Início » Internet » Google vai destacar momentos específicos de vídeos dentro da busca

Google vai destacar momentos específicos de vídeos dentro da busca

As buscas do Google em inglês passarão a exibir os trechos mais importantes de vídeos

Por
17/09/2019 às 18h10

O Google anunciou nesta terça-feira (17) que vai mudar a forma como apresenta vídeos nas pesquisas. A partir de agora, o buscador passará a destacar trechos importantes abaixo da miniatura do vídeo para ajudar quem busca um momento específico.

Com a mudança, o Google mostrará pontos-chave de vídeos e dará a opção de começar a assistir a partir de um deles. O objetivo é ajudar usuários a irem direto ao ponto que desejam e poupar o tempo que seria gasto procurando o trecho em questão.

Em seu blog, a empresa afirmou que a novidade será útil para quem pesquisa por vídeos de tutoriais, que poderão destacar as etapas apresentadas. Ela também servirá para quem pesquisa por vídeos muito longos, como documentários.

“Assim como trabalhamos para tornar outros tipos de informações mais facilmente acessíveis, estamos desenvolvendo novas maneiras de entender e organizar o conteúdo de vídeo na pesquisa para torná-lo mais útil”, afirma a empresa.

Para destacar os momentos importantes, o Google contará com a ajuda dos criadores dos vídeos. São eles quem indicarão na descrição dos vídeos publicados no YouTube os trechos que deverão ser destacados na busca.

O recurso, que será liberado inicialmente para as buscas em inglês, também será levado para vídeos de parceiros como CBS Sports e NDTV. O Google afirma que a solução será liberada para mais criadores de vídeo no futuro.

A mudança ainda ajuda a tornar as pesquisas mais acessíveis. Isso porque pessoas com deficiência visual que utilizam leitores de tela poderão usar o Google para encontrar com mais rapidez os trechos de vídeos que lhe interessam.

Com informações: Google, TechCrunch.

Mais sobre: