Início » Brasil » Ônibus de SP aceitarão pagamento via NFC com cartão ou celular

Ônibus de SP aceitarão pagamento via NFC com cartão ou celular

Ônibus de São Paulo terão pagamento de passagem por aproximação com cartões contactless, Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay

Lucas Braga Por

Usuários de ônibus na cidade de São Paulo contam com uma novidade a partir desta quarta-feira (11): já é possível encontrar veículos onde é possível pagar a passagem diretamente no cartão de crédito e débito. O serviço está disponível para pagamento por aproximação, que usa a tecnologia NFC para realizar transações. Ele é compatível com Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay.

NFC em ônibus em São Paulo

O leitor João Fouyer flagrou uma máquina apta para a nova tecnologia na linha 9300-10 – Terminal Parque Dom Pedro II na tarde de hoje. A máquina era da Prodata e já havia indicações de pagamento com cartões Mastercard e Visa. O tradicional bilhete único continua sendo aceito.

Para pagar por aproximação, é necessário ter um cartão contactless (como o do Nubank, por exemplo) ou outro dispositivo como pulseiras e adesivos. Também é possível fazer o pagamento pelo smartphone ou smartwatch através de carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay.

De acordo com o InfoMoney, a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo deverá anunciar a novidade oficialmente na quinta-feira (12) em forma de um projeto piloto que durará três meses e abrangerá 200 ônibus. O site também informa que a implementação nos validadores será feita em algumas linhas pela Cielo e outras pela Stone, e que a parte de bilhetagem será feita com a Empresa 1 e Digicom, além da Prodata.

Rio de Janeiro permite pagar metrô com cartão de crédito

Desde abril, já é possível passar nas catracas do metrô do Rio de Janeiro com pagamento por aproximação. Todas as 41 estações do MetrôRio (linhas 1, 2 e 4) estão equipadas com validadores compatíveis com a tecnologia. No entanto, o pagamento só está disponível para cartões Visa na modalidade crédito, deixando de fora usuários de débito e demais bandeiras concorrentes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo

Na verdade o bilhete usa a tecnologia RFID. Para aceitar NFC, tiveram que trocar o validador desses ônibus em testes.

raphaela1

Graça aos golpes tbm que o sistema brasileiro é um dos mais seguros

Ralf Alencar

Sim isso é verdade nosso sistema bancário é um dos melhores e ainda já vi relatos de profissionais de T.I do ramo bancário brasileiro são disputados a tapa lá fora.

Crock, o Dillo

Pleonasmo

RODRIGO

Tempos antigos em que a apple inovava os seus smartphones!!

RODRIGO

Não foi isso exatamente, disse uma indireta às fabricantes de smartphones para implementarem o sensor NFC das categorias básicas a premium, quase nenhum aparelho com esta conectividade encontro no mercado à venda, infelizmente!!!

Marcelo

Mi 9 e Mi 9se tbm... não entendi a galera achando que não existe...

uB.

QRCode é aquele tipo de inovação disfarçada. Parece inovação, mas é atraso de vida.

Única coisa legal do QRCode é q ele gera etiquetas bonitinhas 🤣, parece coisa do futuro, mas é trem do passado.

uB.

N entendo, vc critica q tá atrasado e logo em seguida indaga de q é uma atualização inútil, já q quase ninguém tem celulares com NFC no Brasil.

Se hoje quase ninguém tem, imagina há 5 anos?

Vc tem q decidir aonde vc quer atacar 😂 se n acerta seu próprio pé!

uB.

É possível implementar integração com NFC, basta o pessoal q tá desenvolvendo querer. Com cédulas é meio difícil implementar integração em qualquer sistema.

Tb, se a maior parte dos usuários de ônibus utiliza integração, n faz sentido implementar um sistema por NFC q n suporta integração, geral n vai usar, né?

uB.

N só o NFC, o RFID tb, são tecnologias mágicas subutilizadas. O mundo já poderia ter substituído o código de barras por RFID, automação em diversos segmentos iria ser estrondoso!

uB.

Com dinheiro é complicado fazer o sistema identificar o trajeto/horário/valor da passagem paga e calcular a integração.

Mas com pagamento NFC, se o pessoal tiver boa vontade, dá pra fazer a integração, sim. Porém, acho pouco provável disso acontecer, pelo menos por enquanto. Se tiver boa aceitação, é capaz deles serem forçados a implementar isto.

johndoe1981

Idem, tive um LG Optimus G, também de 2012, que já tinha NFC.

LekyChan

vai servir para que vc não tenha que pagar com dinheiro, caso não tenha bilhete de passe

Veritas

Nosso sistema bancário é um dos melhores do mundo.

Graças à nossa inflação e múltiplos planos ecônomicos ferrados, pelo menos alguma coisa positiva saiu disto.

Exibir mais comentários