Início » Jogos » Qual o significado do botão “X” no controle DualShock do PlayStation?

Qual o significado do botão “X” no controle DualShock do PlayStation?

É "xis" ou "cruz"? Descubra a origem dos símbolos dos botões e qual é o nome correto do "X" no controle DualShock do PlayStation

Por
16/09/2019 às 11h31

O controle DualShock do PlayStation, em todas as suas versões, sempre usou símbolos em seus botões de ação, ao invés de letras como em todos os seus concorrentes: triângulo, quadrado, círculo e “X”, que as pessoas chamam fr “xis”.

Isto é, até a filial britânica da divisão de jogos da Sony dizer que na verdade, o nome é “cruz” (cross, em inglês). Afinal, qual é o certo do botão do controle do PlayStation?

O que são os símbolos do controle do PlayStation?

A decisão de usar símbolos ao invés de letras no controle original do primeiro PlayStation foi deliberada. Em entrevista ao site 1up.com, em 2010, o designer Teiyu Goto explicou que a intenção era criar padrões fáceis de serem lembrados.

Assim, foram escolhidos quatro símbolos, triângulo, quadrado, círculo e “X”, cada um com uma cor e uma ideia de função específica tanto para os menus e para os jogos.

  • Triângulo (verde): Representa um ponto de vista, uma direção, como o jogador olhando para a tela ou o personagem seguindo em frente;
  • Quadrado (rosa): Representa um pedaço de papel, de modo associa-lo a menus e documentos nos jogos;
  •  Círculo (vermelho): Representa um “sim”, é o botão de confirmação;
  • “X” (azul): Representa um “não”, é o botão de cancelamento.

Mas o “X” é o botão de confirmação no meu PlayStation…

Sim, mas apenas no ocidente.

No Japão, país-sede da Sony e mercado em que o PlayStation foi inicialmente lançado em 1994, o círculo (lê-se まる, maru, correto) representa uma confirmação ou acerto, enquanto o “X” (lê-se ばつ, batsu, errado), representa um erro ou um cancelamento.

É possível constatar isso nos emojis 🙆 e 🙅, que mostram os gestos que os japoneses geralmente fazem para sinalizar algo OK e algo que não está bom.

Batsu-Maru / controle playstation

As expressões mostram o que é certo e o que é errado

Quando o PlayStation foi lançado nos Estados Unidos em 1995, a Sony teve que inverter os botões de confirmação e cancelamento entre o círculo e o “X”, porque o segundo é mais associável aos ocidentais a assinalar uma opção em uma lista, o que pode ser entendido como um acerto. Além disso, as cores azul e vermelha são ligadas respectivamente a certo e errado deste lado do mundo. Foi melhor fazer o ajuste.

Afinal, o botão “X” se chama “cruz” ou “xis”?

Este é o “xis” (ou seria “cruz”?) da questão: os japoneses não se referem ao símbolo por nenhum dos dois nomes, mas sim por “batsu”, enquanto que no ocidente isso nunca foi deixado claro, até agora. Mas, mesmo isso, é discutível.

Quem iniciou a discussão foi a conta britânica da divisão PlayStation no Twitter, que soltou uma mensagem dizendo que os botões são: Triangle, Circle, Cross e Square.

Já a conta principal da divisão não se envolveu nessa polêmica, preferindo apenas perguntar aos usuários por qual nome eles chamam o botão “X”. Como resultado, 81% responderam “xis”, 8% disseram “cruz” e 11% ainda afirmaram usar “plus/mais”.

Como o perfil não mais se manifestou a respeito, pode-se dizer que a matriz ignorou a posição da divisão britânica (até porque nem no Japão é “cruz”, por razões óbvias), preferindo a saída diplomática de que o jogador chame o botão pelo nome que quiser.

Você não precisa se preocupar com como o botão “X” se chama; para a matriz da divisão PlayStation, o nome que você usa sempre será o correto, independente de qual seja.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.