Ônibus de SP aceitarão pagamento via NFC com cartão ou celular

Ônibus de São Paulo terão pagamento de passagem por aproximação com cartões contactless, Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
NFC em ônibus em São Paulo

Usuários de ônibus na cidade de São Paulo contam com uma novidade a partir desta quarta-feira (11): já é possível encontrar veículos onde é possível pagar a passagem diretamente no cartão de crédito e débito. O serviço está disponível para pagamento por aproximação, que usa a tecnologia NFC para realizar transações. Ele é compatível com Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay.

O leitor João Fouyer flagrou uma máquina apta para a nova tecnologia na linha 9300-10 – Terminal Parque Dom Pedro II na tarde de hoje. A máquina era da Prodata e já havia indicações de pagamento com cartões Mastercard e Visa. O tradicional bilhete único continua sendo aceito.

Para pagar por aproximação, é necessário ter um cartão contactless (como o do Nubank, por exemplo) ou outro dispositivo como pulseiras e adesivos. Também é possível fazer o pagamento pelo smartphone ou smartwatch através de carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay.

De acordo com o InfoMoney, a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo deverá anunciar a novidade oficialmente na quinta-feira (12) em forma de um projeto piloto que durará três meses e abrangerá 200 ônibus. O site também informa que a implementação nos validadores será feita em algumas linhas pela Cielo e outras pela Stone, e que a parte de bilhetagem será feita com a Empresa 1 e Digicom, além da Prodata.

Rio de Janeiro permite pagar metrô com cartão de crédito

Desde abril, já é possível passar nas catracas do metrô do Rio de Janeiro com pagamento por aproximação. Todas as 41 estações do MetrôRio (linhas 1, 2 e 4) estão equipadas com validadores compatíveis com a tecnologia. No entanto, o pagamento só está disponível para cartões Visa na modalidade crédito, deixando de fora usuários de débito e demais bandeiras concorrentes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados