Início » Telecomunicações » Vivo lança mensagens RCS, evolução do SMS, com ajuda do Google

Vivo lança mensagens RCS, evolução do SMS, com ajuda do Google

Vivo distribuirá recurso ao longo de duas semanas; RCS tem recibo de leitura de mensagem e permite enviar áudios, vídeos e GIFs

Lucas Braga Por

Depois da Oi, a Vivo é a segunda operadora a adotar o RCS no Brasil: a tecnologia, considerada a evolução do SMS, é baseada em dados móveis e permite a troca de mensagens e arquivos como fotos, vídeos e áudios. A experiência é similar à do WhatsApp. O recurso, oferecido através de uma plataforma do Google, será habilitado gradualmente ao longo das próximas duas semanas.

Mensagens via RCS

Mensagens via RCS

A informação foi divulgada pelo Mobile Time, que testou o serviço e conversou com o diretor de serviços digitais da Vivo. Nessa primeira fase, o RCS vai funcionar apenas para troca de mensagens entre usuários comuns, não para empresas (por enquanto).

Além de permitir a troca de arquivos, o RCS dá informações como recibo de leitura, mostra quando o interlocutor está digitando, e permite enviar áudios e GIFs. Não há limite de mensagens, e o tráfego de dados não é descontado da franquia do cliente.

A plataforma adotada foi a do Google, e assim possui interoperabilidade para outras operadoras que usam o mesmo sistema – que é o caso da Oi. Para utilizar o RCS é necessário ter o app Mensagens como padrão. O app já vem pré-instalado em smartphones de algumas fabricantes, como a Motorola; para outras marcas, é possível encontrá-lo na Play Store. A Apple não oferece suporte no iOS.

RCS poderá ser útil para mensagens de empresas

Tenho muitas dúvidas de que o RCS consiga ter alguma relevância no mercado de troca de mensagens no Brasil. O brasileiro já está bastante acostumado com o WhatsApp; o aplicativo funciona em diversas plataformas (não há RCS para iPhone); e a maioria dos planos das operadoras já possuem zero-rating para ele — ou seja, não descontam seu uso da franquia de dados.

No entanto, a tecnologia pode ser útil para empresas. Eu aposto que o aplicativo de SMS do seu smartphone está repleto de propagandas, cupons e códigos de verificação, e o RCS permite que esse tipo de conteúdo seja ainda mais dinâmico. Em vez de um texto com a promoção, lojas poderão enviar imagens de ofertas e produtos; companhias aéreas poderão enviar o cartão de embarque diretamente para o cliente; e marcas poderão integrar sistemas de atendimentos e chatbots, como é feito através do WhatsApp Business.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

avinicius

Não usar SMS gourmet é ser preguiçoso?

The ßaluart

A essa altura do campeonato a Vivo investe em um mensageiro, parecido com o dominante WhastApp, nem precisa imaginar como será o serviço, pois já sabemos como a vivo funciona. Como na matéria já diz, repleto de anúncios pois nada na empresa é grátis.Ou posso esta muito errado.

Kenneth Bradley Santos Nascime

ah entendi... verdade.. todas espionam kkkkk

tuneman

Sim, todas espionam. Só é tolice achar que apenas 1 faz isso e escorar-se nos produtos de outras....

Danilo Requena

A  já tem o iMessage que já faz a mesma coisa, apesar deles não darem muita atenção ao serviço, e ele estar bem atrasado em funcionalidades em relação ao WhatsApp pro exemplo, gosto bastante e uso sempre que posso.

Kenneth Bradley Santos Nascime

aqui no meu estado, o sms é ilimitado.. como ligação tbm...

Kenneth Bradley Santos Nascime

E espiona mesmo.. kkkkkk.. Estude um pouco mais sobre tecnologia e vc saberá....

tuneman

Eu acho interessante como o pessoal exclama que o Google está espionando enquanto os mesmos ainda usam produtos de outras....
Eu tento minimizar ao máximo o que compartilho, mas têm gente que é hipocrita mesmo.....

tuneman

menos, por favor. iMessage só é popular nos USA.

Roger Costa

Acho bacana a tecnologia pq na prática funcionará com qualquer mensageiro compatível com rcs, ou seja alguém como eu que não aguenta mais aquele verde do whats pode usar qualquer aplicativo compatível . Mas sabemos que o Brasil não vai aderir a isso

Leumas Ninguem

Sai da internet então, porque a Google sabe de tudo sobre você kkkk

Eu nem ligo, tenho até um Google Home Mini espião aqui kkkk

Baidu feat MC Brinquedo

Pois é, custa apenas alguns kbs pra eles, quase não impacta a rede.

Buldego

Nossa, que ideia incrível! Como não pensaram nisso antes?
Ahh, mas no Brasil não ia funcionar, o brasileiro é muito preguiçoso.

/s

Will

eles poderiam liberar sms a vontade, independente de ter créditos

Andre Kittler

Ta, isso é uma solução para que mesmo?
Mas odeio o whats, tanto quanto todos que usam. Convençam todos a trocarem e prometo, troco tb.

Exibir mais comentários