Início » Aplicativos e Software » Mozilla testa modo de VPN no Firefox

Mozilla testa modo de VPN no Firefox

Chamada de Firefox Private Network, novidade está disponível nos EUA na versão beta do navegador

Emerson Alecrim Por

Será que um dia funções de VPN serão recursos triviais de qualquer navegador? O Opera já conta com um modo do tipo e, em breve, o Firefox poderá seguir pelo mesmo caminho: a Mozilla está testando uma ferramenta de VPN em seu browser.

Firefox Private Network

Por enquanto, o Firefox Private Network, como a novidade foi batizada, está disponível apenas como extensão na versão beta para desktops do navegador. Além disso, a funcionalidade só pode ser avaliada por usuários baseados nos Estados Unidos.

Um detalhe curioso é que o modo de VPN marca a volta do Firefox Test Pilot, programa que permite que usuários tenham acesso a recursos experimentais do navegador. Apesar de ter tido bastante aceitação, o programa havia sido descontinuado pela Mozilla no início do ano.

Agora, o Firefox Test Pilot retorna focado em privacidade e segurança. Faz sentido que o modo de VPN tenha sido escolhido para esta “reestreia”, portanto.

Pelo menos no atual estágio, o Firefox Private Network tem apenas duas finalidades principais: proteger a conexão do usuário para impedir que dados como senhas e número de cartão de crédito sejam interceptados; limitar as ações de rastreamento de anúncios e coleta de dados de navegação, afinal, a VPN “camufla” o IP da conexão do usuário.

Assim como acontece com qualquer ferramenta do tipo, a Mozilla destaca que a função em teste vai ser útil para proteger os dados do usuário quando ele estiver usando redes Wi-Fi públicas, por exemplo.

Firefox Private Network

Em contrapartida, o Firefox Private Network não permite que o usuário escolha servidores regionais para acessar serviços que sofrem com restrição geográfica, pelo menos não na atual fase. Por ora, a ferramenta exibe um botão no navegador que apenas ativa e desativa o modo — talvez seja por isso que a Mozilla evitou usar o nome VPN no projeto.

Se e quando a nova função vai chegar às versões estáveis do Firefox? Ainda não sabemos. Mas a Mozilla parece determinada a disponibilizar um modo de VPN para o navegador.

Primeiro porque a organização fechou um acordo com a ProtonVPN no ano passado para disponibilizar um recurso do tipo a alguns usuários nos Estados Unidos pelo valor de US$ 10 por mês. Além disso, a Mozilla vem trabalhando em uma versão premium (paga) do Firefox que pode ter VPN entre seus atrativos.

Com informações: VentureBeat.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lobo Solitário

Ah, jogada suja do Google, novidade zero. Valeu pelo esclarecimento.

Zanac_Compile

Mas isso não me faz fechar os olhos pra pegadinha de usar uma VPN suga privacidade.

VaGNaroK Alkimist

"pra mim disparado o melhor", depois de ler essa parte e concordando, não preciso responder mais nada.

tuneman

Depois de anos eu voltei pro FF e realmente é complicado acostumar, mesmo pra mim que não sou muito dependente de internets.

Eduardo Braga

Caramba!!! Usava muito o myTube no Windows Phone. Inclusive nem preciso pagar pra usar ele no PC por causa disso.

Eduardo Braga

Falando em VPN, o Warp da Cloudflare já tá em beta. Devem lançar esse ano ainda.

P. Herrera

O Vanced é o queridinho. Hahaha
Tbm conheci por conta dos comentários.

johndoe1981

Interessante. No Android existem o Youtube Vanced, Newpipe e Videoder, que possuem adblockers.

P. Herrera

Para o YouTube no PC, eu troquei definitivamente o navegador pelo ''myTube'', um cliente do YT para W10. Alguém recomendou aqui nos comentários e fui atrás. Realmente é excelente, queria no Android tbm. Ele tem vários recursos, testei, gostei e resolvi comprar. Até o momento os R$4 gastos tem valido a pena. Rs
https://uploads.disquscdn.c...

johndoe1981

Pergunta que não quer calar: como é o consumo de memória no Firefox? É absurdo como no Chrome e no "Edgium"? No meu caso, uso as extensões Ublock Origin e Dark Reader.

johndoe1981

Eu tenho testado o Edgium desde maio em dois PCs, e ele está cada dia melhor. Tive poucos bugs até agora, mesmo nas builds Dev, e com o lançamento da versão Beta recentemente, é um navegador perfeitamente usável no dia-a-dia.

Phoda que a Google de vez em quando sabota o Edgium, principalmente no YouTube, mas logo resolvem o problema. E com o Google tentando cada vez mais dificultar a ação dos adblockers, o Edgium vai continuar mais do que nunca sendo o meu browser padrão.

zephyr1an

mesmo na empresa onde trabalho, que usa o Google Suite, eu raramente uso o Chrome...chat, email, drive, agenda, calendário, planilha...o essencial funciona no firefox...agora, o chrome não é mais um navegador, virou uma plataforma de aplicação, estou usando o acesso remoto do chrome quando faço home office!

Zanac_Compile

Esse é o maior problema pra mim, a intrusão gigantesca do Google

Zanac_Compile

IE 3.0 instalado do Kit de Internet do ZAZ em 5 disquetes.

Usando o FF, é óbvio, pra mim disparado o melhor

VaGNaroK Alkimist

Digitou esse comentário usando qual navegador mesmo?

Exibir mais comentários