Início » Brasil » Ônibus de SP aceitarão pagamento via NFC com cartão ou celular

Ônibus de SP aceitarão pagamento via NFC com cartão ou celular

Ônibus de São Paulo terão pagamento de passagem por aproximação com cartões contactless, Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay

Lucas Braga Por

Usuários de ônibus na cidade de São Paulo contam com uma novidade a partir desta quarta-feira (11): já é possível encontrar veículos onde é possível pagar a passagem diretamente no cartão de crédito e débito. O serviço está disponível para pagamento por aproximação, que usa a tecnologia NFC para realizar transações. Ele é compatível com Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay.

NFC em ônibus em São Paulo

O leitor João Fouyer flagrou uma máquina apta para a nova tecnologia na linha 9300-10 – Terminal Parque Dom Pedro II na tarde de hoje. A máquina era da Prodata e já havia indicações de pagamento com cartões Mastercard e Visa. O tradicional bilhete único continua sendo aceito.

Para pagar por aproximação, é necessário ter um cartão contactless (como o do Nubank, por exemplo) ou outro dispositivo como pulseiras e adesivos. Também é possível fazer o pagamento pelo smartphone ou smartwatch através de carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay.

De acordo com o InfoMoney, a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo deverá anunciar a novidade oficialmente na quinta-feira (12) em forma de um projeto piloto que durará três meses e abrangerá 200 ônibus. O site também informa que a implementação nos validadores será feita em algumas linhas pela Cielo e outras pela Stone, e que a parte de bilhetagem será feita com a Empresa 1 e Digicom, além da Prodata.

Rio de Janeiro permite pagar metrô com cartão de crédito

Desde abril, já é possível passar nas catracas do metrô do Rio de Janeiro com pagamento por aproximação. Todas as 41 estações do MetrôRio (linhas 1, 2 e 4) estão equipadas com validadores compatíveis com a tecnologia. No entanto, o pagamento só está disponível para cartões Visa na modalidade crédito, deixando de fora usuários de débito e demais bandeiras concorrentes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo

Na verdade o bilhete usa a tecnologia RFID. Para aceitar NFC, tiveram que trocar o validador desses ônibus em testes.

raphaela1

Graça aos golpes tbm que o sistema brasileiro é um dos mais seguros

Ralf Alencar

Sim isso é verdade nosso sistema bancário é um dos melhores e ainda já vi relatos de profissionais de T.I do ramo bancário brasileiro são disputados a tapa lá fora.

Crock, o Dillo

Pleonasmo

RODRIGO

Tempos antigos em que a apple inovava os seus smartphones!!

RODRIGO

Não foi isso exatamente, disse uma indireta às fabricantes de smartphones para implementarem o sensor NFC das categorias básicas a premium, quase nenhum aparelho com esta conectividade encontro no mercado à venda, infelizmente!!!

Marcelo

Mi 9 e Mi 9se tbm... não entendi a galera achando que não existe...

uB.

QRCode é aquele tipo de inovação disfarçada. Parece inovação, mas é atraso de vida.

Única coisa legal do QRCode é q ele gera etiquetas bonitinhas 🤣, parece coisa do futuro, mas é trem do passado.

uB.

N entendo, vc critica q tá atrasado e logo em seguida indaga de q é uma atualização inútil, já q quase ninguém tem celulares com NFC no Brasil.

Se hoje quase ninguém tem, imagina há 5 anos?

Vc tem q decidir aonde vc quer atacar 😂 se n acerta seu próprio pé!

uB.

É possível implementar integração com NFC, basta o pessoal q tá desenvolvendo querer. Com cédulas é meio difícil implementar integração em qualquer sistema.

Tb, se a maior parte dos usuários de ônibus utiliza integração, n faz sentido implementar um sistema por NFC q n suporta integração, geral n vai usar, né?

uB.

N só o NFC, o RFID tb, são tecnologias mágicas subutilizadas. O mundo já poderia ter substituído o código de barras por RFID, automação em diversos segmentos iria ser estrondoso!

uB.

Com dinheiro é complicado fazer o sistema identificar o trajeto/horário/valor da passagem paga e calcular a integração.

Mas com pagamento NFC, se o pessoal tiver boa vontade, dá pra fazer a integração, sim. Porém, acho pouco provável disso acontecer, pelo menos por enquanto. Se tiver boa aceitação, é capaz deles serem forçados a implementar isto.

johndoe1981

Idem, tive um LG Optimus G, também de 2012, que já tinha NFC.

LekyChan

vai servir para que vc não tenha que pagar com dinheiro, caso não tenha bilhete de passe

Veritas

Nosso sistema bancário é um dos melhores do mundo.

Graças à nossa inflação e múltiplos planos ecônomicos ferrados, pelo menos alguma coisa positiva saiu disto.

Veritas

O metrô e o tram (bonde elétrico) em Amsterdã ainda não usam.

Veritas

Cara, até em Amsterdã, na Holanda, um país de PRIMEIRO MUNDO, recém conseguiram tirar o pagamento em dinheiro de dentro dos trams.

E lá tu ainda não consegue pagar com o celular.
Só com cartão de transporte público e alguns cartões de crédito e débito (que eu lembre, nem VISA e MASTERCARD aceitam... só umas brands mais locais)

Veritas

"Brasil atrasado"

Santo Deus, mas que aborrescente!

Veritas

Xiaomimimimimi

Dá para ter ambos.

Veritas

Q?

Até os iPhones, a partir do iPhone 6, tem NFC...

Veritas

A Holanda (pelo menos, Amsterdã) recém conseguiu retirar o dinheiro do serviço de transporte público.

E olha o tamanho do país...

Anderson Ramos

Aqui no Recife isso seria perfeito. Principalmente para turistas. Graças a Deus que eu só compro aparelho completo que inclui tudo. Até NFC.

Baidu feat MC Brinquedo

Na China paga-se literalmente tudo com QR CODE + Alipay + WeChat.

Algo que vale centavos ou milhares de Yuan.

Baidu feat MC Brinquedo

Pois não é?

Incrível como o Brasil está atrasado na missão de extinguir o dinheiro em papel.

Guilherme Henrique

O mi 9t tem NFC e banda 28.

RODRIGO

O meu comentário crítico ao portal fora excluído! Não houve apologias criminosas e semelhantes, apenas sugestão de implementar o botão reportar erro para amenizar e/ou evitar clickbaits, sensacionalismos etc!! Chateado!!!

RODRIGO

Aí fica um pouco complicado para a xiaomi!!

LekyChan

não vai rolar em momento nenhum, quando vc paga no dinheiro vc não faz integração, essa função é um beneficio de certos cartões de passe

LekyChan

não, afinal duvido muito que exista um Mastercard BOM ou Visa UNICO kkkkk

LekyChan

não há problema nenhum, já que foi adicionado a opção de pagar com cartões de debito e crédito, os cartões de passe continuam funcionando, oque poderia ser feito se isso der certo é tornar possivel colocar os cartões de passe nos apps de pagamento.

LekyChan

o único país que faz anos que usa isso de poder pagar com celular é o japão, além do mais a tecnologia NFC é usada nos onibus do brasil desde 2000, afinal os cartões de passe justamente usam dela para funcionarem

André G

Acho ótima essa proposta! Espero que funcione bem e seja disponibilizada em todos os ônibus e estações em breve.
Único problema é com a integração, mas mesmo assim acho válido adotarem essa solução.
Também seria um problema se decidissem adotar um sistema de cobrança com base no trajeto, algo que é muito usado mundo afora, você paga de acordo com o trecho percorrido, não apenas uma taxa única.

André G

Transferência entre diferentes bancos até hoje é algo difícil de fazer nos EUA e em outros países, mas no Brasil é algo muito comum há muito tempo com o DOC, depois de um bom tempo criaram o TED e agora teremos uma nova solução melhor ainda que funciona 24 horas.

André G

Até o Motorola Razr i (um aparelho intermediário de 2012) já tinha NFC, eu tive um.

André G

Não. Pra isso é necessário o bilhete padrão mesmo.

johndoe1981

É vero, em alguma parte eles têm que economizar para os seus aparelhos terem o preço que têm. Além do NFC, a falta do B28 nos aparelhos não vendidos oficialmente aqui também complica.

Hemerson Silva

Xiaomi faz trade offs com as features. Melhor ter um desempenho mais satisfatório do que NFC, por exemplo.

johndoe1981

O problema é que a Xiaomi tem aparelho de 1500 reais que não tem NFC, enquanto Moto G6 Plus 6GB e Moto Z3 Play, que já são encontrados por menos de 1000 reais, têm. ZenFone 5 e Moto G7 Plus que custam seus 1200 ou menos também têm.

Infelizmente a marca é teimosa em não adotar o NFC mesmo em aparelhos mais caros, imagino que a tecnologia não seja tão popular na China como aqui.

RODRIGO

Não critiquei a melhoria em si, mas sim a implementação atrasada desta importantíssima tecnologia no dia a dia dos brasileiros!!

Gustavo Al-Kurdi

Enquanto isso na China... tomara que aqui dê certo e espalhe rápido.

Caio Garcia

Povo com cabeça pequena e fechada critica até as melhorias!! Incrível....

Tjago

baby steps, e aguardar a tigrada a criar confiança no celular pra pagamentos

Tjago

Infelizmente não tem NFC nele

zephyr1an

é o complexo de vira-lata...alguns anos atrás me lembro de ter lido no site Ars Technica alguém (do próprio site) reclamando dos cartões de lá (EUA), que só tinham a tarja magnética, sendo que no Brasil a maioria dos cartões já tinha chip também...outra coisa que me lembro é que a Netflix foi lançada no Brasil antes mesmo de ser lançada no Japão

Hemerson Silva

projeto piloto, é para testar o serviço. Nesse primeiro momento, se quiser a integração, utilize o cartão padrão.

johndoe1981

E depois ainda tem quem diga que NFC é um recurso inútil.

Hemerson Silva

"SÓ"????

Hemerson Silva

como a grande maioria DOS SMARTPHONES, o Mi A2 não tem NFC

johndoe1981

Como a grande maioria dos modelos da Xiaomi, o Mi A2 não tem NFC.

Fábio Nascimento

Pensei a mesma coisa na hora ... como será feito as integrações

Fabio Santos

A princípio é bem interessante ter novas formas de pagamento, exemplo quando vem alguém de fora, quando pessoas que assim como eu as vezes pega condução, o importante é também manter os métodos tradicionais e quem sabe dando certo não venha adaptações do próprio sistema para pagamento como cita, tudo que chega para agregar uso é bom eu gostei é muito da ideia.

felipecn

Provavelmente não tem integração não. Pode rolar uma surpresa, em Londres eles computam as viagens que o usuário faz e cobra o valor máximo do pacote diário se você fizer várias viagens.

Mas é mais complicado implementar, e de qualquer forma não é aceito (ainda?) no Metrô

felipecn

O metrô de NY acabou de começar a usar isso. Não é tão comum assim não.

E QR Code só vai servir pro tempo de passar na catraca aumentar... É mais demorado que pagar com o Bilhete Único atual, não é realmente vantajoso.

Tjago

Me arrependo de ter largado a linha A da Samsung e ter pego o Mi A2 por isso, Samsung pay era maravilhoso

Tjago

Eles sairiam na frente porque celular acabou sendo uma das primeiras tecnologias da galera, por isso pularam as etapas "padrão"

Caleb Enyawbruce

Qual a sua solucao? Desistirmos e continuarmos como estamos?

Victor Hugo

Só vai servir pro Bilhete Único Comum, então quem paga meia passagem ou tarifa zero não vai fazer diferença nenhuma!

Luizx

Grande dia so falta da desconto como acontece com bilhete unico

RODRIGO

Ótima jogada, SPTRANS, mas estão muito atrasados, pois na China e outros países desenvolvidos esta tecnologia já é muito usada há alguns anos, estimadamente entre 4 e 5 anos atrás!! Brasil atrasado!!! Ainda fica uma pergunta à tona: de que adianta os meios de transporte possuírem suporte para pagamentos via NFC e QR code se aqui temos poucos smartphones com esta funcionalidade disponível no mercado????? Uma vergonha!!!
P.S: também tem que haver função de pagamento via QR code, tá SPTRANS?!?!?

Vitor Luis

Precisa de integração? Pode continuar usando o Bilhete Único!
Pega ônibus esporadicamente e não sabe onde comprar o bilhete? Pode usar o cartão contactless!

Gustavo Saez

Assim como os leitores abaixo, a dúvida é a mesma, e a integração.
Fiquei muito feliz em saber disso, -1 cartão e assim a carteira vai ficando em casa, mas a integração é importante. Achei que quando isso chegasse, seria um bilhete único virtual.

A menos que usem isso como opcional para quem não tem o b.u ou viajantes ou turistas e etc...

Rodrigo Gomes

Acho que não vai rolar nesse primeiro momento. Deve cobrar sempre o valor cheio, como se estivesse pagando com dinheiro.

Eric Viana

Estava pensando aqui... A grande vantagem do Bilhete Único é o uso de mais de um ônibus + integração com metro mais barata. E aí? Será que tem?

Anderson Araujo

E como fica as integrações se usar um Nubank da vida, por exemplo?