Início » Aplicativos e Software » Apple limitará desempenho do iPhone XS e XR com iOS 13.1

Apple limitará desempenho do iPhone XS e XR com iOS 13.1

O desempenho limitado acontecerá para todos os iPhones que estão com mais de 500 ciclos de carga

Por
20/09/2019 às 14h21

A Apple vai introduzir um recurso controverso no iOS 13.1 para os recentes iPhone XS e XR, lançados no ano passado. A partir desta atualização, os aparelhos entram no rol de dispositivos da marca que podem receber um freio no desempenho para, segundo a Apple, otimizar o uso da bateria.

iPhone XR

O iOS 13.1 trará alguns recursos que não estavam prontos para chegar ao público no iOS 13, lançado ontem (19). Junto das novidades, usuários que compraram o smartphone topo de linha de 2018 da empresa de Cupertino, receberão o polêmico desempenho limitado que foi flagrado recentemente em gadgets que estão com a bateria em uso por certo tempo.

A queda no desempenho acontece quando um iPhone mais antigo chega em 80% da capacidade original da bateria. Na verdade qualquer bateria de smartphone funciona assim, mas a Apple escondia uma queda na força do processador do celular para poder compensar a bateria que já não está em seus melhores dias.

Depois de ser flagrada fazendo isso e de promover um desconto generoso para quem quisesse trocar a bateria, o iOS passou a indicar qual é a atual saúde da bateria e também deixa claro se está limitando as capacidades do aparelho – limitação que pode ser manualmente desativada, mas que funciona automaticamente por padrão.

Este “recurso” afeta aparelhos mais antigos, mas a surpresa é que o iPhone XS e XR, ambos lançados quase que no último trimestre do ano passado, entraram neste programa e podem ter a performance máxima reduzida.

O iOS 13.1 seria lançado somente no final de setembro, mas a Apple adiantou o download e ele estará disponível para todos os dispositivos que receberam o iOS 13 a partir do dia 24 de setembro.

Com informações: The Verge.