Todo mundo sabe o desespero que é receber a notificação de que o produto saiu para entrega mas não tem ninguém em casa. Quem circula pelo metrô do Rio de Janeiro passa a ter uma solução para esse problema: armários inteligentes para recebimento de mercadorias estarão disponíveis nas estações.
- Amazon Prime chega ao Brasil com frete grátis, filmes e músicas por R$ 89 ao ano
- Correios, Telebras, Serpro e mais estatais entram em processo de privatização
O serviço é fruto de uma parceria entre MetrôRio e CliqueRetire, e facilita a entrega de compras online. A novidade também atende à demanda de moradores que residem em áreas de restrição de entrega dos Correios e transportadoras, além de pessoas sem endereço postal. Cada estação terá 80 portas de armários para encomendas.
Quando o objeto for entregue, o cliente receberá um QR Code que será escaneado no armário e abrirá automaticamente a porta para a retirada do produto. Não há cobrança de taxa no momento da retirada na estação, mas a loja virtual pode cobrar pela entrega no ato da compra.
De acordo com o MetrôRio, mais de 40 milhões de produtos podem ser comprados na internet e retirados nos armários, e a plataforma está integrada aos “principais sites de comércio eletrônico do país”. O Tecnoblog questionou quais as lojas parceiras, mas ainda não recebeu resposta.
No total, 38 estações terão os armários inteligentes. São elas: Pavuna, Eng. Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma, Maria da Graça, Triagem, Maracanã, São Cristóvão, Cidade Nova, Uruguai, Saens Peña, São Francisco Xavier, Afonso Pena, Estácio, Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Carioca, Cinelândia, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alan, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.
De acordo com o Extra, a CliqueRetire deverá instalar 200 armários eletrônicos nos próximos meses em São Paulo e Rio de Janeiro nas lojas de conveniência BR Mania, que ficam dentro dos postos de combustíveis Petrobras.
Outras lojas trabalham com sistema de ‘Clique e Retire’
A maioria das lojas virtuais que possuem alguma presença no varejo físico já oferece a opção de comprar o produto online para retirar em um estabelecimento. É o caso de Magazine Luiza, B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) e Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra).
As lojas sem presença física não ficam de fora: recentemente, o Mercado Livre passou a permitir que encomendas sejam retiradas nas agências dos Correios, facilitando a compra para quem não tem onde e como receber.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
hauahauahauaua
Legal é, só fico receoso quanto a marginais, que não falta no Rio e grandes cidades brasileiras, arrombar esses armários para furtar os produtos.
niveis altissimos de bandidagem. precisa mais?
na verdade de um desses no meu predio :)
Essa aqui que virou barricada é fake, a que tentaram roubar em triagem não conseguiram.
https://odia.ig.com.br/rio-...
Na periferia passa metrô, a Linha 2, e essa também terá os armários, podem ser roubados de madrugada...
Podem roubar de madrugada nas estações da Linha 2..
Pesquisa bem isso aí
Essa da caixa d'água era fake... (a que conseguiram roubar no caso é fake, a que tentaram e não conseguiram é real)
Nas plataformas, só na Carioca até o momento apareceram fora das catracas.
De madrugada as estações da Linha 2 podem ser furtadas...
Se for aceitar todo negativismo das pessoas não sobra ninguém no Brasil, não pode ter armário pq rouba, celular, rouba, patinete/bicicleta destroem, ficar em casa morre... então não povo não pode ter nenhum serviço pq a cada lançamento é essa choradeira q não vai dar certo
Tenho casos de amigos que foram pra SP, ficaram 2 anos e voltaram, pq foram assaltados lá.
Tenho outros que foram assaltados aqui, no meu caso foi sorte mesmo.
Aqui na França tem o Amazon Locker, o da DHL por exemplo, mas nem todo tipo de compra feita pela Amazon pode ser entregue assim... Pelo menos os produtos expedidos pela Amazon.
So se os cara instalarem essa armario perto da sua casa...
Pois é, não entendi isso, pela foto o armario ta na plataforma de embarque. Sera que o cliente vai ter de comprar um bilhete pra retirar o pacote? Vai ver que o metrô tb quer lavar uma vantagemzinha...
Que pergunta imbecil essa a sua!
Eu morei toda a minha vida, até recentemente, e fui 7 vezes assaltado.
O mais provável é que ambos estejamos fora da curva.
Com certeza.
Meu, se os caras me roubaram uma caixa d'água num condomínio, não vão roubar um mero armário?
Espero que os Correios e mercado livre façam valer esta maravilhosa novidade!!!
A Amazon já faz isso faz algum tempo, não vi ela citada aqui, bairrismo?
Como se isso fosse novidade no BR, caixa postal já existem há anos e em agências e locais que não tem segurança armada como no metrô, um local bem melhor pra isso. Só para com o vira latismo q ta boring já.
Ué... ai é problema do cidadão e não dos Correios. Os Correios entregaram, se o cidadão foi assaltado depois... problema dele. hahaha
Falando sério, eu não usaria isso...
E você usaria isso no RJ por acaso?
Vira latismo dos comentários dá até vertigem.
Mas esses armários irá ficar antes ou depois da catraca?
Faz anos que o Correios não entrega na minha casa, pelo a estação de metrô é mais próximo que a agência dos Correios!
Por quê?
Cara... tentaram roubar uma caixa d'água enorme com um guindaste...
COM UM GUINDASTE !
Não duvide dos Mano
Sensacional! Espero q se espalhe pra outros lugares logo, inclusive com outras empresas entrando no mercado pra ter mais concorrência.
tai uma ideia que tem TUDO para dar errado
Sistema de locker é bem comum em muitos países, pena no Rio o motivo de ter locker ser por falta de acesso aos locais. Mas a iniciativa é ótima, quanto mais familiaridade com novas tecnologias e serviços que já são básicos em muitos locais no mundo, aqui no Brasil também vai se tornando comum.
Sim! É totalmente relativo! Não acho que Rio seja uma cidade segura, longe disso.
Já fui assaltado em São Paulo. hahaah
Isto é muito relativo, assim como moro em SP e Nunca fui assaltado.
Eu tive em Recife problemas perto da Orla nada grave levaram mais hoje quando vou tenho um pé atrás.
Eu moro aqui desde 2001, nunca fui assaltado.
O problema do Rio frente outras grandes cidades se dá como chegar num local desconhecido e pedi ajuda, 90% de chance de ser assaltado, eu as poucas vezes que fui no Rio de Janeiro, mal perguntei para estranhos, mais o lugar que mais tive problemas e já fui assaltado duas veZes foi Recife.
Quando os caras querem fazem até porque muitas vezes o roubo vem de dicas internas.
Segurança privada são responsáveis por boa parte de roubos de carga, um dos motivos que polícia se mantém em órgão público.
Não que a polícia seja perfeita, mais tem bem menos problemas que os privados.
Deixa eu te contar, eu nem citei Rio de Janeiro em momento algum, você mesmo que incluiu a cidade carioca, minha reclamação por sinal foi a nível Brasil, se tivesse aí minha cidade eu iria fazer a mesma exaltação travestida em forma de piada.
Ah sim, eu moro aqui no Rio também.
Já até falei disso por aqui, o Rio não está nem na 30a colocação das cidades mais violentas do Brasil, mas é a única mencionada sempre.
Acho que faz parte por ser um cartão postal do país pro mundo, as atenções acabam se voltando pra cá, pro bem ou pro mal.
Mas o povinho aqui gosta de ridicularizar como se toda a cidade estivesse em calamidade. Duvido que todos que criticam morem em Balneário Camboriú, por exemplo... A verdade é que os que fazem críticas mais pesadas geralmente moram onde judas perdeu as botas, mas se sentem aliviados quando algo ruim acontece no Rio. Freud explica.
Sim, e a periferia barra pesada é parte do Rio, parte essa negligenciada pelos políticos, ignorada, ridicularizada e que sofre preconceito pelo resto dos cidadãos.
Quando ele disse que o Rio chegou num ponto lamentável, não mentiu.
O Brasil é um país pobre de terceiro mundo. Todas as grandes cidades do país têm suas periferias barra pesada.
Mas a periferia braba é parte do Rio.
Cara, isso aconteceu em periferia braba, não na Zona Sul do Rio...
Até parece que isso vai acontecer num local movimentado, com segurança privada e monitorado por câmeras...
hahahha aquilo foi um absurdo. o ponto em que o Rio chegou é inacreditável...
Tomara que vingue. Tem tudo pra aliviar muito o fato de nunca eu estar em casa pros correios, mesmo tendo porteiro 24/7.
Mas entreguem por outro meio. Pq se entregar pelos correios, é possível do armário e o metro não estarem em casa.
Vão levar a encomenda e o armário junto kkkkkkk
Depois da caixa dágua lá não duvido de nada.