Início » Jogos » O que é o PlayGalaxy Link?

O que é o PlayGalaxy Link?

Saiba o que é e como usar o PlayGalaxy Link, recurso exclusivo do Galaxy Note 10 que permite rodar jogos do PC em seu celular

Por
16/09/2019 às 11h22

O PlayGalaxy Link é um serviço da Samsung, exclusivo do Galaxy Note 10 e Note 10+, que permite curtir os jogos instalados no PC na tela do celular, mesmo se você estiver longe de casa. Veja como usar o aplicativo no celular e também no computador.

Samsung PlayGalaxy Link

O que é o PlayGalaxy Link?

O PlayGalaxy Link é um aplicativo gratuito da Samsung, que permite fazer streaming de jogos instalados em um PC para o celular. O usuário pode fazer a conexão entre dispositivos tanto pela rede Wi-Fi quanto via 4G (ou 5G). Por isso mesmo, o recurso exige dispositivos minimamente potentes, tanto o smartphone quanto o computador.

A Samsung levantou a barra e não só limitou o PlayGalaxy Link à linha Galaxy Note 10, como não suporta memória RAM DDR3 em PCs. A desculpa é de “manter sempre uma performance alta”. Como consequência disso, o recurso é limitado a poucos usuários.

O PlayGalaxy Link está disponível apenas nos Estados Unidos e Coreia do Sul em fase beta, mas você pode baixar o aplicativo manualmente para o seu celular e testa-lo.

Samsung PlayGalaxy Link

Como usar o PlayGalaxy Link

Primeiro, você vai precisar de um Galaxy Note 10 ou GalaxyNote 10+, visto que o app não funciona (a princípio) em nenhum outro celular Android, mesmo da Samsung, como o Galaxy S 10. Além disso, seu computador precisa também ser razoavelmente novo.

Esta é a configuração mínima:

  • Processador Intel Core i5 ou superior;
  • Placa de vídeo nVidia GeForce GTX 1060, AMD Radeon RX 550 ou superior;
  • 8 GB de RAM DDR4 (o app não suporta DDR3).

Como o app móvel não está disponível no Brasil, será preciso instalar o arquivo .apk manualmente no celular. Para isso, você precisará autorizar seu navegador para fazer a instalação:

Android / instalar apps desconhecidos / PlayGalaxy Link

  1. Abra o app “Configurações”, “Aplicativos”;
  2. Toque no seu navegador de preferência e depois em “Instalar apps desconhecidos”;
  3. Ligue a chave “Permitir desta fonte”.

Lembre-se que instalar APKs de fora da Google Play Store não é um processo recomendado por segurança, portanto prossiga por sua conta e risco. Ao mesmo tempo, o arquivo .apk pode ser instalado em outros celulares e o para Windows em PCs mais antigos, mas não há garantias de que o recurso funcione. Fica a seu critério.

Para instalar o PlayGalaxy Link, faça o seguinte:

  1. Em seu computador acesse playgalaxy.com, baixe e instale o PlayGalaxy Link;
  2. Em seu Galaxy Note 10 ou Note10+, abra o navegador que você autorizou;
  3. Acesse apkmirror.com e baixe o arquivo .apk do PlayGalaxy Link;
  4. Ao fim do download, toque em “Abrir”;
  5. O navegador irá perguntar se deseja continuar, apenas confirme;

Samsung PlayGalaxy Link

  1. No computador, abra o PlayGalaxy Link e entre com sua conta Samsung;
  2. O app no computador irá criar uma lista com os jogos instalados;
  3. No celular, abra o aplicativo e entre com a mesma conta Samsung usada no PC;
  4. O app irá reconhecer o PC, toque em “Start” para conecta-los.

E pronto.

Existem alternativas?

Sim. O Steam Link, da Valve é um aplicativo que faz uma ponte entre o computador e o celular, compatível com Windows, macOS, Linux (através do cliente do Steam), Raspberry Pi, iPhone e Android. Ele se limita à capacidade de processamento do computador, com o celular servindo apenas como uma segunda tela.

Com o Steam Link você pode jogar tanto com comandos na tela quanto com controles Bluetooth. Mas, por outro lado, não há suporte para redes móveis; só pode ser usado via Wi-Fi/Ethernet e com ambos dispositivos conectados à mesma rede.