A Apple aproveitou o evento do iPhone 11 para anunciar o lançamento de suas atualizações de software: o iOS 13 e watchOS 6 (do Apple Watch) serão liberados em 19 de setembro. O iPadOS, versão dedicada para o iPad, e o tvOS 13 da Apple TV chegam em 30 de setembro. Enquanto isso, o macOS Catalina fica para outubro.
- Apple revela iPhone 11 com câmera dupla, design colorido e tela LCD
- Apple Watch Series 5 possui tela always-on e modelo de titânio
O iOS 13 estará disponível para os dispositivos compatíveis em 19 de setembro. E, curiosamente, o iOS 13.1 já tem data de lançamento: ele chega em 30 de setembro. Esta atualização virá com alguns recursos que foram removidos de última hora por não estarem estáveis o suficiente, incluindo a capacidade de compartilhar seu tempo estimado de chegada através do Apple Maps.
A atualização traz um modo noturno, teclado nativo com swipe, controle por voz, entre outros. Você poderá instalar o iOS 13 no iPhone 6s ou posterior, iPhone SE ou iPod Touch de 7ª geração. Ele não é compatível com iPhone 6, 6 Plus nem iPhone 5s.
O watchOS 6 também será lançado em 19 de setembro: o Apple Watch poderá baixar apps da App Store sem depender do iPhone, e ganhará aplicativos como Apple Books (para ouvir audiolivros), Gravador e Calculadora
Apple lançará iPadOS e tvOS 13 em 30 de setembro
Por sua vez, o iPadOS chega em 30 de setembro. Ele traz melhorias na multitarefa do iPad, permitindo abrir duas instâncias do mesmo app lado a lado; gerenciar arquivos de um pendrive; usar novos gestos para edição de texto; e ativar o suporte experimental a mouse.
No mesmo dia, em 30 de setembro, chega o tvOS 13: a nova interface toca prévias do conteúdo em destaque; e a Apple TV passa a aceitar controles de Xbox One S e PlayStation 4 para jogar no Apple Arcade.
Por fim, temos o macOS 10.15 Catalina: ele estará disponível em outubro, ainda sem um dia definido. A atualização divide o iTunes em três aplicativos separados: Músicas, Podcasts e Apple TV. Será possível usar um iPad como segunda tela graças ao Sidecar, rodar apps portados do tablet, e controlar suas sessões ao computador com o Tempo de Uso.
Com informações: TechCrunch.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
A versão beta pública já tá disponível a um temtem. To usando no meu 5° geração, e apesar de ser beta, nao houveram travamentos ou bugs que inutilizaram o uso para mim no dia a dia.
Mé...tava mó ansioso pelo IpadOS. Assisti a Keynote inteira esperando a data de lançamento e nada. Agora toca esperar mais três semanas.