AMD anuncia update de BIOS que corrige clock máximo dos chips Ryzen 3000

Vários processadores da série Ryzen 3000 não estavam alcançando a frequência de boost anunciada pela AMD

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
AMD Ryzen 3000

Muita gente ficou frustrada ao descobrir que os processadores Ryzen 3000 não alcançam a frequência máxima especificada pela AMD. O problema não chega a ser grave, mas foi o suficiente para deixar uma impressão de “propaganda enganosa” no ar. A reação foi rápida, porém: a AMD anunciou uma atualização de BIOS que promete ajustar o boost dos chips afetados.

O problema veio à tona depois que Der8auer, um youtuber especializado em overclocking, fez um levantamento junto a donos de computadores equipados com chips Ryzen 3000 (terceira geração) para saber se as suas respectivas unidades estavam alcançando o clock máximo estabelecido pela AMD.

Os resultados mostraram que não em boa parte dos casos. Só para dar uma ideia, somente 5,6% dos donos de chips AMD Ryzen 9 3900X relataram ter alcançado a frequência máxima para esse modelo (4,6 GHz).

Pelo jeito, o trabalho de Der8auer foi bem conduzido: dois dias depois da publicação do vídeo sobre o assunto, a AMD prometeu uma solução para 10 de setembro.

Promessa cumprida: a AMD anunciou em seu blog uma atualização de BIOS que corrige o boost.

Não parece ser um problema complexo. Basicamente, o que a AMD diz é que o algoritmo que possibilita o aumento de clock tinha uma falha que fazia a frequência máxima ficar, em média, de 25 a 50 MHz abaixo do esperado. Com a atualização, o clock estabelecido originalmente para o boost é alcançado.

A AMD negou ter ajustado o clock máximo para baixo de maneira intencional. Havia especulação de que essa decisão teria sido tomada para evitar diminuição da vida útil dos processadores, mas a companhia refutou veementemente essa suspeita.

Se você é dono de um computador com chip Ryzen de terceira geração, precisa de um pouco de paciência: a atualização (o firmware AGESA 1003ABBA) já foi enviada aos fabricantes de placas-mãe, mas pode levar duas semanas ou mais para essas empresas liberarem o update de BIOS com a correção.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados