Início » Brasil » Anatel apreende 23 mil produtos por falta de homologação

Anatel apreende 23 mil produtos por falta de homologação

Os produtos não autorizados foram alvo de uma operação realizada pela Anatel em 11 estados

Victor Hugo Silva Por

Uma operação realizada na terça-feira (17) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) resultou em 23 mil produtos lacrados ou apreendidos. O órgão adotou a medida porque os equipamentos não eram homologados ou certificados.

Entre os itens irregulares, estavam equipamentos ópticos, transceptores de radiação restrita e TV Boxes. A Anatel diz que que realizou a operação a partir de denúncias de associações e fabricantes de produtos de telecomunicações que questionavam a venda dos produtos não autorizados.

A ação ocorreu em 52 endereços de 11 estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Piauí, Goiás, Amazonas e Tocantins. A agência não revelou o nome das empresas, mas informou que a fiscalização será retomada nos próximos dias.

Esta é mais uma operação para impedir a venda de produtos irregulares por distribuidoras, fornecedoras e importadoras. Ela faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria que, em agosto, levou à 21 mil produtos lacrados em Catalão (GO).

Os equipamentos também não eram homologados e pertenciam a uma operadora da cidade. Segundo a Anatel, entre os produtos não autorizados estavam 19.700 acopladores, 1.200 conectores e 225 splitters. A agência também apreendeu 19 itens, entre pontos de acesso e unidades de rede óptica.

Em 2018, o Plano de Ação de Combate à Pirataria totalizou 200 mil produtos lacrados ou apreendidos. No mesmo período, 30 mil itens ficaram retidos na Alfândega e 193 anúncios ligados a produtos sem homologação foram retirados do ar.

Com informações: Anatel.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Helliton Soares Mesquita

A pergunta que não quer calar? Eram produtos falsificados? Ruins? Ou eram apenas os mesmos produtos de marcas conhecidas que todo mundo usa, mas não tinha o selinho da Anatel? Por ser equipamentos óticos e não antenas, a homologação deveria ser automática ao ser homologada no EUA e Europa.

jacob

Obrigado à Anatel por confiscar esses terríveis equipamentos ópticos não-homologados e que só têm uso em provedores de internet, com certeza agiram em prol do benefício comum da população. Imagina só o perigo, vai que cega uma pessoa!

Lumberjack

É a turminha do "num piça na mioca" que tem a visão de que qualquer ação do estado é ilegítima, mas as empresas podem botar no brioco da população à vontade.

ricms

Se esse 1981 do teu nick é teu ano de nascimento, posso dar uma dica: já passou da idade de acreditar em papai noel, coelho da páscoa e ancapismo ok?

ricms

Infelizmente. O mais interessante que todos têm o mesmo perfil.

Crock, o Dillo

Pode não ser moral aos teus olhos, mas (in)felizmente é legal. Então, culpa da nossa representação legislativa.
Não defendo as alíquotas e as ações, mas é oq escolhemos, só muda se a gente pedir pra mudar, mas daí quem sabe;tem interesse disso?

Diego Anderson

Você acha que toda ação do estado é moralmente legítima?

Crock, o Dillo

Brasileiros sendo brasileiros. Gente que nem sabe a diferença entre ROUBO e FURTO, IMPOSTO e TAXA, falando asneiras de que o Governo ROUBA com TAXAS abusivas e etc.

"Sejemos" co-erentes (sic)

Rodrigo Dias Javornik

Virou antro de ancaps

ricms

Abaixo vemos diversos comentários da turminha que é contra corrupção condenando a ação. BR não é para amadores.

ricms
Abaixo vemos diversos comentários da turminha que é contra corrupção condenando a ação. BR não é para amadores.
ricms

Fonte: doku.

ricms

Mas os ancapinhos podem xingar muito no twitter tb.

DODHOP

A Analtel sempre comendo o c* dos consumidores e a favor dos grandes empresários.

johndoe1981

Ué, tinha sumido no computador também? Desde ontem que o Disqus não carrega na versão móvel do site, nem no Chrome, Kiwi ou Firefox. Mas o Disqus ainda tá com problema, a página inicial e de respostas não carrega nem por reza braba.

Exibir mais comentários