Exynos 9611 é o novo processador para celulares intermediários da Samsung

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Exynos 9611

Se você comprar um smartphone Samsung nos próximos meses, talvez irá se deparar com o octa-core Exynos 9611. Esse é o nome do mais novo processador para celulares intermediários da companhia coreana. Ele já equipa os recém-anunciados Galaxy M30s e Galaxy A50s, para você ter ideia.

A julgar pelas especificações técnicas, o Exynos 9611 aparece como uma versão ligeiramente melhorada do Exynos 9610, chip revelado no começo do ano passado pela Samsung.

Ambos contam com processo de fabricação FinFet de 10 nanômetros e trazem oito núcleos: quatro Cortex-A73 de 2,3 GHz e, para tarefas menos exigentes, quatro núcleos Cortex-A53. A única diferença aqui é os núcleos Cortex-A53 do Exynos 9611 têm frequência de 1,7 GHz contra 1,6 GHz no Exynos 9610.

No quesito gráficos, as mudanças foram ainda mais discretas. Assim como o Exynos 9610, o Exynos 9611 possui GPU Mali-G72 MP3. A Samsung dá a entender que, no novo chip, a frequência da GPU é maior, mas ainda não revelou em quanto ficou essa taxa.

Já na conectividade, o novo processador repete o antecessor ao suportar Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5.0, GPS, Glonass, BeiDou, Galileo e rádio FM, além de trazer um modem LTE de categoria 12, que permite velocidade de até 600 Mb/s (megabits por segundo) no download e 150 Mb/s no upload.

A Samsung destaca que o Exynos 9611 conta com uma unidade de processamento de visão baseada em um mecanismo de rede neural que ajuda, por exemplo, na detecção de objetos em fotos e nos ajustes automáticos mais adequados para cada tipo de cena.

Ainda de acordo com a Samsung, o recurso permite que o celular gere selfies com resultados bastante satisfatórios no modo de fundo desfocado, mesmo se o registro for feito com apenas uma câmera.

Como apontado no início do post, um dos primeiros smartphones baseados no Exynos 9611 foi anunciado recentemente: trata-se do Samsung Galaxy M30s, que traz tela AMOLED de 6,4 polegadas, bateria de 6.000 mAh e tripla câmera na traseira (48 + 8 + 5 megapixels).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados