A Apple revelou hoje os novos iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max; quem planeja comprar um deles nos Estados Unidos ou Canadá deve se atentar para o fato de que o aparelho comercializado nessas regiões não é compatível com a banda 28 do 4G, que corresponde à faixa de 700 MHz adotada pelas operadoras brasileiras. Por sua vez, nenhuma variante do Apple Watch Series 5 terá suporte a essa frequência.
- Apple reduz preços do iPhone XR, 8 e 8 Plus no Brasil com anúncio do iPhone 11
- Apple inclui carregador rápido de 18 W no iPhone 11 Pro e Pro Max
Os modelos A2111 (iPhone 11), A2160 (iPhone 11 Pro) e A2161 (iPhone 11 Pro Max) serão vendidos nos EUA, Canadá, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas. Eles funcionarão com o 4G do Brasil, mas apenas nas bandas 1 (2.100 MHz), 3 (1.800 MHz), 5 (850 MHz) e 7 (2.600 MHz), além das tecnologias 3G e 2G. O mesmo acontece com os modelos A2223 (iPhone 11), A2217 (iPhone 11 Pro) e A2220 (iPhone 11 Pro Max), que serão vendidos na China e Hong Kong.
Para ter acesso a todas as frequências, será necessário adquirir os modelos A2221 (iPhone 11), A2215 (iPhone 11 Pro) ou A2218 (iPhone 11 Pro Max), que usam o padrão europeu e são compatíveis com a banda 28. Esse impedimento também aconteceu quando a Apple lançou o iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR no ano passado.
Nas principais cidades, as operadoras Claro, TIM e Vivo atuam tanto com 700 MHz como em outras frequências. Isso significa que o iPhone americano continuará funcionando com o 4G brasileiro, mas não necessariamente terá a mesma qualidade de sinal de outros smartphones.
Quem usa Oi não precisa se preocupar com isso: a operadora não adquiriu licença de uso dessa frequência quando houve o leilão da Anatel. As sobras de 700 MHz deverão aparecer no leilão de 5G que ocorrerá no próximo ano, e Claro, TIM e Vivo não poderão arrematar o espectro.
Apple Watch dos EUA funciona com 4G do Brasil
Uma grande surpresa do novo Apple Watch Series 5 é que o modelo dos EUA contém as frequências utilizadas no 4G brasileiro. Tanto o modelo americano como o europeu funcionam nas bandas 1 (2.100 MHz), 3 (1.800 MHz), 5 (850 MHz) e 7 (2.600 MHz).
Nenhuma variante do Apple Watch Series 5 suporta a frequência de 700 MHz do padrão brasileiro (banda 28). No caso da tecnologia 3G, ambos os modelos funcionam com 850 MHz e 2.100 MHz, que são as faixas usadas no Brasil.
Por que a frequência de 700 MHz é importante
Uma das maiores vantagens da faixa de 700 MHz é a cobertura. Frequências baixas possuem maior penetração de sinal, ao contrário das frequências mais tradicionais, como 1.800 MHz e 2.600 MHz. Sendo assim, as operadoras precisam de menos antenas para cobrir mais áreas. A penetração de sinal dos 700 MHz chega a ser maior do que das redes 2G e 3G e também favorece a cobertura indoor.
Por conta da melhor cobertura, cidades do interior e estradas são mais prováveis de ter o 4G em 700 MHz e não possuir sinal em outras frequências. Quem transita nesses lugares são os maiores prejudicados pela ausência da banda 28 no novo iPhone.
Num futuro próximo, é bem provável que o 4G de 700 MHz esteja presente onde houver cobertura celular. Mas é importante frisar que esse tipo de implementação não significa que as outras frequências serão desligadas: elas continuam sendo muito importante por possuírem maior capacidade de usuários simultâneos, o que é útil em áreas movimentadas como shoppings, aeroportos e outras áreas com maior tráfego de pessoas.
Nessas áreas, as operadoras fazem a agregação de portadoras (também chamado de 4G+ ou 4,5G), que junta o sinal de 4G de diferentes bandas para entregar maiores velocidades. Por esse motivo, é bem improvável que as outras frequências sejam desligadas no futuro.
De acordo com a entidade TV Perfeita, responsável pelo processo de migração da TV analógica para a digital, a faixa de 700 MHz já foi liberada em 3.396 municípios em julho de 2019. No entanto, isso não significa que todas as cidades já usam o 4G nessa frequência.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Não sei se tu leu o título ou a matéria, mas o iPhone que não tem a frequência de 700Mhz é o modelo americano. Claro que no site BR vai ter informações do modelo que será vendido aqui e tem a frequência (assim como o europeu).
Não compro mais smartphone sem a B28
Tenho o Pocophone aqui, sinto falta do 4G+, já que a Vivo aqui usa a B28 pra essa rede
Fico limitado ao 4G enquanto meu pai com meu amigo Moto G5 Plus funciona
Eu sei.
Os aparelhos vendidos aqui são os "europeus", que tem a banda 28. Como no passado.
Não tem novidade nenhuma nisso, aparelho americano funciona nos Estados Unidos e aparelho europeu funciona no Brasil por compartilharmos dos mesmos padrões que eles.
Querer polemizar em cima disso é sensacionalismo. O iPhone que será homologado no Brasil é o modelo europeu, compatível com todas as bandas, incluindo a 28.
Se vc for aos Estados Unidos e trazer um iPhone 11/Pro, ele irá funcionar aqui. Nos locais que requereram a banda 28, irá cair para 3G se ele n tiver outra banda 4G disponível na região.
A loja que noticiam no mercado livre como oficial não é oficial (administrada pela Apple), é só uma premium reseller de uma empresa licenciada pela Apple pra atuar online.
Na cor black sim, agora nas cores branca e coloridas fica horroroso, igual quando as pessoas viam dummies do iPhone cm esse vidro quadrado escuro.
Para quem quiser usar o 4G+ ficar sem a banda 28 esqueça...fora que o MiMo 4x4 não funcionaria também.
Agora que entendi, realmente não prestei atenção no fato do aparelho vendido no estados unidos.
"Ela vai homologar os vendidos aqui"
óbvio né filho?
a questão é que os "aparelhos vendidos aqui" não terão suporte a banda 28, e era essa questão que eu estava falando.
700mhz tbm é base para outras bandas. a banda 28 usada no Brasil não consta no site da Apple
Será então que o site da Apple está errado?
Nele consta que os novos iPhones terão tanto 700MHz quanto 2600MHz
https://www.apple.com/br/ip...
Na faixa de preço da pra compra um esterminador, duas 17 e um do Blade runner.
Sobre esta banda ouvi uns Guru da vivo que são amigos e paciente no qual ao menos a vivo vai manter esta banda como base e muitos com aparelho importados ficaram só no 3G na maioria dos casos apartir de janeiro.
Achei meio furada a colocação até porque a maioria tem seus treinamentos meio que focado em vender e claro vão querer empurrar coisas nacionais kkk.
Mais enfim vai saber.
O pixel 4 disfarça as lentes melhor, com aquele fumê dela. Fica um pouco masi razoavel.
Que bagunça. O 5G também é bagunçado assim?
O 4G usa várias frequencias, o iPhone dela provavelmente usa as bandas 3 (1800 MHz) e 7 (2600 MHz) pra conectar nas redes BR.
"Quem usa Oi não precisa se preocupar com isso" 🙃
Daqui a pouco o iPhone irá ultrapassar o MacBook Pro em questão de preço. Se não já passou.
Não duvido nada. O Pixel 3 foi o mais feio da geração dele em sua gama de concorrentes.
Calma que um forte competidor pode destronar esse titulo do Iphone... o Pixel 4
Mais um recurso inedito da apple
Sim, a frequência de 700Mhz não necessariamente vai operar exatamente nesse numero de 12 a 85 a variações, então a banda tem que ser exatamente a mesma.
Verdade! Nao notei isso. Mas deixa de funcionar completamente se estiver na 28 e o suporte for para a 12?
Quase certo, porém 700Mhz não é uma única banda. 700Mhz pode ser as bandas 12, 13, 14, 17, 28, 29, 44, 67, 68 e 85. Elas tem algumas particularidades, ou seja, esquece frequência, o que importa aqui é a banda mesmo. LTE é meio confuso nesse ponto mesmo.
A banda 700 MHz foi a primeira implementada nos EUA. Até hoje é a mais usada lá. Improvável de que os comercializados lá não tenham essa banda.
Só ver na wikipedia:
https://en.wikipedia.org/wi...
"The 700 MHz band was auctioned in early 2008 using spectrum previously used by television stations' analog broadcasts, with Verizon Wireless and AT&T Mobility winning the majority of available spectrum. Qualcomm and Echostar were winners of a significant amount of broadcast-oriented spectrum. Verizon Wireless will use the upper band of the 700 MHz spectrum to deploy their LTE network starting on Dec 5, 2010."
E é tendência. Huawei Mate 20 foi assim, iPhone 11 é assim e o Pixel 4 será assim.
Que nada, parece uma peça de motor, a usinagem está incrivel, já consigo imaginar umas capinhas steam punk, com engrenagens ao redor das lentes. Pensando bem, tá lindo demais. Mas o 11r tá feio mesmo.
Já nas páginas americana e brasileira relativas ao LTE,
https://www.apple.com/iphone/LTE/#iphone-11-pro
e
https://www.apple.com/br/iphone/LTE/#iphone-11-pro
O modelo A2160, um dos vendidos nos EUA, NÃO É COMPATÍVEL com a LTE 28
Feio não ficou mesmo, ficou horroroso.
Não, não... Ela usa o 4G normalmente (plano corporativo).
O próprio vendedor tratou isso pra ela, pois já sabia que o modelo americano teria limitações aqui.
Como muitos outros, também comentou sem ler a matéria, o iPhone vendido oficialmente no Brasil terá suporte a Banda 28, os vendidos oficialmente nos USA não, porque eles não usam a banda 28 pra nada lá.
Não é que seja incompatível, ele só não aproveita todo o 4G daqui. É como um carro a gás num lugar com poucos postos a gás, você vai sofrer mais com a cobertura, enquanto todo mundo vai se abastecer a vontade.
Peraí, pensa de novo: porque a ANATEL teria que homologar os iPhones vendidos lá fora? Ela vai homologar os vendidos aqui, os lá de fora, cada um que traga por dia conta e tosco.
Os iPhones vendidos aqui serão compatíveis com a banda 28. Os iPhones vendidos nos EUA não serão compatíveis com a banda 28. Entendeu?
Em teoria, uma marca como a Apple que já vende OFICIALMENTE seus produtos no brasil deveria funcionar obrigatoriamente com todas as frequências brasileiras, mas como a ANATEL é uma tremenda bosta e não exige alguns requisitos para homologar aparelhos aqui temos que engolir um iphone de 2019 incompatível com a Banda 28.
Oq vcs acham da anatel não homologar aparelhos fabricados em 2019 sem a banda 28?
Os aparelhos lá fora são compatíveis com todas as frequências de lá, mas aqui a gente que tem que se adequar a frequência dos aparelhos de lá, que zona né?
Precisamos de mais moral.
eu entendo os xiaomis fabricados em 2017/2018, mas os fabricados em 2019?
por mim cortava.
É porque o iPhone dos EUA é compatível com as outras bandas do 4G. Só não é compatível com a 28 (700MHz).
Cara, minha amiga saiu do Brasil para NYC pra comprar um iPhone. Ela não fala quase nada de inglês, mas foi atendida por um brasileiro na Apple Store e o cara vendeu pra ela um modelo que funciona no Brasil.
Antes da viagem eu até tentei alertar, com uma matéria aqui do TB mesmo, sobre a incompatibilidade. O telefone dela funciona de boa aqui com a rede da Vivo.
Link: https://tecnoblog.net/25959...
Já viu a do Nokia 9 PureView?
Pior que não ficou feio, essa leve mudança de não ser um vidro quadrado na traseira, melhorou bastante
Nas páginas da Apple Francesa e Alemã consta que o iPhone 11 Pro compatível com rede LTE 28 é o modelo A2160, que seria um dos modelos vendidos nos EUA
https://www.apple.com/de/ip...
Digo o mesmo para quem for comprar iPhone no MercadoLivre, tirando a tal loja oficial e claro.
Foi a única coisa que mudou.
A traseira mais feia que já vi num smartphone.
iPhone não vale a pena nem pra quem tem dinheiro. Tem uns Androids bem competentes nessa faixa de preços (Rim, Pâncreas, Coração, Fígado, etc)
😂😂😂😂😂
boa, alerta mesmo pq vai ter muito neguinho se achando trazendo iPhone de lá achando q vai funcionar aqui 100% kkk. O 4G do Brasil com 700MHz já é uma bosta, imagina sem HAHAHA