Início » Brasil » São Paulo anuncia pagamento de tarifa de ônibus com celular ou cartão NFC

São Paulo anuncia pagamento de tarifa de ônibus com celular ou cartão NFC

É possível usar cartões de crédito, débito e pré-pago no pagamento contactless; há suporte a Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay

Felipe Ventura Por

A cidade de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (12) que está iniciando um projeto-piloto para pagamento contactless de tarifas de ônibus: é possível usar cartões de crédito, débito e pré-pago, celulares, smartwatches ou pulseiras com NFC. A iniciativa envolve as bandeiras Mastercard, Elo e Visa; nesta primeira fase, a tecnologia estará presente em cerca de 200 veículos municipais operando em 12 linhas. No entanto, ela não oferece a integração tarifária do Bilhete Único.

NFC em ônibus em São Paulo

O sistema é compatível com as carteiras digitais Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. São aceitos cartões emitidos no Brasil ou no exterior; dessa forma, os 2 milhões de turistas estrangeiros que visitam São Paulo a cada ano poderão utilizar seus cartões para pagar a tarifa de ônibus.

Para pagar a passagem de ônibus com um cartão contactless, basta encostá-lo no validador e passar a catraca. Será cobrada a tarifa atual de R$ 4,30. Não haverá integração tarifária: se o passageiro pegar outro ônibus, terá que pagar mais R$ 4,30; o mesmo vale para metrô e trem. O Bilhete Único seguirá existindo.

Quanto à segurança, os cartões contactless permitem realizar pagamentos de até R$ 50 sem digitar senha, no máximo 5 vezes ao dia; por isso, o validador do ônibus nem possui um teclado para a senha. No caso do celular, você terá que desbloquear o aparelho via digital ou Face ID para liberar o Apple Pay, Samsung Pay ou Google Pay.

O projeto-piloto vai durar por três meses ou até atingir o limite de 500 mil transações. “Talvez, no futuro, isso se torne a principal forma de uso aqui em São Paulo”, disse o prefeito Bruno Covas em evento.

Estas são as 12 linhas que participam da primeira fase do projeto, cobrindo cerca de 200 ônibus:

  • 2590/10 — Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova
  • 4031/10 — Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena
  • 6030/10 — Term. Sto. Amaro/UNISA – Campus 1
  • 917M/10 — Metrô Ana Rosa/Morro Grande
  • 2002/10 — Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II
  • 715M/10 — Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza
  • 908T/10 — Butantã/Pq. D. Pedro II
  • 9300/10 — Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde
  • 9500/10 — Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha
  • 5129/10 — Term. Guarapiranga/Jd. Miriam
  • 807M/10 — Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo
  • 675R/10 — Metrô Jabaquara/Grajaú

Ônibus em São Paulo

Jundiaí e Rio de Janeiro adotam pagamento contactless

Um dos maiores exemplos de sucesso dessa tecnologia é Londres: 55% das viagens realizadas no metrô da capital britânica são pagas via NFC. Isso corresponde a mais de 21,6 milhões de usos a cada semana. Nova York, Sydney e Miami também adotaram o pagamento por aproximação no transporte público.

A cidade de Jundiaí (SP) foi a primeira da América Latina a implementar o sistema de pagamento contactless em 100% da frota de ônibus. Assim como em São Paulo, não é possível usar a integração do bilhete único local; ao entrar em outro ônibus, é necessário pagar outra tarifa.

No Rio de Janeiro, é possível usar cartões e celulares com NFC para comprar passagens de metrô. Essa forma de pagamento não permite aproveitar a integração tarifária com outros modais, oferecida pelo Bilhete Único Carioca ou Bilhete Único Intermunicipal.

No entanto, desde o início de 2018, a integração entre metrô e ônibus na capital fluminense foi restrita a poucas linhas de integração expressa e a algumas estações do BRT. Na linhas municipais restantes, todo mundo paga a tarifa cheia, mesmo com o bilhete único.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Feelckins

aprende, bhtrans

Douglas Phillip

O que tem em teste na CPTM é o pagamento por QR Code via App do VouD em algumas estações, mas esse app do VouD nem confio... sempre tá dando problemas, aí já desisti dele.
Além dessa função de papamento via crédito/ débito o ideal mesmo era integrarem o Bilhete unico ao Wallets do iOS e Android.

Douglas Phillip

Era o que eu queria que fizessem. O Bilhete Único no Wallet do iOS.

Luciano Assunção

Pelo menos com o Apple Pay só vai dar para cobrar uma vez, já que para cada cobrança é necessário uma nova autenticação.

Fabio Santos

Ainda não foi adotado é só um teste de meses ou 500 mil pagamentos tá na reportagem.
Duvido que o governo como é vai querer tirar uma porcentagem pra administradora de cartão.

Internet
Ótima notícia. Agora só falta adotarem o pagamento contactless também no metrô e na CPTM e permitirem a integração também. A tecnologia já existe, só falta fazer acontecer.
Internet

Ótima notícia. Agora só falta adotarem o pagamento contactless também no metrô e na CPTM e permitirem a integração também. A tecnologia já existe, só falta fazer acontecer.

Vegeta humilde

Olha q eu vi gente defendendo redução da integração, não duvido mto ein...

Dil Ribeiro

Sim, o Londres é um dos mais modernos.. os Oyster cardas já exigem há tempos... nem Hong Kong o iOS 13 trará suporte ao Octopus que usa a mesma tecnologia do Suíca, no Japão.

Thalles Ferreira

Ruim é que Metrô e CPTM, responsabilidade do Estado (e não do Município) estão investindo em QR Code, o que impossibilitaria a princípio essa integração aí. Duvido que a SPTRANS banque sozinha a alteração do sistema de pagamento nas catracas das estações (como foi feito com o BOM, por exemplo).

Thalles Ferreira

Acho que nem o séquito do "Mito" engoliria essa situação de acabar com o BU, hipoteticamente falando. Que dirá o Bruno Covas. Ficaria queimado politicamente pra sempre.

Thalles Ferreira

Eles não falaram besteira. Eles disseram que essa forma não permite a integração e, de fato, não permite - assim como o modelo mostrado em SP.
Que é tecnicamente possível, com certeza é. Mas não é atualmente possível.

Thalles Ferreira

Então, o único porém é que infelizmente comprar um bilhete único com dinheiro vivo já não é mais tão fácil como era há alguns anos. Isso quando não simplesmente desabastacem alguns pontos de venda por semanas, meses!

Zé das Covi

tu consegue HOJE com a forma de pagamento que está funcionando usar a integração ?
sem mudar nada, da forma que existe.

Thalles Ferreira

Ah, com certeza, também acho que começar é mais importante que ficar estagnado. É uma crítica mais no sentido de não se satisfazer com só isso.

Exibir mais comentários