Início » Gadgets » iOS 13 esconde interface para localizar objetos com “Apple Tags”

iOS 13 esconde interface para localizar objetos com “Apple Tags”

Apple Tags permitirão encontrar bolsas e chaveiros; objetos pessoais poderão ser encontrados via rede Bluetooth comunitária

Por
20/09/2019 às 12h22

Uma captura de tela envolvendo o aplicativo Buscar do iOS 13 trouxe detalhes sobre um novo produto da Apple, possivelmente chamado “Tags”, que permitirá localizar outros objetos além de iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e AirPods. O vazamento foi obtido pelo MacRumors a partir de uma versão de desenvolvimento do sistema.

Imagem: MacRumors

A aba “Itens” revela um produto com codinome B389, que seria uma tag com conexão Bluetooth para ser anexada em pertences como chaveiros ou malas. A tela diz: “Acompanhe seus itens do dia a dia. Identifique seus itens do dia a dia com B389 e nunca os perca novamente”.

De acordo com o MacRumors, os usuários poderiam colocar a tag no Modo Perdido, similar ao dos dispositivos iOS. Se um usuário de iPhone passar perto do item, ele poderá ver as informações do dono e contatá-lo via ligação ou mensagem. O dono ainda poderia reproduzir um som na tag para auxiliar a descoberta.

Além disso, é possível compartilhar a localização de objetos com membros da família e outras pessoas. Também existiria um modo de “Lugares Seguros”, no qual usuários não seriam notificados caso o objeto esteja em locais previamente autorizados.

Imagem: MacRumors

iOS e macOS criam rede Bluetooth comunitária

É bem provável que a tag da Apple se conecte ao novo app Buscar, que utiliza Bluetooth para encontrar dispositivos mesmo que estejam desconectados da internet. A tecnologia criam uma espécie de rede comunitária entre dispositivos Apple para localizar equipamentos até mesmo de outras pessoas. A novidade já está presente no iOS 13 e também estará disponível no iPadOS e macOS 10.15 Catalina.

As referências desse produto já são conhecidas desde abril, quando o brasileiro Guilherme Rambo revelou no 9to5Mac os planos da Apple de criar um dispositivo nos moldes do chaveiro Tile. Na primeira versão beta do iOS 13, foi possível confirmar isso através de detalhes escondidos no sistema, incluindo uma imagem de um protótipo utilizado para testes.

Com informações: MacRumors.