Início » Aplicativos e Software » Mozilla testa modo de VPN no Firefox

Mozilla testa modo de VPN no Firefox

Chamada de Firefox Private Network, novidade está disponível nos EUA na versão beta do navegador

Por
10/09/2019 às 14h08

Será que um dia funções de VPN serão recursos triviais de qualquer navegador? O Opera já conta com um modo do tipo e, em breve, o Firefox poderá seguir pelo mesmo caminho: a Mozilla está testando uma ferramenta de VPN em seu browser.

Firefox Private Network

Por enquanto, o Firefox Private Network, como a novidade foi batizada, está disponível apenas como extensão na versão beta para desktops do navegador. Além disso, a funcionalidade só pode ser avaliada por usuários baseados nos Estados Unidos.

Um detalhe curioso é que o modo de VPN marca a volta do Firefox Test Pilot, programa que permite que usuários tenham acesso a recursos experimentais do navegador. Apesar de ter tido bastante aceitação, o programa havia sido descontinuado pela Mozilla no início do ano.

Agora, o Firefox Test Pilot retorna focado em privacidade e segurança. Faz sentido que o modo de VPN tenha sido escolhido para esta “reestreia”, portanto.

Pelo menos no atual estágio, o Firefox Private Network tem apenas duas finalidades principais: proteger a conexão do usuário para impedir que dados como senhas e número de cartão de crédito sejam interceptados; limitar as ações de rastreamento de anúncios e coleta de dados de navegação, afinal, a VPN “camufla” o IP da conexão do usuário.

Assim como acontece com qualquer ferramenta do tipo, a Mozilla destaca que a função em teste vai ser útil para proteger os dados do usuário quando ele estiver usando redes Wi-Fi públicas, por exemplo.

Firefox Private Network

Em contrapartida, o Firefox Private Network não permite que o usuário escolha servidores regionais para acessar serviços que sofrem com restrição geográfica, pelo menos não na atual fase. Por ora, a ferramenta exibe um botão no navegador que apenas ativa e desativa o modo — talvez seja por isso que a Mozilla evitou usar o nome VPN no projeto.

Se e quando a nova função vai chegar às versões estáveis do Firefox? Ainda não sabemos. Mas a Mozilla parece determinada a disponibilizar um modo de VPN para o navegador.

Primeiro porque a organização fechou um acordo com a ProtonVPN no ano passado para disponibilizar um recurso do tipo a alguns usuários nos Estados Unidos pelo valor de US$ 10 por mês. Além disso, a Mozilla vem trabalhando em uma versão premium (paga) do Firefox que pode ter VPN entre seus atrativos.

Com informações: VentureBeat.