Xiaomi Mi Charge Turbo promete recarga sem fio rápida de 30 W

Tecnologia da Xiaomi precisa só de 25 minutos para recarregar metade de uma bateria de 4.000 mAh

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
Xiaomi Mi Charge Turbo

Entre recarga rápida de bateria e recarga sem fio, o que você prefere? Para a Xiaomi, essa pergunta não faz mais sentido. A companhia anunciou nesta segunda-feira (9) a tecnologia Mi Charge Turbo, que une o melhor dos dois mundos: recarga wireless e carregamento rápido de 30 W.

O carregador em si funciona como um dock ou base que, nas palavras da Xiaomi, precisa de apenas 25 minutos para fazer uma bateria de 4.000 mAh ir de 0 a 50% de carga. A mesma bateria precisa de aproximadamente 70 minutos para ter uma recarga completa (de 0 a 100%).

Para carregadores sem fio, são estimativas bastante interessantes. Para você ter ideia, o Xiaomi Mi 9 possui uma bateria de 3.300 mAh com recarga sem fio a 20 W que precisou de meia hora para fazer a carga ir de 0 para 30% e 105 minutos para ir de 0 a 100%, nos testes do GSMArena.

A Xiaomi evitou dar detalhes sobre a tecnologia, mas o Wccftech aponta que a Mi Charge Turbo tem 98% de eficiência na conversão de energia graças a uma bobina receptora de cinco camadas baseada em nanocristais (não ficou claro de qual material).

Tem mais: a tecnologia suporta recarga sem fio reversa de 10 W. Isso significa que você pode usar o smartphone para recarregar um smartwatch compatível, por exemplo.

Carregador sem fio de 30 W da Xiaomi (Imagem: Xiaomishka)

Carregador sem fio de 30 W da Xiaomi (Imagem: Xiaomishka)

A melhor parte é que essa não é uma tecnologia para um futuro distante: o primeiro aparelho a contar com a tecnologia Mi Charge Turbo vai ser o Xiaomi Mi 9 Pro 5G, que ainda não tem data de lançamento, mas é esperado para breve (rumores dizem que para o final do mês).

Além do Mi 9 Pro 5G e outros smartphones da Xiaomi, o carregador com Mi Charge Turbo vai ser compatível com dispositivos baseados no padrão de recarga Qi.

Para um futuro mais distante, mas não muito, a Xiaomi promete um carregador sem fio ainda mais rápido, capaz de trabalhar com 40 W. A companhia diz que essa versão da tecnologia já está em fase de testes. Por conta disso, há boas chances de que ela chegue ao mercado já em 2020.

Carregador sem fio de 20 W da Xiaomi

A Xiaomi também anunciou um carregador sem de fio de 20 W que é tão volumoso que parece um livro, mas que tem uma tecnologia capaz de localizar e alinhar a bobina do carregador com a do smartphone. Assim, é possível fazer a recarga começar assim que o aparelho for colocado sobre o carregador, independentemente de sua posição.

Ainda não há informação sobre o lançamento do carregador de 20 W, mas é de se esperar que ele também seja anunciado junto ao Xiaomi Mi 9 Pro 5G.

Com informações: Gizmochina.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados