Depois da Oi, a Vivo é a segunda operadora a adotar o RCS no Brasil: a tecnologia, considerada a evolução do SMS, é baseada em dados móveis e permite a troca de mensagens e arquivos como fotos, vídeos e áudios. A experiência é similar à do WhatsApp. O recurso, oferecido através de uma plataforma do Google, será habilitado gradualmente ao longo das próximas duas semanas.
- iPhone 11 Pro e Pro Max têm chip Apple A13, câmera tripla e até 6,5 polegadas
- O que é RCS? (sucessor do SMS)
Mensagens via RCS
A informação foi divulgada pelo Mobile Time, que testou o serviço e conversou com o diretor de serviços digitais da Vivo. Nessa primeira fase, o RCS vai funcionar apenas para troca de mensagens entre usuários comuns, não para empresas (por enquanto).
Além de permitir a troca de arquivos, o RCS dá informações como recibo de leitura, mostra quando o interlocutor está digitando, e permite enviar áudios e GIFs. Não há limite de mensagens, e o tráfego de dados não é descontado da franquia do cliente.
A plataforma adotada foi a do Google, e assim possui interoperabilidade para outras operadoras que usam o mesmo sistema – que é o caso da Oi. Para utilizar o RCS é necessário ter o app Mensagens como padrão. O app já vem pré-instalado em smartphones de algumas fabricantes, como a Motorola; para outras marcas, é possível encontrá-lo na Play Store. A Apple não oferece suporte no iOS.
RCS poderá ser útil para mensagens de empresas
Tenho muitas dúvidas de que o RCS consiga ter alguma relevância no mercado de troca de mensagens no Brasil. O brasileiro já está bastante acostumado com o WhatsApp; o aplicativo funciona em diversas plataformas (não há RCS para iPhone); e a maioria dos planos das operadoras já possuem zero-rating para ele — ou seja, não descontam seu uso da franquia de dados.
No entanto, a tecnologia pode ser útil para empresas. Eu aposto que o aplicativo de SMS do seu smartphone está repleto de propagandas, cupons e códigos de verificação, e o RCS permite que esse tipo de conteúdo seja ainda mais dinâmico. Em vez de um texto com a promoção, lojas poderão enviar imagens de ofertas e produtos; companhias aéreas poderão enviar o cartão de embarque diretamente para o cliente; e marcas poderão integrar sistemas de atendimentos e chatbots, como é feito através do WhatsApp Business.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Não usar SMS gourmet é ser preguiçoso?
A essa altura do campeonato a Vivo investe em um mensageiro, parecido com o dominante WhastApp, nem precisa imaginar como será o serviço, pois já sabemos como a vivo funciona. Como na matéria já diz, repleto de anúncios pois nada na empresa é grátis.Ou posso esta muito errado.
ah entendi... verdade.. todas espionam kkkkk
Sim, todas espionam. Só é tolice achar que apenas 1 faz isso e escorar-se nos produtos de outras....
A já tem o iMessage que já faz a mesma coisa, apesar deles não darem muita atenção ao serviço, e ele estar bem atrasado em funcionalidades em relação ao WhatsApp pro exemplo, gosto bastante e uso sempre que posso.
aqui no meu estado, o sms é ilimitado.. como ligação tbm...
E espiona mesmo.. kkkkkk.. Estude um pouco mais sobre tecnologia e vc saberá....
Eu acho interessante como o pessoal exclama que o Google está espionando enquanto os mesmos ainda usam produtos de outras....
Eu tento minimizar ao máximo o que compartilho, mas têm gente que é hipocrita mesmo.....
menos, por favor. iMessage só é popular nos USA.
Acho bacana a tecnologia pq na prática funcionará com qualquer mensageiro compatível com rcs, ou seja alguém como eu que não aguenta mais aquele verde do whats pode usar qualquer aplicativo compatível . Mas sabemos que o Brasil não vai aderir a isso
Sai da internet então, porque a Google sabe de tudo sobre você kkkk
Eu nem ligo, tenho até um Google Home Mini espião aqui kkkk
Pois é, custa apenas alguns kbs pra eles, quase não impacta a rede.
Nossa, que ideia incrível! Como não pensaram nisso antes?
Ahh, mas no Brasil não ia funcionar, o brasileiro é muito preguiçoso.
/s
eles poderiam liberar sms a vontade, independente de ter créditos
Ta, isso é uma solução para que mesmo?
Mas odeio o whats, tanto quanto todos que usam. Convençam todos a trocarem e prometo, troco tb.
Umas das coisas que eu gosto no Tim beta (sic) é ter o sms ilimitado. Quando alguém está sem internet (por falta de crédito, pacote ou não pagou a conta ou ainda quando a rede da cidade é fuleira), eu vou enviando pra informar minha localização ou mandar algum recado e só ligo quando é preciso.
E tem gente que não tem smartphone, aí o sms salva quando não posso atender (em aula, por exemplo).
[edit
Imagina melhor: um serviço que não precise de iTreco, e que ainda assim todos usem. Poderia se chamar ZwakswZappy.
Certamente, não seria tudo que a Apple forneça, mas imagina então que eu possa usar com grande facilidade o ZwakswZappy tanto no Itreco como em androids!
Certamente, ainda assim não seria tão incrível e divino como *.* apple pois por cristo, se não é apple sabe né.... . Mas se agora nos focarmos em comunicação - uma forma de falar com qualquer pessoa no pais assumindo que, por padrão, essa pessoa certamente tem o ZwakswZappy... isso não seria otimo?!!
Mesmo pq Criptografia tá longe.. longe.... looooooonge... de ser critério de escolha da grande massa dos brasileiros.
Até pq usando Android vc tá muito longe do Google, ñ é?
E realmente ñ tem pra onde fugir: Ou é Facebook ou Telegram.
Não tem criptografia.
Passa tudo pelos servidores do google.
Sem chance de adotar isso como comunicação no meu smart.
Não entendo como essas operadoras de telefonia podem ser tão burras.
Em pleno 2019 cobram R$ 0,50 por um SMS avulso, porém quase ninguém mais usa o serviço.
Seria mais lucrativo deixar grátis, porém atrelado a uma recarga mensal mínima, tipo uns R$ 10,00. Com certeza, com o RCS, o recurso voltaria a ficar um pouco mais popular novamente.
Tudo isso pra tentar ser o que o iMessage é nos USA, mas n sera igual pq brasileiro é preguiçoso