Início » Aplicativos e Software » Google terá app Bolo em português para ensinar crianças a ler

Google terá app Bolo em português para ensinar crianças a ler

Gratuito e sem anúncios, o Bolo deverá ser liberado pelo Google no Brasil ainda em setembro

Victor Hugo Silva Por

O Google oferece desde maio o Bolo, um aplicativo que ensina crianças a ler. Desenvolvido com foco em crianças na Índia, ele suportava apenas inglês e hindi. Agora, a empresa revelou que o app ganhará dois novos idiomas: português e espanhol.

A atualização, que deverá ser liberada ainda em setembro, fará o Bolo ser útil para as crianças que estão aprendendo a ler em um dos quatro idiomas mais falados do mundo. Para mostrar os primeiros passos na leitura, o aplicativo conta com a Diya, uma espécie de tutora que guia as aulas.

Ela usa a mesma tecnologia do Google Assistente para acompanhar a leitura das crianças e ajudá-las a melhorar. Quando surgem dúvidas, a Diya consegue explicar o significado das palavras destacadas na tela do aplicativo.

O Bolo se baseia em histórias e jogos de palavras para ensinar as crianças a lerem. O aplicativo utiliza prêmios e selos virtuais para tornar a experiência mais parecida com a de um jogo e, como permite a criação de vários perfis, pode ser usado por mais de uma criança no mesmo aparelho.

Segundo o Google, testes feitos por três meses na Índia apontaram que 64% das crianças que utilizaram o app melhoraram sua leitura. Desde seu lançamento em março, ele foi usado por mais de 800 mil crianças que leram cerca de 3 milhões de histórias.

A empresa afirma que o objetivo do Bolo é atuar como um tutor para ajudar estudantes quando e onde precisarem. Por isso, o aplicativo é gratuito, não exibe anúncios e pode funcionar mesmo sem conexão com a internet.

Com informações: Google, Android Police.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Souza

Pela internet afora têm muitos adultos precisando de uma aplicativo assim.

Fabio Montarroios

Eita... mas o Brasil precisa disso? Temos escolas com ensino obrigatório em todo o país e o problema está na evasão ao longo dos anos (especialmente ensino médio) e não no aprendizado básico (letramento). E uma criança brasileira tira que benefício disso? Digo, as crianças mais pobres q, presumo, deveriam ser o alvo da investida no Google na Índia, de que forma, aqui, conseguiram acesso a um celular e internet para usar o app? Está parecendo mais q o Google arranjou uma boa forma de usar as crianças para fazer sua inteligência artificial ficar melhor. E, convenhamos, uma taxa de leitura de 3.75 histórias por criança (de que tamanho e com qual complexidade) não é lá um número tão animador assim... Sem falar q é o próprio Google quem atesta a qualidade do seu app.

Maico Andrade

Só faltou o link pra pre-inscrição!

Thalles Ferreira

Por essas e outras que eu gostava do Google.

Ticano

Show, isso sim é legal