Início » Internet » Google atualiza algoritmo para promover conteúdo jornalístico original

Google atualiza algoritmo para promover conteúdo jornalístico original

O buscador passará a destacar por mais tempo reportagens que dão início à cobertura de um determinado assunto

Victor Hugo Silva Por

As pesquisas por notícias no Google costumam dar destaque aos conteúdos mais recentes e não para quem publicou a informação primeiro. Mas, um anúncio feito pela empresa nesta quinta-feira (12) sugere que isso vai mudar.

Google News / Android / Tecnoblog

O Google atualizou sua forma de classificar as notícias para privilegiar conteúdo jornalístico original. Segundo a empresa, os artigos que deram início à cobertura de um determinado assunto serão destacados para os leitores por mais tempo.

E, mesmo com o destaque para o artigo original, o buscador continuará mostrando conteúdos recentes que sejam importantes para usuários que estão acompanhando a cobertura, como novas notícias e entrevistas exclusivas.

Apesar do anúncio, o vice-presidente de Notícias do Google, Richard Gingras, afirmou que a empresa não trabalha com apenas uma definição para reportagem original ou um padrão para determinar o grau de originalidade de um artigo.

"Diferentes redações e veículos podem usar diferentes conceitos em diferentes momentos, e por isso esse nosso trabalho terá de continuar evoluindo para compreendermos o ciclo de vida das matérias", afirmou o executivo.

Além da mudança no algoritmo, o Google atualizou as diretrizes para seus 10 mil classificadores espalhados pelo mundo. Segundo a empresa, os colaboradores não mudam a classificação de páginas específicas, mas ajudam a fazer melhorias nos algoritmos que afetarão todas as páginas.

Com a mudança, os classificadores passarão a classificar como de "altíssima qualidade" as páginas "que contenham informações que, de outro modo, não seriam conhecidas sem a existência daquele artigo". A classificação também irá considerar a reputação do site.

"Esperamos que essas mudanças e atualizações criadas para dar mais destaque a reportagens originais ofereçam aos usuários uma compreensão mais profunda dessas comunidades em constante mudança, e do debate gerado por elas", afirma Gingras.

Com informações: Google.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Luiz Gomes Silveira
Pior que eu clico em "Remover". Não some, no máximo fica alguns dias sem aparecer
Thiago Moraes
Minha conta pessoal funciona que é uma beleza esses bloqueios desses sites ridículos como brasil 247, The Intercept e etc. Já na conta corporativo do G Suite não tá funcionando os bloqueios, não sei pq. Mesmo excluindo os cookies e nada.
Emmanuel Carvalho
Esses sites trabalham o tempo todo para ter relevância pro Pagerank, tanto que o layout do Intercept (por exemplo) parece algo que é pra ser lido por máquinas de tão feio e é isso mesmo. Então, não importa a qualidade / veracidade da notícia, eles serão indicados.Também tem o fato de todo jornal grande hoje em dia ficar babando o ovo do Intercept.
hamster
Se bem que nesses casos dá pra marcar pra não mostrar mais matérias daquela fonte. O que acho estranho mesmo é que estamos em época de combate à fakenews, e o Google dá relevância a sites comprados.
Genumano
O Google tem que corrigir as informações baseadas no IP quando a pessoa não estiver logada. No meu computador do trabalho eu não fico o tempo todo logado, pois muita gente tem acesso e quando vou verificar o Google Notícias sem estar logado, ele não leva em consideração minhas preferências (apesar do histórico do IP ou do navegador) e fica enviando notícias de sites como DCM, Carta Capital, Veja, Brasil 247, Forum, The Intercept e outros que, sabidamente, são mestres em notícias falsas e de ideologia esquerdista radicais. Falta inteligência demais para ficar empurrando isso ao usuário como se fosse algo relevante e de valor ficar divulgando esses sites mentirosos e tendenciosos.A mesma opção que tenho de bloquear as fontes quando estou logado, deveria existir para quando estou deslogado.
Genumano
O Google tem que corrigir as informações baseadas no IP quando a pessoa não estiver logada. No meu computador do trabalho eu não fico o tempo todo logado, pois muita gente tem acesso e quando vou verificar o Google Notícias sem estar logado, ele não leva em consideração minhas preferências (apesar do histórico do IP ou do navegador) e fica enviando notícias de sites como DCM, Carta Capital, Veja, Brasil 247, Forum, The Intercept e outros que, sabidamente, são mestres em notícias falsas e de ideologia esquerdista radicais. Falta inteligência demais para ficar empurrando isso ao usuário como se fosse algo relevante e de valor ficar divulgando esses sites mentirosos e tendenciosos.
A mesma opção que tenho de bloquear as fontes quando estou logado, deveria existir para quando estou deslogado.
Rafael
Exatamente!!! Desinstalei Google News de todos meus dispositivos pq cansei de me mandarem notícias apenas dessas tranqueiras. Era inacreditável o Google permitir isso.
Roberto
Eu fiz, mas ainda sim sugerem. Troquei de celular recentemente, e antes de logar na minha conta, 200 notícias destes sites kkkkk
Rmavalli
Eu já fiz a limpa no meu, sempre que aparecia alguma notícia desses sites eu colocava pra ocultar. A mesma coisa quando abro alguma notícia e vejo que o título era click bait.
Pedro do Caminhão
Desisti do Google Notícias por causa dessas coisas, que continuaram mesmo após eu desmarcar fontes que não são do meu interesse.
João Luiz Gomes Silveira
Aqui também acontece. Não aguento mais um tal de catraca livre
R0gério
Idem.
Alex Edelweiss
Nem me fale... Todo dia recebo recomendação de matérias daquele Brasil247. Uma manchete mais espalhafatosa que a outra, aí você abre para ler a notícia e o fato não tem nada a ver com o título da matéria e na maioria das vezes é uma interpretação pessoal que o autor tem de determinado fato.
Dayman Novaes
Eu também recebia as vezes umas notificações de futebol... mas eles foram diminuindo com o tempo até parar. Mas realmente, isso é bem estranho.
hamster
Verdade, vários blogs parciais ou comprados.
hamster
O Google Notícias é possivelmente o pior uso de inteligência artificial que já vi.Não gosto de futebol. E todo dia eles mandam alerta de “XV de Jaú marca gol aos 45 do segundo tempo” ou outras notícias irrelevantes.E não adianta marcar que não gosta. Continua vindo noticias sem relevância pra mim.Sou usuário de Gmail desde o primeiro dia, idem do Chrome. Totalmente adepto a todos os serviços Google, então eles realmente tem dados meus. Até o Google+ eu usava.
Roberto
A única coisa que eles sugerem são matérias de dcm, revista fórum, intercept e outras tranqueiras.