ou fone de ouvido novo faz diferença, faça o seguinte:

  1. Acesse tecnoblog.net e baixe a faixa de áudio senoidal de 20 Hz.
    Clique com o botão direito do mouse no link e depois em "Salvar como";
  2. Reproduza a faixa em seu aparelho, com o volume baixo mas suficiente para você perceber que ele está sendo executado;
  3. Deixe a faixa em reprodução contínua por 5 horas.

Ao fim do processo, seu alto falante ou fone de ouvido já terá sido "amaciado".

Mais sobre: ,