Início » Internet » Vai ficar mais difícil conseguir um selo de canal verificado no YouTube

Vai ficar mais difícil conseguir um selo de canal verificado no YouTube

Canais já verificados, mas que não atendem aos novos critérios perderão o selo

Emerson Alecrim Por

O YouTube permite que qualquer canal com mais de 100 mil inscritos solicite um selo de verificação. Ou melhor, permitia: o serviço anunciou nesta quinta-feira (19) um conjunto mais rígido de condições para o selo, o que significa que os youtubers de plantão terão mais dificuldades para ter contas verificadas.

Mohamed Hassam / YouTube / Pixabay / como ganhar dinheiro no Youtube

Esse selo de autenticidade foi criado para atestar que o canal pertence à pessoa ou organização que afirma estar por trás dele. Mas, para muitos editores, essa também é uma forma de aumentar a credibilidade e o prestígio do canal, o que pode ajudar na obtenção de parcerias comerciais, por exemplo.

Ao justificar as mudanças, o YouTube ressaltou que o seu programa de verificação não é uma forma de recomendar canais ou premiá-los. Essa é uma preocupação crescente, pois uma pesquisa mostrou que mais de 30% dos usuários da plataforma interpretam o selo erroneamente, como se o YouTube estivesse endossando o conteúdo do canal que o contém.

Por isso, além de elevar os critérios para obtenção do selo, canais já checados, mas que não correspondem às novas exigências deixarão de constar como verificados.

A partir de agora, o YouTube se focará em verificar os canais que realmente precisam atestar a sua autenticidade. É o caso de artistas, personalidades famosas, empresas e organizações que, por serem reconhecidas, podem ter os seus nomes explorados por outros canais.

O YouTube também levará em conta se o canal é reconhecido fora da plataforma, tem ampla presença online e se possui um nome parecido com o que é usado por outros canais. Com isso, o número de inscritos passa a não ser tão importante.

YouTube - verificado

YouTube - artista verificado

Aparentemente, o YouTube vai combinar análise por algoritmo com checagem humana para determinar se um canal deve constar como verificado ou não.

Se positivo, o nome do canal será exibido com uma barra cinza de fundo. Os ícones de checagem e música (usado para verificar canais de artistas) deixarão de ser mostrados porque muitos editores usam os mesmos símbolos nos nomes de seus canais para simular o selo de verificação.

As mudanças passam a valer em outubro. Canais que deixarão de ser verificados já estão sendo notificados a respeito e poderão contestar a decisão.

Essa não é a única mudança que tende a desagradar aos youtubers: recentemente, o YouTube deixou de mostrar a quantidade exata de inscritos nos canais sob o argumento de diminuir a pressão por números sobre os editores.

Com informações: TechCrunch.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Baio-kun
Mas não é pra isso que serve o selo de verificado.
Mauro
Se você usa mais de 1400x1050 e não aparece, então a teoria da resolução baixa está errada mesmo.Eu testei diminuir o zoom e apareceu, mesmo usando a resolução 1024 x 768. Faz um teste pra ver se diminuindo o zoom aparece aí também!
Lucas Corrêa
Amigo esse argumento de que precisa aumentar resolução não faz o menor sentido, pode ter funcionado pra você por estar com uma resolução baixa, mas a minha normal já é maior que 1400x1050.
Lucas Corrêa
Cara a minha resolução já está maior que a tua e ainda não aparece.
Mauro
Acho que mesmo sendo Full HD não aparece, acredito que para aparecer a data, você tenha que aumentar ainda mais a resolução. Aqui, só aparece quando coloco 1400x1050, se eu colocar menos que isso, não aparece.
Lucas Corrêa
Como eu disse, a resolução da minha tela é Full HD, ou seja, 1920×1080.
Mauro
Não importa a resolução do vídeo que você está assistindo, mas sim a resolução da tela. Não sei qual a resolução mínima pra aparecer a data, mas aqui não apareceu com 1280 x 1024, só acima disso que, no meu caso, é 1400 x 1050.
Arnold
depende do tamanho do seu monitor, aqui é note 14 polegadas e fica de boa pra enxergar kkk
Lucas Corrêa
Mas é o meu monitor que é Full HD. Vídeos eu assisto só em HD mesmo.
Mauro
"bem alta" no meu caso é qualquer coisa acima de 1024 x 768 heheheSempre usei essa resolução, acima disso, as letras começam a ficar pequenas e fico fazendo esforço pra ler :(Aqui só apareceu com a resolução 1400 x 1050, abaixo disso, meu monitor tem a opção 1280 x 1024, eu tentei, mas não apareceu, só em 1400 x 1050.
Arnold
uso 1366x768 e tá normal isso que essa resolução é baixa ainda pra hoje em dia kkkj
Arnold
oxe uso notebook antigão na resolução 1366x768 que já é bem baixa pra hoje e tá normal
Mauro
Não é a resolução do vídeo, mas sim, da tela do seu computador. Aqui eu uso 1024 x 768 e não aparece, só se eu colocar em 1400 x 1050.Você também pode diminuir o zoom, aqui com 1024 x 768 a 75% aparece a data.
Lucas Corrêa
Full HD não é suficiente?
Lucas Corrêa
Eu tbm estou usando Chrome, e como mostra no print q postei não esta aparecendo em nenhum lugar.
Lucas Corrêa
No meu não mostra em nenhum lugar.
Mauro
Fui pesquisar e acabei de descobrir que pra aparecer, precisa estar com uma resolução bem alta, caso contrário, não aparece mesmo.
Mauro
Aqui também sumiu a data,
Arnold
Aqui como o cara disse, tá sendo exibido ao lado das visualizações, to usando google chrome
Lucas Henrique
A data dos vídeos é exibida ao lado das visualizações agora.
João
Acho que as únicas empresas com cacife e estrutura pra isso seriam a Amazon e Microsoft.
Luciano Duarte
nem vou perder mais meu tempo com youtube ... o youtube já foi bom para os parceiros comuns , depois que os grandes tipo sony music , som livre , Warner Music e etc ... descobriu que o yt é lucrativo o youtube acabou com seu parceiros comuns antigos que fez essa plataforma crescer.
Lucas Corrêa
No desktop meu YouTube tbm deixou de mostrar a data dos vídeos. No Android continua normal. https://uploads.disquscdn.c...
Rique Camargo
Acho que ele quis dizer "o Google não lucra", li a alguns meses que2018 foi o primeiro ano que o Google ganhou alguma coisa com o Youtube, e não era muita coisa comparado ao que eles ganham com outras formas de publicidade, isso acontece exatamente pelo que o amigo acima falou, o custo com hardware e engenharia pra manter isso funcionando é altíssimo, ainda vem a divisão dos ganhos das publicidades com os criadores.Mesmo que não ganhem dindin eles ganham em infraestrutura já que é nisso que investem a maioria dos ganhos :)
Fábio
Lucrativo com certeza é. Se não, produtores de conteúdo não seriam remunerados.O grande diferencial é que o YouTube tem toda a estrutura Google por trás.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Não acho negativo nenhuma dessas mudanças, pelo contrário remover contas abandonadas pode melhorar o algoritmo.
Anderson Antonio Santos Costa
Parece uma boa notícia para os canais confiáveis. Pois tem muito canal que divulga asneiras como a Terra Plana com mais de 100 mil inscritos e que recebem esse selo.
Anderson Antonio Santos Costa
Parece uma boa notícia para os canais confiáveis. Pois tem muito canal que divulga asneiras como a Terra Plana com mais de 100 mil inscritos e que recebem esse selo.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
E inútil para a grande maioria mas o pessoal adora fazer mi-mi-mi.
Michael dos Santos
Selo de verificação não quer dizer muita coisa.
johndoe1981
Isso que quis dizer, concorrência à altura. Acho que não tem concorrente porque o YouTube não deve ser lucrativo, imagine o custo pra armazenar milhares de vídeos postados diariamente.Por falar em concorrente, bateu saudade do Dailymotion e Metacafe, lá pelos idos de 2005 e 2006, antes de eu conhecer o Youtube, fiquei nostálgico agora.
johndoe1981
Que falta faz concorrência ao YouTube :/