Mozilla testa modo de VPN no Firefox

Chamada de Firefox Private Network, novidade está disponível nos EUA na versão beta do navegador

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Firefox Private Network

Será que um dia funções de VPN serão recursos triviais de qualquer navegador? O Opera já conta com um modo do tipo e, em breve, o Firefox poderá seguir pelo mesmo caminho: a Mozilla está testando uma ferramenta de VPN em seu browser.

Por enquanto, o Firefox Private Network, como a novidade foi batizada, está disponível apenas como extensão na versão beta para desktops do navegador. Além disso, a funcionalidade só pode ser avaliada por usuários baseados nos Estados Unidos.

Um detalhe curioso é que o modo de VPN marca a volta do Firefox Test Pilot, programa que permite que usuários tenham acesso a recursos experimentais do navegador. Apesar de ter tido bastante aceitação, o programa havia sido descontinuado pela Mozilla no início do ano.

Agora, o Firefox Test Pilot retorna focado em privacidade e segurança. Faz sentido que o modo de VPN tenha sido escolhido para esta “reestreia”, portanto.

Pelo menos no atual estágio, o Firefox Private Network tem apenas duas finalidades principais: proteger a conexão do usuário para impedir que dados como senhas e número de cartão de crédito sejam interceptados; limitar as ações de rastreamento de anúncios e coleta de dados de navegação, afinal, a VPN “camufla” o IP da conexão do usuário.

Assim como acontece com qualquer ferramenta do tipo, a Mozilla destaca que a função em teste vai ser útil para proteger os dados do usuário quando ele estiver usando redes Wi-Fi públicas, por exemplo.

Firefox Private Network

Em contrapartida, o Firefox Private Network não permite que o usuário escolha servidores regionais para acessar serviços que sofrem com restrição geográfica, pelo menos não na atual fase. Por ora, a ferramenta exibe um botão no navegador que apenas ativa e desativa o modo — talvez seja por isso que a Mozilla evitou usar o nome VPN no projeto.

Se e quando a nova função vai chegar às versões estáveis do Firefox? Ainda não sabemos. Mas a Mozilla parece determinada a disponibilizar um modo de VPN para o navegador.

Primeiro porque a organização fechou um acordo com a ProtonVPN no ano passado para disponibilizar um recurso do tipo a alguns usuários nos Estados Unidos pelo valor de US$ 10 por mês. Além disso, a Mozilla vem trabalhando em uma versão premium (paga) do Firefox que pode ter VPN entre seus atrativos.

Com informações: VentureBeat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados