Huawei Mate 30 Pro surge com tela mais curvada e câmera frontal tripla

Huawei Mate 30, Mate 30 Pro e Mate 30 Lite devem ser anunciados na quinta-feira (19) com Android 10, mas sem apps do Google

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei Mate 30 Pro

A Huawei marcou um evento em Munique, na Alemanha, para quinta-feira (19), mas já temos uma boa ideia do que será apresentado: Evan Blass, conhecido por vazar produtos antes do lançamento, divulgou as imagens promocionais do Mate 30, Mate 30 Pro e Mate 30 Lite, além de uma edição Porsche Design. O topo de linha deverá ter uma tela com laterais curvadas e câmera frontal tripla.

As imagens mostram que o Mate 30 Pro terá um entalhe na parte superior da tela para abrigar três câmeras frontais. A tela OLED possui laterais mais curvadas do que estamos acostumados: trata-se do painel waterfall, ou “queda d’água”, que vimos no Vivo NEX 3. No rival chinês, o display ficou tão curvo que a Vivo eliminou os botões físicos de liga/desliga e controle de volume, substituindo-os por versões virtuais.

Huawei Mate 30 Pro

De acordo com o The Elec, a tela flexível do Mate 30 Pro será fornecida pela LG Display, que pode aumentar sua participação de mercado nos próximos meses. A Samsung domina a produção de painéis OLED para smartphones, com 82% dos envios mundiais no segundo trimestre de 2019, contra 12% da chinesa BOE e apenas 2% da LG Display. Segundo a consultoria IHS Markit, a fatia da LG deve subir para 4% e 11% no terceiro e quarto trimestres, respectivamente.

Huawei Mate 30 Pro

A imagem também destaca o já conhecido recorte circular para a câmera traseira quádrupla, que seria composta de uma dupla de sensores de 40 megapixels, uma terceira câmera de 8 megapixels com zoom óptico e um sensor ToF (time of flight) para detectar profundidade.

Além disso, o celular premium deve ser equipado com o processador Huawei Kirin 990 com modem 5G integrado, bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 40 watts no cabo ou 27 watts por indução, até 512 GB de armazenamento interno e 8 ou 12 GB de RAM. O Mate 30 Pro ainda viria com o novo Android 10, mas sem os aplicativos do Google.

Mate 30, Mate 30 Lite e Mate 30 Porsche Design

Como de costume, o Mate 30 Pro deverá ter irmãos mais simples (e também um ultracaro). As imagens de Evan Blass mostram o Mate 30 com um entalhe menor para a câmera frontal dupla, tela plana e dois chips; ele também deverá trazer o chip Kirin 990.

Huawei Mate 30

Huawei Mate 30

Já o Mate 30 Lite é idêntico ao intermediário Nova 5i Pro, com furo no canto superior esquerdo para a câmera, leitor de impressões digitais na traseira, processador Kirin 810 e câmera traseira quádrupla, com sensor padrão, ultrawide, profundidade e macro.

Huawei Mate 30 Lite

Huawei Mate 30 Lite

Por fim, teremos o Mate 30 Pro Porsche Design. A Huawei lança edições de luxo em parceria com a montadora alemã desde o Mate 9, de 2016: trata-se de uma versão ainda mais cara com o mesmo hardware do modelo Pro, mas com mudanças no design e acabamento. No caso do Mate 30, o aparelho especial deverá trazer uma traseira de couro, nas cores vermelha ou preta.

Huawei Mate 30 Pro Porsche Design

Huawei Mate 30 Pro Porsche Design

A grande dúvida que fica é: como a Huawei vai lidar, no ocidente, com um smartphone que não pode vir embarcado com os aplicativos do Google — incluindo a Play Store. Descobriremos no evento de quinta-feira (19).

O Tecnoblog estará em Munique para trazer as novidades da Huawei em primeira mão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados